← Início

Questões de Concursos - IBGP - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - IBGP - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


O mercado imobiliário nos apresenta hoje uma grande demanda para casas de menor custo, o que tem ampliado a construção de casas geminadas. Deve-se ter muita atenção com o desempenho acústico das paredes de vedação para esse tipo de construção, pois é causa da maior parte das reclamações e atritos entre vizinhos. A norma de desempenho apresenta os requisitos e critérios para a verificação do isolamento acústico entre o meio externo e o interno, entre unidades autônomas e entre dependências de uma unidade e áreas comuns.

De acordo com essa norma, é CORRETO afirmar que o desempenho mínimo de diferença padronizada de nível ponderada, DnT,w [dB], que a parede entre unidades habitacionais autônomas (parede de geminação) deve apresentar nas situações onde não haja ambiente dormitório é de:

De acordo com o Manual de Pavimentação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A largura do revestimento para classe especial de rodovias, nas regiões planas, onduladas montanhosas ou escarpadas é 6,00m.

( ) Leito é o terreno de fundação do pavimento.

( ) Sub-base é a camada complementar à base, quando por circunstâncias técnico- econômicas não for aconselhável construir a base diretamente sobre a regularização.

( ) Revestimento é a camada, tanto quanto possível impermeável, que recebe diretamente a ação do rolamento dos veículos e destinada a melhorá-la quanto à comodidade e segurança e a resistir ao desgaste.

( ) Regularização é a superfície obtida pela terraplenagem ou obra-de-arte e conformada ao seu greide e perfis transversais.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Texto associado.

Sobre o prazo de garantias de edifícios habitacionais de até cinco pavimentos, é INCORRETO afirmar que:
Texto associado.

Em um terreno localizado no município de Itabira/MG, deverá ser executado um projeto para uso residencial. Esse terreno possui uma testada de 10m e uma profundidade de 30m, e os parâmetros urbanísticos de ocupação do solo estão determinados conforme tabela a seguir:
Coeficiente de aproveitamento 1,7 Taxa de Permeabilidade 20% Térreo 70% Taxa de ocupação Demais Pav. 50%
Nº de Pavimentos acima da rua 3 Altura máxima em metros 9,00m Afastamento frontal 3,00m
Até 6,00m 0 Afastamento lateral e fundos Acima de 6,00m 1,50m
Sabendo-se que o proprietário exigiu que o 2º e o 3º pavimentos tivessem uma área líquida de 140m² cada um, para que se aproveite, ao máximo, o potencial construtivo do terreno, a área de projeção do térreo deverá ter:
Texto associado.
Leia o texto a seguir:
“ ...se ocupa dos processos de medida e especificação para o levantamento e representação cartográfica de uma grande extensão da superfície terrestre de um estado ou de um pais, projetada numa superfície de referência, geométrica e analiticamente definida por parâmetros, variáveis em número, de acordo com a consideração sobre a forma da Terra. ”
Fonte: ESPARTEL, L. Curso de topografia. 9ª ed. Rio de Janeiro: Globo, 1987 (adaptado).
Assinale a alternativa que apresenta o nome CORRETO da ciência conceituada no texto transcrito.

Após uma análise criteriosa, verificou-se que a estaca raiz é a solução mais adequada, tanto do ponto de vista técnico quanto econômico, para um determinado projeto de fundações.


Sabendo-se que a estaca raiz é uma estaca armada e preenchida com argamassa de cimento e areia, moldada in loco e executada através de perfuração rotativa ou roto-percussiva, revestida integralmente, no trecho em solo, por um conjunto de tubos metálicos recuperáveis, é CORRETO afirmar que o consumo mínimo de cimento para a execução da argamassa de cimento e areia é de:

Um dos maiores impactos no investimento do loteador atualmente, devido ao alto valor de investimento, são os prazos para aprovação dos projetos urbanísticos.


De acordo com a Lei nº 6.766/1979 que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano, é CORRETO afirmar que a definição dos prazos para que o projeto de parcelamento apresentado seja aprovado ou rejeitado, para que as obras sejam aceitas ou recusadas compete a um/uma:

Os procedimentos a serem observados pela administração direta do poder executivo, suas autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias e empresas controladas direta ou indiretamente, com vistas a garantir o acesso à informação, nos termos da legislação estadual vigente, compreende, entre outros, os direitos a seguir, EXCETO:

O AutoCAD possui o comando SNAP MODE.


O objetivo desse comando é:

Sobre o ano bissexto, é CORRETO afirmar que: