← Início

Questões de Provas - MB

Questões de Provas Gabaritadas e Comentadas - MB. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas com Gabarito. Acesse Grátis!


Analise as sentenças abaixo.
I – Segundo o Princípio da Incerteza, quando a quantidade de movimento de uma partícula é especificada com precisão absoluta, a posição da partícula, embora bem definida, não pode, por alguma razão, ser determinada pelo observador.
II – Não é possível medir, simultaneamente, a posição e a quantidade de movimento de uma partícula com precisão ilimitada devido aos erros inerentes a qualquer processo de medição.
III– Uma maneira comum de medir a posição de uma partícula é incidir luz sobre ela. A luz espalhada pela partícula serve para localizá–la, e a incerteza na sua posição é da ordem do comprimento de onda da luz incidente.
IV – O conceito de trajetória também pertence ao mundo quântico, o que pode ser comprovado pela observação de trilhas, bem definidas, criadas quando partículas energéticas individuais passam através de uma câmara de bolhas de hidrogênio líquido.
Assinale a opção correta.

Em relação as inovações relevantes introduzidas no Regime Diferenciado de Contratação (RDC), qual dos principios abaixo foi incluido?

Considere que um circuito RLC em série é ligado a uma fonte de tensão senoidal. Sabendo que, em regime permanente, a amplitude da corrente é a maior possível, assinale a opção que apresenta a frequência correta da fonte, em rad/ s.
Dados:
R=100?
L=20,0mH
C=200?F

O aumento da exaustividade aumenta a revocaçao e diminui a precisão. Por outro lado, o aumento da especificidade dimi­nui a revocação e aumenta a precisão. Como é chamada a ex­tensão ou número de conceitos escolhidos para representar o conteúdo de determinado documento, na linguagem de indexa­ção?
As mulheres grávidas têm risco acrescido de síndrome tromboembólica, devido às alterações fisiológicas associadas com a gestação. Em relação à síndrome tromboembólica, segundo Rezende, assinale a opção INCORRETA.
Texto associado.
Para pessoas de opinião

      Você me dirá que uma das coisas que mais preza é sua opinião. Prezá-la é considerado virtude. Fulano? É uma pessoa de opinião”. É preciso força e decisão para “ter opinião". Não é fácil.
      Você me dirá, ainda, do que é capaz de fazer para defender a própria opinião. Ter opinião é tão importante que há até um direito dos mais sagrados, o direito à opinião, ultimamente, aliás, bastante afetado, pois vivemos tempos de ampliação do delito de opinião. Ter opinião, em vez de ser considerado um estágio preliminar da convicção, passa a ser ameaçador.
      Mas sem contrariar a força com que você defende as próprias opiniões e, sobretudo, defendendo o seu inalienável direito de tê-las, eu lhe proporei pensar sobre se a opinião é uma instância realmente profunda ou se é, tão-somente, uma das primeiras reações que se tem diante dos acontecimentos.
     Será a opinião uma reação profunda ou superficial? Ouso afirmar que, quase sempre, é das mais superficiais.
       Opinião é reação, e expressa um sentimento ou julgamento. Ao reagir, o sentimento realiza uma síntese do que e como somos. Esta síntese aparece na forma pela qual reagimos. A primeira reação é reveiadora do sentimento com que julgamos a vida, o mundo, as pessoas. Quase sempre a opinião surge nessa etapa inicial, patamar superficial do nosso ser. Somos um repositório de primeiras impressões!
    Pode-se, efetivamente, garantir que nossas opiniões são fruto de meditação? Ou de conhecimento sedimentado? Positivamente, não. Quem responder sinceramente, vai concluir que tem muito mais opiniões do que coisas que sabe ou conhece. Qualquer conhecimento profundo não leva à opinião; leva à análise, à convicção, à dúvida ou à evidência, e nenhuma dessas quatro instâncias tem a ver com a opinião.
     Quem (se) reparar com cuidado, verificará o quanto é levado a opinar, vale dizer, reagir, sentir, julgar, diante dos variados temas. Somos um aluvião de opiniões. Defendemo-nos de analisar, tendo opinião; preservamonos do perigoso e trabalhoso mister de pensar, tendo logo uma opinião.
    É mais fácil ter opinião do que dúvida. Opinião traz adeptos e dividendos pessoais de prestígio, respeitabilidade, aura de coragem ou heroísmo.
      As opiniões são uma espécie de fabricação em série de idéias sempre iguais, saídas do modelo pelo qual vemos o mundo, e nos faz enfocar a realidade segundo um eterno subjetivismo. Por isso a opinião quase nunca é o reflexo das variadas componentes do real. É eco a repetir a experiência anterior, diante de cada caso novo. A opinião nos defende da complexidade do real, logo, é maneira de impedir a criatividade do homem. 
     Na origem latina, opinar tem um sentido ambíguo. É muito mais conjecturar do que afirmar. A palavra chega a ter, nos seus vários sentidos, o de disfarçar. A origem do termo é mais fiel ao seu significado do que a tradução que hoje se ihe dá.
      Opinar não significa saber nem conhecer. Opinar significa ter uma opinião a respeito de algo, isto é, uma impressão sujeita a retificações, a correções, a mudanças permanentes. O sentido essencial de opinar é conjecturar, ou seja, supor uma realidade para poder discuti-la e, assim, melhor conhecê-la.
    No entanto, nos ofendemos se contrariam a nossa opinião; vivemos em busca do respeito à “nossa opinião". E, mais grave e frequente, vivemos a sofrer por causa da opinião ou de opiniões dos outros sem saber que a opinião de alguém é o resultado das manifestações (reações) mais superficiais e fáceis do seu espírito.
    A opinião é instância superficial, exercício de dúvida e de conhecimento disfarçado em certeza ou afirmação, uma conjetura em forma de assertiva. É mais a expressão de um sentimento do que a conciliação deste com o conhecimento e a verdade. A partir do momento em que sabemos de tudo isso, temos obrigatoriamente que deixar de dar tanta importância à opinião alheia e à própria. É preciso, sempre, submetê-las ao crivo da permanência, dotempo, da análise, do conhecimento, da vivência, da experimentação em situações diferentes, em estados de espírito diversos, para, só então, considerá-la significativa, válida, profunda.
    Qual de nós está disposto a aceitar que a própria opinião, embora válida e respeitável, é uma forma superficial de manifestação? Quem está disposto a se dar ao trabalho de atribuir à opinião sua verdadeira função, que é nobiiíssima: a de ser trânsito, passagem, via, para a Convicção, para a Análise, para Dúvida e para a Evidência - os quatro elementos que compõem a verdade?
      Esta é a minha opinião...

TÁVOLA, Artur da. Alguém que já não fui. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
Leia a frase abaixo:

“Você me dirá, ainda, do que é capaz para defender a própria opinião." (2°§)

Marque a opção em que o comentário sobre os recursos de coesão empregados na frase acima está correto.
De acordo com a Tabela Periódica dos Elementos Quimicos, assinale a opção correta.
Em 1820, Oersted observou que o ponteiro de uma bússola mudava de direção quando se aproximava de um fio percorrido por uma corrente eletrica. Pouco mais de uma decada depois, Ampere estudou fios proximos percorridos por correntes elétricas. Em relação ao Eletromagnetismo, coloque V(verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo e assinale a opção que apresenta a sequência correta.

( ) Oersted descobriu que uma corrente eletrica em um fio produz um campo magnetico ao redor do fio que altera o sentido do ponteiro da bússola.
( ) Ampére descobriu que a atragao ou repulsão entre dois fios percorridos por correntes eletricas deve-se unicamente ao campo eletrico gerado pelos fios.
( ) Ao enrolar um fio ao redor de uma chave de fenda e ligar os fios a uma pilha ou bateria, a chave de fenda torna-se um eletroima e passa a atrair determinados obetos metálicos.
( ) O funcionamento dos motores elétricos como, por exemplo, o do ventilador e baseado nos eletroimas, ou seja, um grande ima em movimento que gera corrente eletrica.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.

Considerando o art. 35 da Lei n° 4.320/64, pode-se concluir que no regime da contabilidade pública, no Brasil, adota-se como pertencente ao exercício financeiro as receitas nele _______________ e as despesas nele ___________ .
O choque hemorrágico é uma das maiores causas de mortalidade materna, principalmente nos países em desenvolvimento. Sendo a hemorragia interna mais difícil de ser avaliada, quais os sinais e sintomas clínicos encontrados na instalação do choque hemorrágico moderado?