Questões de Concursos - MULT SAI - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - MULT SAI - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


"O avanço do Capitalismo monopolista já oferece condições à política educacional de acionar um novo mecanismo de recomposição de hegemonia: os meios de comunicação de massa e as tecnologias de ensino". 

 A partir da Leitura do trecho acima, a que tendência pedagógica se refere:

Questões de 11 a 20 = Didática.

Em entrevista sobre a Avaliação à Revista Nova Escola, Cipriano Carlos Luckesi pontua que "hoje aplicamos instrumentos de qualidade duvidosa: corrigimos provas e contamos os pontos para concluir se o aluno será aprovado ou reprovado. O processo foi concebido para que alguns estudantes sejam incluídos e outros, excluídos".

Que tipo de Avaliação retrata o texto:

De acordo com os novos paradigmas da avaliação, que tipo de atividade não coaduna com essa nova perspectiva:

Dentre as abordagens da aprendizagem que podem constituir na didática em sala de aula, qual delas considera que ensinar consiste num arranjo e planejamento de condições externas. As condutas esperadas dos alunos são instaladas e mantidas por condicionantes e reforçadores arbitrários, tais como: elogios, graus, notas, prêmios, etc.

A concepção construtivista da aprendizagem e do ensino parte do fato óbvio de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, e não só no âmbito cognitivo. NÃO caracteriza essa concepção:

Sobre os conhecimentos cientifico e cotidiano no ensino das ciências, a postura da escola dever seguir orientações, EXCETUANDO:

Luiza Tavares, diretora do Colégio Estadual Julia Kubitscheck, no Rio de Janeiro, envolveu os professores e alunos em questões ligadas à aprendizagem. "Era necessário melhorar a leitura e a escrita e os conhecimentos em Matemática de uma boa parte dos estudantes. Ao mesmo tempo precisávamos motivar os que já tinham adquirido essas habilidades", afirma. A saída foi elaborar, coletivamente, um projeto de monitoria.

A ação da diretora tem natureza:

"Currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar. Currículo implica, necessariamente, a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo a opção por um referencial teórico que o sustente" (Veiga, 1995, p. 26). Desse modo, o currículo escolar deve ser:

Num debate sobra a homossexualidade, dois alunos não conseguiram ficar nos argumentos biológicos, psicológicos, sociais ou culturais e insinuaram com ironia que havia um gay na classe. Diante da situação que postura a professora NÃO deve adotar:

São princípios norteadores da Educação Infantil previstos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, EXCETO: