Questões de NCE - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de NCE com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 388397 | História, História do Brasil, Técnico, Arquivo Nacional, NCE, 2006

No estudo das ideologias constitutivas do pensamento social brasileiro da Primeira República, os discursos que entrecruzam religiosidade e poder têm sido elencados como novas fontes de investigação. Assim, com base nas pesquisas realizadas nos três últimos decênios, é possível afirmar que a maioria dos intelectuais católicos, geralmente recémconvertidos, assumiu uma postura político-cultural de cunho dogmático e proselitista, desdobrada numa concepção hierarquizante de ordem social. Contudo, um pequeno grupo de letrados mostrou-se favorável à discussão da questão social, abordada nas encíclicas de Leão XIII. Entre os autores representativos desta segunda tendência, pode ser citado:

3 Questão 591718 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, NCE, 2009

A Eritromicina e a Azitromicina são antibióticos do grupo dos macrolídeos cujo mecanismo de ação é a inibição da síntese protéica bacteriana através da ligação com a subunidade ribossomal 50S. A diferença estrutural na molécula da azitromicina, que lhe confere maior permeabilidade através da membrana celular em relação a eritromicina é:

5 Questão 400551 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Analista Administrativo, ANTT, NCE, 2005

Levando-se em consideração os elementos do ato administrativo, analise as afirmativas a seguir:

I - Os atos administrativos, como regra, podem ser praticados de forma livre, desde que a lei não exija determinada solenidade como sendo essencial.

II - A Administração Pública sempre poderá valorar os critérios de conveniência e oportunidade na escolha do objeto do ato administrativo.

III - Denomina-se motivo o elemento do ato administrativo que corresponde ao pressuposto de fato e de direito que justificam a prática do ato.

A(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é/são somente:

10 Questão 561037 | Informática, Rede de Computadores, Técnico, Prefeitura de Santana AP, NCE, 2007

Considere as seguintes afirmativas relativas ao método de acesso ao meio de transmissão CSMA/CD:

I. O tempo de propagação do sinal elétrico no meio físico é infinito e é por esta razão que todas as estações detectam uma colisão ao mesmo tempo;

II. A colisão ocorre quando duas ou mais estações tentam transmitir ao mesmo tempo;

III. Nesse método de acesso a colisão sempre é resultante de um erro de transmissão no meio físico e por esta razão colisões não são aceitas nesse método;

IV. Este tipo de arquitetura em camadas possibilita a comunicação entre diferentes fabricantes de hardware e de software de rede.

Pode-se concluir que: