Questões de UFPR Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de UFPR com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 181380. Economia, Análise de investimentos, Economista, UFPR, UFPR, 2010

O Custo Anual Equivalente de Capital:

2Questão 351740. Artes, Fotografia Fotógrafo, Fotógrafo, ITAIPU Binacional, UFPR, Ensino Médio, 2007

Ao se trabalhar uma fotografia em um programa para tratamento de imagens, um recurso que pode ser utilizado para melhorar a composição de uma cena é:

3Questão 265743. Literatura, Vestibular, UFPR, UFPR, 2011

Texto associado.

O texto a seguir é referência para as questões 32 e 33.
Qualquer livro intitulado Como a mente funciona deveria começar com uma nota de humildade; começarei com duas. Primeiro, não entendemos como a mente funciona – nem de longe tão bem quanto compreendemos como funciona o corpo, e certamente não o suficiente para projetar utopias ou curar a infelicidade. Então, por que esse título audacioso? O linguista Noam Chomsky declarou certa vez que nossa ignorância pode ser dividida em problemas e mistérios. Quando estamos diante de um problema, podemos não saber a solução, mas temos insights, acumulamos um conhecimento crescente sobre ele e temos uma vaga ideia do que buscamos. Porém, quando defrontamos um mistério, ficamos entre maravilhados e perplexos, sem ao menos uma ideia de como seria a explicação. Escrevi este livro porque dezenas de mistérios da mente, das imagens mentais ao amor romântico, foram recentemente promovidos a problemas (embora ainda haja também alguns mistérios!). Cada ideia deste livro pode revelar-se errônea, mas isso seria um progresso, pois nossas velhas ideias eram muito sem graça para estar erradas.
Em segundo lugar, eu não descobri o que de fato sabemos sobre o funcionamento da mente. Poucas das ideias apresentadas nas páginas seguintes são minhas. Selecionei, de muitas disciplinas, teorias que me parecem oferecer um insight especial a respeito dos nossos pensamentos e sentimentos, que se ajustam aos fatos, predizem fatos novos e são coerentes em seu conteúdo e estilo explicativo. Meu objetivo foi tecer essas ideias em um quadro coeso, usando duas ideias ainda maiores que não são minhas: a teoria computacional da mente e a teoria da seleção natural dos replicadores.
(PINKER, Steven. Como a Mente Funciona. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 9.)

O autor apresenta convicções sobre seu objeto de estudos: a mente humana. Assinale a alternativa que apresenta uma delas.

4Questão 222368. Direito Tributário, Procurador, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR, 2015

A Lei nº 8.397, de 6 de janeiro de 1992, institui a medida cautelar fiscal e dá outras providências. Sobre a medida cautelar fiscal, assinale a alternativa correta.

5Questão 235352. Meteorologia, Profissional de Nível Superior, ITAIPU BINACIONAL, UFPR, 2011

O mecanismo principal da troca de ar entre os trópicos e os polos é o movimento dos ciclones extratropicais com as zonas frontais, pois, na parte dianteira do ciclone, é observada uma corrente de ar quente em direção ao polo, e na retaguarda do ciclone predomina um escoamento de ar frio em direção ao equador. Em algumas situações, esse padrão é interrompido temporariamente por anticiclones de bloqueio. Acerca disso, considere as seguintes situações:

1. Quebra completa do vento zonal de oeste ao nível médio do mar nas latitudes baixas, com correspondente alteração nas configurações de onda no ar superior.
2. Mais intensos contrastes térmicos das massas de ar na direção lesteoeste do que na direção nortesul.
3. Bifurcação do escoamento zonal básico em dois ramos.
4. Ocorrem três tipos de configurações: ômega (formato da letra ômega invertida no hemisfério Sul); tipo dipolo e uma crista estacionária de grande amplitude.
5. Quando ocorre a formação do buraco do ozônio.

Caracterizam uma situação de bloqueio os itens:

6Questão 174669. Direito Constitucional, Medida Provisória, Defensor Público, DPE PR, UFPR, 2014

A respeito do Processo Legislativo Brasileiro, é correto afirmar:

7Questão 180933. Direito Civil, Defensor Público, DPE PR, UFPR, 2014

Considere as seguintes afirmativas acerca da Prescrição e da Decadência no Código Civil de 2002:
1. Todos os prazos de prescrição extintiva estão taxativamente previstos na Parte Geral do Código Civil em vigor, ao passo que os prazos de decadência encontram-se previstos de forma complementar nos artigos de cada matéria respectiva, tanto na Parte Geral como na Parte Especial do Código.
2. Os direitos potestativos dão origem a ações de natureza constitutiva ou desconstitutiva que não estão sujeitas a prazos prescricionais, podendo tais ações, no entanto, sujeitarem-se a prazos decadenciais.
3. Considerada a disposição legal que prevê o prazo geral de prescrição de dez anos, é correto dizer que não existem pretensões imprescritíveis.
4. A prescrição pode ser alegada em qualquer grau de jurisdição, mas só pode ser conhecida pelo juiz, de ofício, se favorecer a absolutamente incapaz.
5. A prescrição não corre contra os incapazes, absoluta ou relativamente. Da mesma forma, não corre a favor dos absolutamente incapazes, isto é, quando poderiam ser acionados.
Assinale a alternativa correta.

8Questão 368736. Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR, 2004

Os procedimentos de reanimação cardiopulmonar, no suporte básico de vida pré-hospitalar, seguem na criança a mesma seqüência que nos adultos, ou seja, vias aéreas (A), ventilação (B) e circulação (C). Considere as afirmativas abaixo relativas à reanimação cardiopulmonar em crianças.

I. Na ausência de respiração, realizar manobras de abertura de vias aéreas como no adulto: inclinação de cabeça e elevação de mandíbula.

II. A ventilação recomendada para crianças maiores de um ano é a boca-boca/nariz.

III. Se o pulso da criança estiver presente, mas ela continuar em apnéia, não é necessário prosseguir as manobras de ventilação.

IV. As compressões torácicas são feitas em decúbito dorsal, sobre superfície rígida; e em lactentes, pode ser utilizado o antebraço do socorrista como apoio.

Assinale a alternativa correta:

9Questão 181253. Economia, Econometria, Economista, UFPR, UFPR, 2010

Em uma regressão para o preço de imóveis (em R$ mil), são consideradas variáveis determinantes a metragem do imóvel (X1), um índice de qualidade de vida do bairro em que ele se situa (X2) e duas variáveis qualitativas que indicam o seu padrão de construção (D1 e D2).

"Imagem

Os resultados da estimação foram os seguintes: YE = 55 + 1,5X1 + 2,8X2 + 30D1 + 52D2

A diferença estimada entre imóveis de alto e baixo padrão de construção, com mesma metragem e na mesma região, é (em R$ mil):

10Questão 18214. Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR, Ensino Médio, 2014

O Brasil apresenta uma situação confortável, em termos globais, quanto aos recursos hídricos. A disponibilidade hídrica per capita, determinada a partir de valores totalizados para o País, indica uma situação satisfatória [...]. Entretanto, apesar desse aparente conforto, existe uma distribuição espacial desigual dos recursos hídricos no território brasileiro. [...] O conhecimento da distribuição espacial da precipitação e, consequentemente, o da oferta de água, é de fundamental importância para determinar o balanço hídrico nas bacias brasileiras.

http://arquivos.ana.gov.br/institucional/spr/conjuntura/webSite_relatorioConjuntura/projeto/index.html.,
p.37. Acesso em 09 set.2014

Sobre o uso, gestão e disponibilidade dos recursos hídricos no país, assinale a alternativa INCORRETA.