Questões de Concursos - UPE UPENET IAUPE - Exercícios com Gabarito

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Em seu livro, Pedagogia da autonomia, Freire aborda os saberes necessários à prática educativa. Analise as afirmativas a seguir.

I. Para Paulo Freire, a consciência de que somos seres inacabados é o que coloca homens e mulheres como sujeitos históricos que buscam e necessitam da educação para intervir na sociedade.

II. A curiosidade ao mesmo tempo em que é conhecimento, é também elemento fundamental no processo de produção do conhecimento, seja esta empírica ou epistemológica.

III. Freire faz referência à questão da Reforma Agrária, destacando que esta é uma invenção de falsos brasileiros interessados em se apropriarem das terras alheias.

Assinale a alternativa correta.

Zabala (1998) explicita que a validade de uma sequência didática deve ser avaliada quando favorece o maior grau de significância às aprendizagens. Nesse sentido, as sequências didáticas são adequadas numa perspectiva construtivista, quando

I. identificam os conhecimentos prévios que cada aluno tem em relação ao novo conhecimento.

II. propõem conteúdos que sejam significativos, funcionais e adequados ao desenvolvimento dos alunos.

III. deixam que cada aluno supere individualmente suas dificuldades, considerando que os conteúdos são bem trabalhados pelos professores.

IV. consideram as competências atuais dos alunos e permitem avançar com a ajuda necessária do professor como mediador, ou seja, intervêm na zona de desenvolvimento proximal.

V. determinam que os alunos pesquisem todos os conteúdos a serem trabalhados na unidade e, assim, não apresentem dificuldades no processo de ensino do professor.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas

O processo de comunicação sofre interferências ou barreiras, que limitam o desenvolvimento da ação pedagógica. Neste contexto, barulhos, mesas desarrumadas, arquivos desorganizados e interrupção de equipamentos são exemplos de barreiras conhecidas como

Observando a questão 27, na qual a gramática é trabalhada de forma contextualizada e considerando as orientações de Bárbara e Ramos, podemos afirmar que

O sistema educacional brasileiro, nas últimas décadas tem implementado mudanças no campo do currículo, de avaliação e na definição de políticas educacionais para educação básica. Visando nortear a prática educacional nas escolas brasileiras, o MEC elaborou os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (2001). Nesta perspectiva, é correto afirmar que

A elaboração, execução e avaliação do projeto pedagógico ou do plano de desenvolvimento institucional de uma unidade de educação consistem numa estratégia para conduzir, de forma articulada, as ações.

Nas etapas de coordenação do projeto ou plano, é necessário investir coletivamente em, EXCETO:

Durante muitos anos, a educação desvinculou-se das questões sociais, criando um abismo entre escola, família e comunidade. Atualmente, ao discutirmos a questão da qualidade do ensino, as atenções voltam-se para vários fatores. Em relação ao papel do docente, podemos afirmar que

Qual das afirmações abaixo expressa a Concepção Burocrática de Planejamento?

Segundo Almeida Filho, as principais características teóricas de avaliações comunicativas poderiam ser colocadas nos seguintes termos:

1. Os instrumentos de avaliação devem ser capazes de produzir ação comunicativa concreta. ("o que o aprendiz já pode fazer?").

2. O contexto lingüístico e situacional para o desempenho dos alunos deve ser comunicativamente autêntico ou verossímil ("com que fim ou devido a que necessidade comunicativa a linguagem será criada?").

3. Enquanto amostras de desempenho, as tarefas e recortes comunicativos devem permitir, pelo menos, alguma imprevisibilidade no insumo (na produção) em tempo real. 4. A avaliação será mais qualitativa do que numérica (quantitativa).

5. As validades de conteúdo e externa das amostras de desempenho terão precedência sobre a confiabilidade que possam possuir.

Estão corretas

De acordo com a Visão de Veiga (1996) sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola, analise as proposições abaixo.

I. O PPP deve estar norteado pelos princípios da igualdade de condições de acesso à escola e de permanência nela, na qualidade da educação, na gestão democrática, na liberdade e valorização do magistério.

II. O PPP é um documento que revela as ações pedagógicas e políticas da escola, devendo ser elaborado pelos gestores e pela equipe técnica da escola.

III. O PPP se constitui num instrumento de gestão democrática que expressa o desejo coletivo de mudança, caracterizando-se como um documento que organiza o planejamento pedagógico da escola em sua globalidade, visando superar a fragmentação do trabalho, o autoritarismo e a centralização do poder.

Indique a alternativa correta.