Questões de UPENET - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de UPENET com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 40598 | Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Sobre as medidas aplicáveis a entidades governamentais de atendimento à criança e ao adolescente que descumpram as obrigações previstas no ECA, particularmente para as entidades que desenvolvem programas de internação, assinale a alternativa INCORRETA.

2 Questão 40743 | Português, Interpretação de Textos, Agente Penitenciário, SERES PE, UPENET, Ensino Médio, 2010

Texto associado.
Fragmento

Negrinha era uma pobre órfã de sete anos. Preta? Não; fusca, mulatinha escura, de cabelos ruços e olhos assustados. Nascera na senzala, de mãe escrava, e seus primeiros anos vivera-os pelos cantos escuros da cozinha, sobre velha esteira e trapos imundos. Sempre escondida, que a patroa não gostava de crianças.
Excelente senhora, a patroa. Gorda, rica, dona do mundo, amimada dos padres, com lugar certo na igreja e camarote de luxo reservado no céu. Entaladas as banhas no trono (uma cadeira de balanço na sala de jantar), ali bordava, recebia as amigas e o vigário, dando audiências, discutindo o tempo. Uma virtuosa senhora em suma - "dama de grandes virtudes apostólicas, esteio da religião e da moral", dizia o reverendo. Ótima, a dona Inácia.
(...)
A excelente dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças. Vinha da escravidão, fora senhora de escravos - e daquelas ferozes, amigas de ouvir cantar o bolo e estalar o bacalhau. Nunca se afizera ao regime novo - essa indecência de negro igual a branco e qualquer coisinha: a polícia! "Qualquer coisinha": uma mucama assada ao forno porque se engraçou dela o senhor; uma novena de relho porque disse: "Como é ruim, a sinhá!"...
O 13 de Maio tirou-lhe das mãos o azorrague, mas não lhe tirou da alma a gana. Conservava Negrinha em casa como remédio para os frenesis. Inocente derivativo:
- Ai! Como alivia a gente uma boa roda de cocres bem fincados!...

LOBATO, Monteiro. Negrinha. In.: Monteiro Lobato; textos escolhidos. Por José Carlos Barbosa Moreira. Rio de Janeiro, Agir, 1967. p. 74-6.
Em "Sempre escondida, que a patroa não gostava de criança", o vocábulo em destaque é

5 Questão 241802 | Direito Comercial, Registro de Empresas Mercantis, Técnico, JUCEPE, UPENET, 2012

São atos pertinentes ao Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins:

6 Questão 4192 | Direitos Humanos, Noções de Cidadania, Assistente de Atendimento, Expresso Cidadão PE, UPENET, Ensino Médio, 2011

Sobre a Ética, considere as seguintes proposições:

I. As normas éticas são de grande importância para a sociedade, por definirem e estruturarem a hierarquia social e
inibirem a mobilidade, causadora de tumultos e desobediência civil.
II. A ética é normativa exatamente porque suas normas determinam permissões e proibições e visam impor limites e
controles aos riscos permanentes da violência.
III. Para que haja conduta ética, é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre o
bem e o mal, o certo e o errado, o permitido e o proibido, a virtude e o vício.
IV. Além do sujeito ou pessoa moral e dos valores ou fins morais, o campo ético é, ainda, constituído de um outro
elemento: os meios para que o sujeito realize os fins. Desse modo, é verdadeiramente válida e aceitável para a
ética a premissa de que os fins justificam os meios.

Estão CORRETAS

7 Questão 5402 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, FUNASE, UPENET, Ensino Médio, 2013

Nos termos da Lei nº 12.594, de 2012, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas, à EXCEÇÃO de

8 Questão 47425 | Português, Técnico Comercial, LAFEPE, UPENET, Ensino Médio, 2013

Texto 2
Casal

 Um dia, um casal discutia sobre os problemas domésticos. Em determinado momento, estavam disputando quem representava a cabeça do casal. Isso era quando ainda existia, na legislação brasileira, esse papel. Após alguns argumentos, a mulher falou com muita sabedoria: de fato, você é a cabeça perante a lei, mas eu sou o pescoço, e, se eu amanhecer com torcicolo, você estará com dificuldades, pois perderá totalmente os movimentos. Todos riram, e o assunto ficou encerrado.

Disponível em: http://libertas.com.br/site/index.php?central=conteudo&id=3939

Analise os itens abaixo: 

I. No trecho: “Isso era quando ainda existia...”, o termo sublinhado tem valor semântico de tempo.
II. No trecho: “...de fato, você é a cabeça perante a lei, mas eu sou o pescoço...”, o termo sublinhado tem valor semântico de oposição.
III. No trecho: “...e, se eu amanhecer com torcicolo...” o termo sublinhado pode ser substituído por salvo se, sem alterar o sentido original do texto.
IV. No trecho: “...você estará com dificuldades, pois perderá totalmente os movimentos.” o termo sublinhado pode ser substituído por porque, sem alterar o sentido original do texto.
V. No trecho: “Todos riram, e o assunto ficou encerrado.”, o termo sublinhado liga duas orações, estabelecendo entre elas uma ideia de adição.

Estão CORRETOS

9 Questão 47422 | Português, Técnico Comercial, LAFEPE, UPENET, Ensino Médio, 2013

Texto 1
“Plantar é bom, colher é melhor, mas ambos exigem disposição, decisão e atitudes com honestidade.”

Paulo Samuel
Disponível em: http://pensador.uol.com.br/frase/NTUwNDQ2/

Considerando alguns aspectos gramaticais do texto 1, analise as proposições e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) No termo “disposição”, o Ç tem o mesmo som do “S” do termo decisão.
( ) O termo “ambos” retoma pares de seres aos quais já se fez referência, podendo ser substituído por um e outro.
( ) A expressão “com honestidade” poderia ser substituída por honestas, concordando com o termo a que se refere - “atitudes” em gênero e número.
( ) Os termos “disposição, decisão e atitudes com honestidade.” se ligam ao verbo “exigem” completando o seu sentido sem a presença de preposição.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA. 

10 Questão 240417 | Medicina, Residência, SES PE, UPENET, 2009

A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma síndrome clínica complexa, de caráter sistêmico, tendo hoje grande arsenal terapêutico. Sobre o tratamento farmacológico da IC crônica, conforme a 3ª Diretriz Brasileira, é correto afirmar, EXCETO, que