Questões de Concursos Agente Auxiliar de Educação

Resolva Questões de Concursos Agente Auxiliar de Educação Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 6515 - Conhecimentos Específicos - Nível Fundamental - Agente Auxiliar de Educação - Prefeitura de Lagarto SE - AOCP - 2011
  • Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.

    ( ) A alimentação não saudável nos primeiros anos de vida e durante a fase escolar é responsável pelo baixo peso, atraso no crescimento e desenvolvimento físico e mental, além de favorecer a repetência escolar e o desenvolvimento de doenças, tais como: infecções, doenças do coração, obesidade, hipertensão arterial e diabetes, que poderão comprometer a vida adulta.

    ( ) A promoção da alimentação saudável é recomendada para todas as faixas etárias e, particularmente, na infância, quando os hábitos alimentares estão sendo formados e as ações para educá-los de como comer melhor têm maiores probabilidades de sucesso.

    ( ) A alimentação para a criança em idade escolar, em virtude das suas necessidades nutricionais, deve atender em todos os pontos (energia, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras).

    ( ) A escola não deve assumir a responsabilidade na promoção da saúde dos escolares, seja orientando ou estimulando a produção e o fornecimento de refeições e lanches de qualidade, pois essa é uma responsabilidade das famílias.

    ( ) Algumas condições podem comprometer o estado nutricional destas crianças, seja por excesso de alimentos calóricos ou pela falta de alimentos, como por exemplo: ingestão inadequada, doenças nutricionais (ex.: anemia, falta de vitamina A e iodo), fatores psicológicos, sociais e modo de vida.
  • 2 - Questão 6514 - Conhecimentos Específicos - Nível Fundamental - Agente Auxiliar de Educação - Prefeitura de Lagarto SE - AOCP - 2011
  • Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

    O Art. 1º da Constituição Federal tem como fundamentos:

    I. a soberania.
    II. a cidadania.
    III. a dignidade da pessoa humana.
    IV. os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.
    V. o pluralismo político.
    VI. indigenar a sociedade.
  • 3 - Questão 6513 - Conhecimentos Específicos - Nível Fundamental - Agente Auxiliar de Educação - Prefeitura de Lagarto SE - AOCP - 2011
  • Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta as corretas.

    De acordo com o artigo 214 da Constituição Federal, a lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a

     I. erradicação do analfabetismo.

     II. universalização do atendimento escolar.

    III. melhoria da quantidade do ensino.

     IV. formação para o trabalho acadêmico.

    V. promoção humanística, científica e tecnológica do País.

    VI. estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.
  • 4 - Questão 6512 - Conhecimentos Específicos - Nível Fundamental - Agente Auxiliar de Educação - Prefeitura de Lagarto SE - AOCP - 2011
  • Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta as corretas.

     I. Quanto menores, mais as crianças precisam de orientação e de ajuda dos professores e dos funcionários que estiverem próximos no momento.

    II. A aprendizagem dos movimentos para uma correta escovação dos dentes e da língua, usar o fio dental, bochechar e cuspir a água, é construída pela observação e orientação do adulto e pela própria experiência da criança ao ter oportunidade de manusear esses materiais e a água.

    III. É também função do professor auxiliar as crianças a identificarem situações de risco, tais como subir em locais muito altos, utilizar bases pouco firmes para escalar, utilizar objetos pontiagudos ou cortantes sem monitoração, aproximar-se de fontes de calor (fogão, forno, aquecedor, fogueira, velas etc.).

    IV. Uma criança saudável não é apenas aquela que tem o corpo nutrido e limpo, mas aquela que pode utilizar e desenvolver o seu potencial biológico, emocional e cognitivo, próprio da espécie humana, em um dado momento histórico e em dada cultura.
  • 5 - Questão 6511 - Conhecimentos Específicos - Nível Fundamental - Agente Auxiliar de Educação - Prefeitura de Lagarto SE - AOCP - 2011
  • Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.

    ( ) A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social.

    ( ) Contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreendê-lo como parte dissociada da educação, pois exige conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica.

    ( ) Na instituição de educação infantil, pode-se oferecer às crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos.

    ( ) Educar significa, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis.

Gostou? Compartilhe!

ícone WhatsApp ícone facebook ícone twitter ícone email