Questões de Agente de Defensoria Assistente Social - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Agente de Defensoria Assistente Social com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 186833 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Assistente Social, DPE SP, FCC, 2010

Dói muito mais arrancar um cabelo de um europeu que amputar uma perna, a frio, de um africano. Passa mais fome um francês com três refeições por dia que um sudanês com um rato por dia.
É muito mais doente um alemão com gripe que um indiano com lepra...
É mais perverso cancelar o cartão de crédito de um belga que roubar o pão da boca de um tailandês.
É mais revoltante um português sem celular que um moçambicano sem livros para estudar... E isto não são versos, isto são débitos.
(Fragmentos da poesia de Fernando Correia Pina)

Os custos sociais têm sido pagos primordialmente pelos países periféricos, mas de modo geral, houve uma piora nos padrões de equidade social herdados do padrão do desenvolvimento do pós-guerra. Dessa forma, pode-se afirmar que:

2 Questão 192853 | Direito Previdenciário, Princípios Básicos da Previdência Social, Agente de Defensoria Assistente Social, DPE SP, FCC, 2010

Ao tratar das características da Previdência Social brasileira pode-se identificá-la como:

I. financiamento via regime de repartição e solidariedade inter e intrageracional.

II. gestão pública tripartite composta por governo, empregadores e trabalhadores.

III. gestão pública quadripartite com a participação do governo, trabalhadores, empregadores e aposentados/pensionistas.

É correto o que se afirma APENAS em

3 Questão 187380 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Assistente Social, DPE SP, FCC, 2010

Considerando o importante papel que o contexto social tem na concretização dos direitos sociais, ao ser chamado para elaborar um estudo da situação o assistente social deve considerá-lo como:

I. conjunto de informações, constantemente alimentadas e processadas, as quais se constituem em subsídios permanentes que permitem localizar, compreender, explicar e prever tendências de uma situação como um todo.

II. documento que reúne as aproximações sucessivas do objeto a ser estudado sem juízo de valor, considerando que todos os elementos já estão dados a priori.

III. instrumento capaz de acumular elementos de juízo que permitam esboçar hipóteses alternativas variáveis de intervenção.

É correto o que se afirma APENAS em

4 Questão 185787 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Assistente Social, DPE SP, FCC, 2010

No que concerne ao sigilo profissional, o Código de Ética prevê que

5 Questão 185804 | Direito Constitucional, Seguridade Social, Agente de Defensoria Assistente Social, DPE SP, FCC, 2010

O art. 193 da Constituição Federal de 1988 preconiza que a ordem social brasileira tem como base o primado do trabalho e como objetivo o bem-estar e a justiça social. A legislação social aborda os direitos dos cidadãos referen- tes ao trabalho, na qual se pode afirmar que

6 Questão 193413 | Direito da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Agente de Defensoria Assistente Social, DPE SP, FCC, 2010

O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente prevendo a participação de diferentes órgãos que devem compor o Sistema de Garantia de Direitos. Nesta linha é correto afirmar que cabe ao

7 Questão 186839 | Economia internacional, Acordos econômicos, Agente de Defensoria Assistente Social, DPE SP, FCC, 2010

Brasil e Bolívia, em dezembro deste ano, chegaram a um acordo para aumentar a receita boliviana com a exportação de gás natural. No início das negociações, os bolivianos exigiam um reajuste de US$ 4,20 para US$ 5 por milhão de BTU importado pelo Brasil. Porém, esse aumento era considerado, pelos negociadores brasileiros, pouco factível e sem base técnica e econômica. Contudo, a Bolívia queria de qualquer forma aumentar a receita com a exportação de gás.

(Adaptado de http://ueba.com.br/forum/index.php?showtopic=85030) A solução encontrada pelos dois países foi

8 Questão 188903 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Assistente Social, DPE SP, FCC, 2010

A política de assistência social deve ser realizada de forma integrada às demais políticas sociais setoriais, visando a enfrentar as desigualdades e garantir mínimos sociais, na perspectiva da universalização dos direitos. Para isso essas políticas devem:

I. Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade no indivíduo, visando contribuir especialmente para a convivência coletiva.

II. Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais em áreas urbana e rural.

III. Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e/ou especial para as famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem.

É correto o que se afirma APENAS em

9 Questão 186100 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Assistente Social, DPE SP, FCC, 2010

A Lei no 8.662/93 que regulamenta a profissão do assistente social, indica em seu art. 5º as atribuições privativas. Dentre elas pode-se identificar:

I. coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social.

II. planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social.

III. prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social.

É correto o que se afirma em

10 Questão 190726 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Assistente Social, DPE SP, FCC, 2010

A questão social está na base dos movimentos da sociedade brasileira, como produto e condição da ordem burguesa e diz respeito à sociedade de classes. (Raichelis, 1998) Nesta linha pode-se dizer que a questão social:

I. Expressa um conjunto de problemas políticos, so- ciais e econômicos que a formação da classe operária e seu ingresso no cenário político desencadeiam, no curso da constituição e desenvolvimento da sociedade capitalista.

II. É a expressão da sociabilidade erguida sob o comando do capital, com todos os efeitos sociais que emergem da luta pela apropriação da riqueza social criada a partir do trabalho não pago.

III. Constitui-se sinônimo de pobreza sem, contudo, ter vinculação com o modo de produção capitalista.

É correto o que se afirma em