Questões de Concursos Agente de Polícia

Resolva Questões de Concursos Agente de Polícia Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 41461.   Direito Administrativo - Nível Superior - Agente de Polícia - Polícia Civil PE - CESPE - 2016
  • A respeito do controle da administração pública, assinale a opção correta de acordo com as normas atinentes à improbidade administrativa previstas na Lei n.º 8.429/1992.
  • 2 - Questão 41729.   Direito Constitucional - Nível Superior - Agente de Polícia - Polícia Civil TO - AROEIRA - 2014
  • Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitu- cionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citará, previamente, para defender o ato ou texto impugnado, o
  • 3 - Questão 41649.   Direito Administrativo - Nível Superior - Agente de Polícia - Polícia Civil SC - ACAFE - 2014
  • Considere os princípios constitucionais do Direito Administrativo, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

    I - Pelo princípio da finalidade a atividade administrativa deve orientar-se para atender o interesse público. 
    II - Pelo princípio da publicidade, todos os atos da administração pública devem ser levados ao conhecimento da população.
    III - Pelo princípio da legalidade presume-se legítimo todo ato administrativo enquanto não for revogado ou declarado nulo. 
    IV - O princípio da impessoalidade funda-se no postulado da isonomia.
  • 4 - Questão 17371.   Conhecimentos Específicos - Segurança Pública - Nível Superior - Agente de Policia - Polícia Militar PI - NUCEPE - 2012
  • Tendo como referência a Política de Segurança Pública do Brasil estabelecida pelo Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP), de 2002, organizado pelo Instituto Cidadania, identifique com V, as afirmativas VERDADEIRAS e F, as FALSAS, e marque, em seguida, a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

    ( ) A gestão compartilhada da Segurança Pública restringe-se a participação em reuniões entre a polícia e a sociedade, devendo todas as questões importantes serem levantadas pelos verdadeiros operadores da Segurança Pública, os policiais.

    ( ) A sociedade tem um novo papel como sujeito da gestão de políticas multidimensionais e plurissetoriais de Segurança Pública – que não se restrinjam a intervenções policiais ou orientadas para as polícias e sua reforma, ainda que as incluam com a atenção devida, respeitando a importância de seu papel na construção da paz, e sim uma participação ativa nas questões da Segurança Pública.

    ( ) A nova abordagem, proposta pelo PNSP requer um gestor de novo tipo ou um novo sujeito institucional e ambos exigem uma nova aliança ou uma nova modalidade de pacto com a sociedade.

    ( ) Não há política de segurança consequente sem participação e transparência, sem confiança popular nas polícias e nas instituições públicas – e todos sabem que, frequentemente, o policial uniformizado na esquina é a face mais tangível do Estado.

    ( ) O diálogo com as sociedades locais focalizadas criará condições, em pouco tempo, para a negociação democrática de contratos locais de coestão do programa de segurança, entendido em seu sentido mais abrangente, e que poderá também ser denominado programa de construção social da paz.

    ( ) A Política de Segurança Pública deve privilegiar a compra de armamento e viaturas, bem como a contratação de mais policiais. Tais ações se justificam pela diminuição dos índices de criminalidade.
  • 7 - Questão 53711.   Raciocínio Lógico - Nível Superior - Agente de Polícia - Polícia Civil DF - CESPE - 2013
  • O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou, em 2013, dados a respeito da violência contra a mulher no país. Com base em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, o instituto apresentou uma estimativa de mulheres mortas em razão de violência doméstica. 

    Alguns dos dados apresentados nesse estudo são os seguintes:

    ▶ mais da metade das vítimas eram mulheres jovens, ou seja, mulheres com idade entre 20 e 39 anos: 31% estavam na faixa etária de 20 a 29 anos e 23% na faixa etária de 30 a 39 anos;
    ▶ 61% das vítimas eram mulheres negras;
    ▶ grande parte das vítimas tinha baixa escolaridade: 48% cursaram até o 8.º ano.

    Com base nessas informações e considerando que V seja o conjunto formado por todas as mulheres incluídas no estudo do IPEA; A  ⊂ V, o conjunto das vitimas jovens; B ⊂ V, o conjunto das vitimas negras; e C ⊂ V, o conjunto das vítimas de baixa escolaridade — vítimas que cursaram até o 8.º ano —, julgue o item que se segue.

    Se 15% das vítimas forem mulheres negras e com baixa escolaridade, então V = B ⋃ C.
  • 8 - Questão 41456.   Direito Administrativo - Nível Superior - Agente de Polícia - Polícia Civil PE - CESPE - 2016
  •     Após investigação, foi localizada, no interior da residência de Paulo, farta quantidade de Cannabis sativa, vulgarmente conhecida por maconha, razão por que Paulo foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. No momento de sua prisão, Paulo tentou resistir, motivo pelo qual os policiais, utilizando da força necessária, efetuaram sua imobilização. 

    Nessa situação hipotética, foi exercido o poder administrativo denominado
  • 9 - Questão 41564.   Atualidades - Nível Superior - Agente de Polícia - Polícia Civil RN - CESPE - 2009
  • O rápido aumento das temperaturas no mundo deverá ter um efeito devastador sobre os cultivos agrícolas nas zonas
    tropicais e subtropicais até o fim deste século. Estudo recente alerta que, se não houver uma adaptação ao novo clima, metade da população mundial sofrerá com a escassez de alimentos em 2100. Produtos primários, como o milho e o trigo, por exemplo, poderão sofrer reduções de 20% a 40%. As populações dessas regiões estão entre as mais pobres do mundo e as que apresentam um crescimento demográfico significativo. Calcula-se que 3 bilhões de pessoas vivam nessas zonas.

    O Globo, 9/1/2009, p. 32 (com adaptações).

    Considerando informações contidas no texto e aspectos marcantes do mundo contemporâneo, assinale a opção correta.