Questões de Concursos Agente de Segurança

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  • 2 - Q3118.   Português - Nível Médio - Agente de Segurança - Metrô SP - FCC - 2010
  • Atenção: As questões de números 01 a 09 baseiam-se no
    texto abaixo.

    A origem dos vitrais é objeto de controvérsias. Talvez
    eles tenham nascido no Oriente, mas se desenvolveram grandemente
    na Europa. Suas formas, temas e funções transformaram-
    se com o apuro das técnicas de fabricação de vidros,
    com o desenvolvimento da arquitetura, de tendências artísticas,
    do gosto, enfim, da cultura e das sociedades. Manter-se-ia, porém,
    a relação estabelecida no século XII, quando as pinturas
    sobre vidro, juntamente com os afrescos e as miniaturas, constituíam
    as principais técnicas de pintura utilizadas pelo homem.
    Nos vitrais, a pintura complementa o colorido dos vidros,
    serve para a criação de sombras e tonalidades, para o
    aprimoramento das formas, para a modulação da luz. A arte do
    vitral desenvolveu-se enormemente durante o período medieval,
    momento em que, com a afirmação do gótico como expressão
    da arquitetura, as composições de vidros coloridos passaram a
    vedar grandes superfícies das igrejas e, além das funções
    decorativas, ganharam funções pedagógicas, ensinando aos
    fiéis, por meio de imagens, a vida de Cristo, dos Santos e passagens
    da Bíblia.
    Entre os séculos XIV e XVI, os vitrais passaram a ser
    utilizados como formas de iluminação dos ambientes e a pintura
    dos vidros adotou a perspectiva, o que tornava os vitrais semelhantes
    aos quadros. Sua utilização ampliou-se dos espaços
    públicos, em especial das igrejas, para os ambientes privados,
    como palácios e sedes de corporações. As representações
    neles contidas se estenderam, então, para a heráldica, para as
    epopeias, para as caçadas e para a mitologia.
    No Estado de São Paulo, a utilização de vidros coloridos
    e pintados, montados em perfis de chumbo para decoração e
    iluminação de ambientes, correspondeu à fase moderna do
    desenvolvimento da arte de produzir vitrais. Na capital, ampliouse
    a partir da virada do século passado, com a expansão de
    novos bairros, a monumentalização dos edifícios públicos e o
    requinte arquitetônico das residências.
    Até hoje vitrais de edifícios públicos paulistanos, como
    os do Palácio da Justiça e do Mercado Municipal, causam
    admiração pela proporção, beleza e integração com o projeto
    arquitetônico. Representando temas históricos ou referentes às
    funções públicas dos edifícios, as imagens formam um conjunto
    das representações que, a partir do fim do século anterior,
    criaram e reafirmaram um perfil de São Paulo diante do Brasil.
    Sob esse ponto de vista, os vitrais, além de peças de arte,
    constituem importantes documentos históricos. Eles nos falam
    do forjar de ideias que se tornaram referência e moldam nossa
    relação com o passado e com o presente, justificando papeis e
    responsabilidades sociais. Produtos materiais de cultura, parte
    de nosso patrimônio histórico e objetos de fruição de beleza, os
    vitrais expressam por meio do poder das imagens a tradição, a
    excelência econômica e cultural de São Paulo, o trabalho, a
    determinação e o progresso.

    (Marly Rodrigues. Leitura. Publicação cultural da Imprensa
    Oficial do Estado de São Paulo, ano 18, número 1, janeiro de
    2000, pp. 32-34, com adaptações)
  • Nos 2o, 3o e 4o parágrafos, a autora
  • 3 - Q3135.   Matemática - Nível Médio - Agente de Segurança - Metrô SP - FCC - 2010
  • Especialistas dizem que, em um carro bicombustível (álcool e gasolina), o uso de álcool só é vantajoso se o quociente do preço por litro de álcool pelo do de gasolina for, no máximo, igual a 70%. Se o preço do litro da gasolina é R$ 2,60, então NÃO é vantajoso usar álcool quando o preço por litro de álcool
  • 6 - Q3139.   Matemática - Nível Médio - Agente de Segurança - Metrô SP - FCC - 2010
  • Suponha que às 5h30min de certo dia, dois trens da Companhia do Metropolitano de São Paulo partiram simultaneamente de um mesmo terminal T e seguiram por Linhas diferentes. Considerando que a cada 78 minutos da partida um dos trens retorna a T, enquanto que o outro o faz a cada 84 minutos, então, nesse dia, ambos se encontraram novamente em T às
  • 8 - Q7261.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Agente de Segurança - Metrô SP - FCC - 2013
  • Fernando Henrique Cardoso oficializou em carta sua candidatura à esta Instituição. A carta foi entregue pessoalmente, em nome do ex-presidente do Brasil, por Celso Lafer, nesta quarta-feira (27/03/2013), em reunião no Rio, de acordo com a assessoria de imprensa da Instituição.

    (Adaptado: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2013/03/fhc- entrega-carta-de-candidatura.html)

    A Instituição a que se refere a notícia é
  • 9 - Q47159.   Português - Nível Médio - Agente de Segurança - ITAIPU BINACIONAL - SENAI PR - 2015
  •                     Um a cada quatro motoristas brasileiros dirige após consumir álcool   

        Dados da Pesquisa Nacional de Saúde reforçam necessidade de cuidados com bebida e direção, principalmente no Carnaval.
        Neste período do Carnaval, em que as pessoas costumam abusar das bebidas alcoólicas, o Ministério da Saúde reforça o alerta dos perigos provocados pelo consumo de álcool. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) mostra que aproximadamente um quarto dos brasileiros que dirige insiste em desobedecer à lei e colocar a vida em risco.
        Segundo o levantamento, 24,3% dos motoristas afirmam que assumem a direção do veículo após ter consumido bebida alcoólica. No Brasil, a violência no trânsito é uma das principais causas de mortes. Em 2014, foram registradas 172.780 mil internações relacionadas a acidentes de trânsito.
        O comerciante Francisco de Assis Pinheiro, 38 anos, natural do Rio de Janeiro, faz parte dessa estatística. Ele sofreu um grave acidente quando voltava de uma festa após ter bebido álcool. “Não andei nem 300 metros e em uma curva bati em outro carro. Eu estava sem cinto, fraturei o osso da região da bacia e estou sem andar. Aprendi a lição. Não se deve beber e dirigir”, lembra o comerciante.
        E quanto maior o consumo, maior os riscos. O brasileiro, segundo a pesquisa, costuma exagerar. Do total de entrevistados, 13,7% bebeu álcool de forma abusiva nos últimos 30 dias, o que representa a ingestão de quatro ou mais doses para mulheres ou cinco ou mais doses para homens em uma única ocasião.
    Entre os homens o índice chega a 21,6%, enquanto essa proporção no público feminino foi de 6,6%. A PNS foi realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), no período de julho de 2013 a fevereiro de 2014.
        Entre 2010 e 2013, ocorreram mais de 313 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) decorrentes do alcoolismo. São gastos, em média, cerca de R$ 60 milhões por ano com pessoas dependentes do álcool.

        (Disponível em Portal Brasil. Acesso em 09/02/2016. http://www.brasil.gov.br/saude/2015/02/um-a-cada-quatro-motoristas-brasileiros-dirige-apos-consumir-alcool).

    Os verbos “andei”, “fraturei” e “bati”, presentes no texto, estão conjugados no:
  • 10 - Q7277.   Português - Nível Médio - Agente de Segurança - Metrô SP - FCC - 2013
  •     Ao ler o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) muitas pessoas
    podem achar óbvio e desnecessário um artigo determinando
    que os carros devam trafegar pelo lado direito das ruas.
    Também parece claro que os pedestres devem ter uma área
    específica para atravessar (as faixas), que os veículos precisam
    ter cintos de segurança e as vias tenham de ser sinalizadas.
    Mas o trânsito que vemos hoje é justamente o resultado de
    avanços de uma legislação que chegou aos 100 anos.

        A primeira legislação nacional de trânsito foi assinada
    em 1910, pelo então presidente Nilo Peçanha, e tinha o objetivo
    de traçar regras para o transporte de passageiros e de cargas.
    Tudo isso em uma época em que os carros particulares eram
    raridade, assim como as ruas e avenidas. Por isso, um dos artigos
    previa justamente formas de concessão das vias para a
    iniciativa privada e como elas deveriam ser construídas.

       Em 1928, uma nova legislação buscou colocar ordem no
    trânsito. Nessa época foi determinado o lado de circulação dos
    veículos e exigiu-se a instalação de placas com números para
    identificá-los – e as ruas ganharam sinalização.

       Depois disso, houve quatro códigos de trânsito, o atual
    datado de 1997. A cada novo código, surgia a obrigação de novos
    equipamentos de segurança, como espelhos retrovisores e
    indicadores de direção (setas). No código de 1966 já estavam
    presentes o cinto de segurança e as faixas de pedestres. Até
    hoje, as autoridades lutam para que pedestres sejam respeitados
    nessas faixas.

    (Adaptado de: Renato Machado. O Estado de S. Paulo, Cidades/
    Metrópole, C7, 20 de junho de 2010)
  • A primeira legislação nacional de trânsito foi assinada em 1910, pelo então Presidente Nilo Peçanha ...

    Transpondo a frase acima para a voz ativa, a forma verbal passará a ser: