Questões de Agente Penitenciário Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Agente Penitenciário com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 15320. Recursos Humanos, Agente Penitenciário, DEPEN, CESPE, Ensino Médio, 2015

No que se refere ao gerenciamento estratégico de pessoas, julgue o item subsequente.

Na formulação de políticas de gestão de pessoas, devem-se considerar tanto as características dos ambientes organizacionais — o mercado de trabalho, por exemplo — quanto os aspectos inerentes ao contexto organizacional, como, por exemplo, as estratégias competitivas.

2Questão 36102. Conhecimentos Específicos, Legislação, Agente Penitenciário, SUSEPE, FUNDATEC, Ensino Superior, 2014

Qual alternativa NÃO é de competência da Assembleia Legislativa, dentre as atribuições previstas na Constituição Estadual?

3Questão 40757. Direito Penal, Agente Penitenciário, SERES PE, UPENET, Ensino Médio, 2010

Assinale a alternativa CORRETA.

4Questão 393925. Direito Administrativo, Parte Geral, Agente Penitenciário, PCDF DF, NCE, 2004

Servidor Público, demitido mediante processo administrativo, consegue judicialmente anular o ato de demissão. Nessa hipótese, o seu retorno ao serviço ativo decorre de:

5Questão 2152. Direito Penal, Lei 7210 LEP, Agente Penitenciário, FCC, Ensino Médio Está desatualizada

Serafim, em virtude de dois meses de trabalho em presídio, teve declarados remidos trinta dias de pena. Manuel, em virtude de quatro anos de trabalho em presídio, teve declarados remidos novecentos dias de pena. Os dois pra ticaram, na mesma data, falta disciplinar de natureza grave apurada em sindicância, reconhecidas em juízo a legalidade do procedimento administrativo e a tipicidade do fato.

Considerando que o art. 127 da Lei de Execução Penal afirma que o condenado que for punido por falta grave perderá o direito ao tempo remido, assinale a alternativa correta.

6Questão 431668. Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Agente Penitenciário, SEJUS ES, CESPE, 2007

De acordo com os dispositivos constitucionais referentes aos direitos humanos e às regras mínimas estabelecidas pela ONU acerca do tratamento dos presos, assinale os próximos itens.

Considere que o diretor de determinado estabelecimento prisional, ao assumir o cargo, expediu regulamento de natureza interna, proibindo os cultos religiosos e a posse de livros de instrução religiosa. Em relação à proibição imposta, é correto afirmar que ela não atenta contra nenhuma regra ou preceito constitucional, considerando-se o caráter laico do Estado brasileiro.

7Questão 439001. Direito Constitucional, Direitos Políticos, Agente Penitenciário, SSP PI, NUCEPE, 2006

A Constituição de 1988 estabeleceu que a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

8Questão 40799. Direito Constitucional, Agente Penitenciário, SEJUC RN, CONSULPLAN, Ensino Médio, 2009

A Constituição da República Federativa do Brasil prevê que são direitos dos servidores públicos, EXCETO:

9Questão 753. Português, Agente Penitenciário, SEA AP, FCC, Ensino Médio

Texto associado.
Entraram na crônica policial do Estado de São Paulo siglas como PCC. Ela significa Primeiro Comando da Capital. Trata-se de uma facção de criminosos, ao que consta nascida em Taubaté, que atua nos presídios paulistas. O PCC protagonizou a inédita megarrebelião que, num mesmo dia, amotinou presos na capital e em diversas cidades do interior paulista.
Esse tipo de organização era mais conhecido na trajetória dos presídios do Rio de Janeiro. Parece que agora age com mais desenvoltura em São Paulo. Para o Secretário Estadual da Segurança Pública, Marco Vinício Petreluzzi, esse fenômeno não causa surpresa. "Não me espanta que em qualquer cadeia haja tentativa de organização por parte dos presos, porque, afinal, estamos tratando com criminosos", disse o Secretário.
Pode causar espécie o ceticismo de Petreluzzi, até mesmo pela responsabilidade do cargo que ocupa, mas ele contém um ponto que merece reflexão. De fato, a concentração de criminosos facilita a formação dessas organizações que passam a fazer dos presídios uma espécie de quartel-general do crime, de onde se comandam "operações" internas e externas.
Mas características específicas do sistema prisional brasileiro também contribuem para formar o caldo de cultura propício às organizações criminosas. Podem ser citados, nesse sentido, fatores como superlotação, baixa inteligência na administração de presídios, corrupção e reunião de presos que não poderiam conviver no mesmo recinto.
O Governo do Estado toma algumas providências para combater esse tipo de organização. Mas é preciso mais para que as assombrosas siglas dessas gangues de presídios não venham a fazer parte de uma triste rotina contra a qual nada se pode fazer. Que não se propague o temível exemplo de motim rganizado, apresentado por esse tal PCC.


Folha de S. Paulo, 19 fevereiro 2001
Que não se "propague" o temível exemplo de motim organizado ...

O emprego da forma verbal DESTACADA confere à frase a idéia de

10Questão 3747. Conhecimentos Específicos, Agente Penitenciário, Secretaria de Justiça RN, Ensino Médio, 2007

Texto associado.
Questões retiradas da prova de Agente Penitenciário da Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte - 2009
A Constituição da República Federativa do Brasil prevê que são direitos dos servidores públicos, EXCETO: