Questões de Concursos - Analista de Atividades do Meio Ambiente - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Analista de Atividades do Meio Ambiente - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Acerca das normas brasileiras de auditoria, julgue os itens a seguir.

A diligência é o documento que representa a opinião do auditor acerca da exatidão e regularidade da gestão e da adequação das peças examinadas.

O fenômeno da precipitação, no ciclo hidrológico, constitui fator importante para os processos de escoamento superficial direto, infiltração, evapotranspiração, recarga de aquíferos e vazão mínima dos rios. A respeito dos diferentes tipos de precipitação, julgue os itens subsequentes.

Precipitações orográficas possuem baixa intensidade e ocorrem em regiões onde existem barreiras topográficas, tais como as observadas na Serra do Mar.

No dimensionamento de projetos de irrigação é fundamental compreender o processo de infiltração da água no solo. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

Quanto mais fino for o solo, maior será sua permeabilidade e, consequentemente, maior sua capacidade de infiltração.

A rede de distribuição predial, em geral, é alimentada por distribuidor público ou por fonte particular (nascentes, poços), desde que garantida a sua potabilidade por exame de laboratório. A respeito dos diferentes tipos de sistemas de distribuição, julgue os próximos itens.

Quando a pressão da rede pública for insuficiente e houver descontinuidade, o projeto deve prever dois reservatórios, um inferior e outro superior, e a utilização de bombas não é necessária.

Para minimizar os efeitos que os resíduos sólidos causam ao meio ambiente, podem ser usados tratamentos tal como biorremediação, aterro controlado, aterro sanitário e incineração. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Biorremediação consiste na utilização de seres vivos ou seus componentes na recuperação de áreas contaminadas. Geralmente são processos que empregam microrganismos ou suas enzimas para degradar compostos poluentes.

A eficiência dos materiais acústicos é regida por dois princípios básicos: quanto maior a barreira acústica, maior o impedimento para o som atravessar a barreira; quanto mais alternância de materiais com espessuras e densidades diferentes, maior o isolamento acústico. Com relação ao controle ambiental acústico e ao conforto humano nas edificações, julgue os itens subsequentes.

Uma parede de gesso acartonado com lã de vidro em seu interior tem boa eficiência acústica.

A cobertura de uma edificação, entre outras funções, protege a construção contra os agentes externos e garante o escoamento das águas pluviais. Estanqueidade, resistência a esforços mecânicos, leveza, durabilidade, facilidade de construção e manutenção são alguns requisitos desejáveis em uma cobertura. A respeito desse tema, julgue os itens seguintes.

A trama de um telhado com peças cerâmicas é composta de ripa, beiral e cumeeira.

A eficiência dos materiais acústicos é regida por dois princípios básicos: quanto maior a barreira acústica, maior o impedimento para o som atravessar a barreira; quanto mais alternância de materiais com espessuras e densidades diferentes, maior o isolamento acústico. Com relação ao controle ambiental acústico e ao conforto humano nas edificações, julgue os itens subsequentes.

Para isolar os ruídos externos em ambiente que funcionará como auditório, é correto o uso de parede externa dupla: uma de concreto estrutural e outra, paralela, de alvenaria.

Considera-se subutilizado o imóvel urbano cujo aproveitamento seja inferior ao mínimo definido no plano diretor do município ou em legislação dele decorrente.

Na implementação da PNRH, os poderes executivos do DF e dos municípios promoverão a integração das políticas locais de saneamento básico, de uso, ocupação e conservação do solo e de meio ambiente com as políticas federal e estaduais de recursos hídricos.

Para um projeto arquitetônico, é importante um programa de necessidades, bem como o conhecimento das características do sítio e das restrições legais. A utilização desse programa foi largamente difundida pelos arquitetos modernos, partidários de uma produção arquitetônica com base na eficácia total da edificação. A respeito do programa de necessidades, julgue os próximos itens.

Projetos de hospitais e aeroportos requerem programas de necessidade complexos, mas um edifício de escritórios inteligente, com sistema tecnológico de controles sofisticado, não é considerado produto de um programa de necessidades complexo.