Questões de Concursos Analista de Finanças e Controle

Resolva Questões de Concursos Analista de Finanças e Controle Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q24461.   Informática - Arquitetura de Software - Nível Superior - Analista de Finanças e Controle - CGU - ESAF - 2012
  • A análise dos padrões candidatos a integrar a arquitetura e-PING abrange a seleção, a homologação e a classificação das especificações selecionadas em cinco níveis de situações que caracterizam o grau de aderência às políticas técnicas gerais e específicas de cada segmento. Os cinco níveis são:
  • 2 - Q24503.   Português - Morfologia - Nível Superior - Analista de Finanças e Controle - CGU - ESAF - 2012
  • Assinale o conectivo que provoca erro gramatical e/ou incoerência textual ao preencher a lacuna do fragmento abaixo:

    A dívida pública mobiliária tem algumas características específicas. No que diz respeito à participação dos indexadores da dívida, continua crescendo a participação dos títulos atrelados à Selic (64,6% do total), ___________ sua alta rentabilidade, segurança e liquidez; enquanto os títulos
    prefixados mantêm uma posição em torno de 35,5%. Quanto ao prazo, os títulos emitidos pelo BCB e pelo Tesouro Nacional têm prazo médio de 40,19 meses.

    (http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/cartaconjuntura/carta05/7 - acesso em 29/4/2012)
  • 3 - Q24301.   Administração Financeira e Orçamentária - Nível Superior - Analista de Finanças e Controle - CGU - ESAF - 2008
  • A Administração Pública necessita, em determinadas situações, utilizar-se de sistemática especial, conhecida como Suprimento de Fundos, para realizar despesas que, por sua natureza ou urgência, não possam aguardar o processamento normal da execução orçamentária. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem e marque, com V para os verdadeiros e F para os falsos, a opção que corresponde à seqüência correta.

    I. O servidor que receber suprimento de fundos fica obrigado a prestar contas de sua aplicação procedendo-se, automaticamente, a tomada de contas se não o fizer no prazo assinalado.
    II. Poderá ser concedido suprimento de fundos nos casos em que a despesa deva ser feita em caráter sigiloso, conforme se classificar em regulamento.
    III. Não é permitida a concessão de suprimento de fundos para servidor que tenha a seu cargo a guarda ou utilização do material a adquirir, salvo quando não houver na repartição outro servidor.
    IV. A autorização para concessão de suprimento de fundos cabe ao Ministro de Estado ou autoridade equivalente.
    V. Na execução da despesa por meio de suprimento de fundos, o empenho é emitido após a prestação de contas do suprido, pois nesse momento tem-se a identificação da despesa realizada.
  • 4 - Q24327.   Conhecimentos Específicos - Gerência de Projetos - Nível Superior - Analista de Finanças e Controle - CGU - ESAF - 2008
  • A avaliação de dois projetos de investimento mutuamente excludentes que têm o mesmo nível de risco pelo critério da taxa interna de retorno incremental é feita para lidar com o fato de que o critério usual da taxa interna de retorno, isto é, a comparação direta das taxas internas dos dois projetos, não leva em conta
  • 5 - Q3832.   Administração Pública - Nível Superior - Analista de Finanças e Controle - CGU - ESAF - 2008
  • Indique a opção que apresenta respectivamente o objetivo central do modelo burocrático de gestão e suas principais características.
  • 6 - Q24317.   Economia - Nível Superior - Analista de Finanças e Controle - CGU - ESAF - 2008
  • Para negociar ações, uma vez aberta a conta de valores e provisionado o recurso suficiente para operar, o cliente poderá emitir as ordens de compra e venda pertinentes. Identifique a única opção correta relacionada à ordem com stop de compra.
  • 7 - Q24472.   Comunicação Social - Nível Superior - Analista de Finanças e Controle - CGU - ESAF - 2012
  • O Brasil conta com um Sistema Público de Comunicação gerido pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Os seguintes enunciados referem-se a esse sistema. Assinale a opção correta.
  • 8 - Q24312.   Conhecimentos Específicos - Sistema Financeiro Nacional - Nível Superior - Analista de Finanças e Controle - CGU - ESAF - 2008
  • A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é uma Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Fazenda. A Lei Complementar n. 126, de 15 de janeiro de 2007, transferiu à SUSEP a competência de fiscalizar também as operações de:
  • 10 - Q24513.   Administração Pública - Nível Superior - Analista de Finanças e Controle - CGU - ESAF - 2012
  • Acerca do ciclo de gestão das políticas públicas na história recente do país, é correto afirmar que: