← Início

Questões de Concursos - Analista de Informática - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Analista de Informática - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


No processo de teste de software, uma das metas consiste em demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende aos requisitos, e outra, em descobrir falhas ou defeitos no software que apresenta comportamento incorreto. Quanto aos processos de teste de software, julgue os próximos itens.

O Junit é um conjunto de classes em Java que pode ser estendido para se criar um ambiente de testes de regressão automatizado.

Em relação à tecnologia JavaServer Pages (JSP), julgue os itens a seguir.

Para que métodos estáticos de classes Java sejam executados a partir das funções da linguagem de expressão em JSP, é necessário que o nome da função coincida com o nome do método da classe Java.

O artefato definido no RUP (Rational Unified Process) que identifica as mudanças e os erros conhecidos em uma versão de um build ou em uma unidade de implantação que tenha sido disponibilizada para uso é denominado de:

Um processo de desenvolvimento de software contém a descrição de uma abordagem para a construção de sofware. A UML (unified modeling language) é uma linguagem visual para especificar, documentar e construir os artefatos de sistemas orientados a objetos. Quanto ao ambiente de desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, julgue os itens a seguir.

Na convenção de notação usada na UML, a chamada por mensagens assíncronas é representada no diagrama de sequência por meio de seta cheia (não pontilhada).

Com referência à engenharia e gestão de requisitos de software, julgue os próximos itens.

Após a identificação, os requisitos devem ser modelados para se obter uma melhor compreensão do produto a ser desenvolvido. Os principais paradigmas de modelagem de requisitos são análise estruturada e análise orientada a objetos.

Julgue os itens seguintes acerca de DML (data manipulation language) e DDL (data definition language).

A criação de visões em um banco de dados relacional pode ser feita por meio de sentenças escritas em uma DDL.

Acerca de componentes de softwares, julgue os itens seguintes.

Considerando o desenvolvimento de uma solução de software seguindo sequencialmente as fases de iniciação, elaboração, construção e transição, é possível criar os componentes na fase de iniciação, embora, sob o ponto de vista da arquitetura, esses componentes sejam criados na fase de elaboração e os demais na fase de construção, sendo atualizados durante a fase de transição à medida que defeitos são localizados e corrigidos.

Julgue os seguintes itens a respeito de qualidade de software.

A revisão de um projeto de software, tendo em vista a qualidade do processo de codificação, inclui, entre outros aspectos, verificar a ocorrência de erros de ortografia, o uso adequado das convenções da linguagem e se as constantes físicas estão corretas.

Um processo de desenvolvimento de software contém a descrição de uma abordagem para a construção de sofware. A UML (unified modeling language) é uma linguagem visual para especificar, documentar e construir os artefatos de sistemas orientados a objetos. Quanto ao ambiente de desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, julgue os itens a seguir.

GRASP (general responsibility assignment software patterns) consiste em um conjunto de sete padrões básicos para atribuir responsabilidades em projeto orientado a objetos: information expert, creator, controller, low coupling, high cohesion, polymorphism e pure fabrication.

Acerca de engenharia de requisitos, julgue os itens subsequentes.

A verificação de requisitos tem por objetivo analisar se os modelos construídos estão de acordo com os requisitos definidos. Por sua vez, a validação de requisitos visa assegurar que as necessidades do cliente estão sendo atendidas por tais requisitos.