← Início

Questões de Concurso - Analista de Saúde Cardiologia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - Analista de Saúde Cardiologia com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!


Uma jovem de 17 anos de idade participava do coral da sua escola e sofreu o primeiro episódio de desmaio, no palco, durante a apresentação de final do ano. Retirada do palco, recobrou-se no camarim e, posteriormente, foi levada pelos pais para avaliação médica. O exame físico e o eletrocardiograma foram normais. Nessa situação,

A complicação mais freqüente da plaquetopenia relacionada ao uso de heparina é

O pulso paradoxal é

A administração de estatinas deve ser interrompida quando

Homem assintomático, portador de estenose aórtica, sem sobrecarga ventricular esquerda no eletrocardiograma, com discreta hipertrofia concêntrica do miocárdio no ecocardiograma e gradiente transvalvar aórtico estimado em 50 mmHg no doppler. Assinale, dentre as opções abaixo, a mais apropriada para a avaliação clínica repetida no seguimento do paciente.

Mulher de 34 anos de idade, portadora de prolapso da valva mitral, sofreu endocardite por Streptococcus sanguis há dez anos e ficou com a seqüela de insuficiência da valva mitral. Encontra-se assintomática, sem limitação física. No exame físico há sopro mitral de 2/6. As câmaras cardíacas e a fração de ejeção do ventrículo esquerdo são normais no ecocardiograma. A paciente pretende engravidar. Nesse caso, é correto afirmar que

Paciente em choque cardiogênico, recebendo 10 micrograma/Kg/min de dobutamina, apresenta-se taquidispnéico, pressão venosa central de 15 mm Hg, ausculta pulmonar normal, enchimento capilar de 4 segundos, freqüência cardíaca 120 batimentos por minuto, pressão arterial 130 / 70 mm Hg, saturação venosa central de oxigênio de 66%. Qual a melhor conduta para este caso?

Paciente de 58 anos sofre infarto agudo do miocárdio de parede anterior tendo evoluído em Killip I. A fração de ejeção medida pelo ecocardiograma transtorácico foi de 42%. Qual a melhor conduta para prevenção de morte súbita antes da alta neste caso?

Sobre a dobutamina é correto afirmar que

A pressão venosa jugular