Questões de Concursos - Analista de Sistemas Júnior Engenharia de Software - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Analista de Sistemas Júnior Engenharia de Software - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Os vetores e as listas encadeadas constituem as estruturas de dados mais simples e fundamentais para a construção dos algoritmos e são necessários em grande parte das situações de desenvolvimento de programas computacionais. Cada um deles possui características importantes que os tornam mais ou menos eficientes em determinadas operações, acelerando-as ou prejudicando-as devido à estrutura de armazenamento dos dados. Relacione as operações apresentadas na coluna da esquerda com o respectivo pior tempo de execução, entre os indicados na coluna da direita.

Imagem 070.jpg

Estão corretas as associações

O programador de um sistema Web deseja imprimir, em determinada tela, a hora atual. Que fragmento de código C# atinge esse objetivo?

O design baseado em responsabilidades é um método bastante difundido de design orientado a objetos.

Qual ferramenta é usada por essa abordagem para o registro informal de possíveis colaborações entre os objetos de uma aplicação?

O gerenciamento de custo de um projeto é uma atividade de vital importância para garantir a viabilidade de um projeto. Essa atividade inclui várias subatividades, entre as quais podem ser destacadas duas. Primeiramente, tem-se a estimativa de custos, na qual é desenvolvida uma aproximação dos custos dos recursos necessários para terminar cada atividade do programa. Em seguida, tem-se a orçamentação, que recebe, entre outras entradas, a estimativa de custos e estabelece os parâmetros financeiros dos dispêndios e das entradas a serem realizados durante a execução do projeto. Relacione os elementos de estimativa de custos e de orçamentação da coluna da esquerda com a respectiva característica, entre as indicadas na coluna da direita.

Imagem 045.jpg

Estão corretas as associações

Sobre visões em bancos de dados relacionais, considere as afirmativas a seguir.

I - O uso de visões permite restringir o acesso a dados das tabelas por razões de segurança.
II - Fazer em uma visão gerada a partir de uma única tabela, e que não contenha a chave primária da tabela nessa visão, gera erro.
III - É impossível fazer em visões geradas por junções em mais de uma tabela.

Está correto APENAS o que se afirma em

O COBIT 4.0 apresenta 34 processos de TI divididos por 4 áreas ou domínios. Cada processo possui um objetivo ou requisito de controle de alto nível e objetivos detalhados. Além disso, há objetivos de controle genéricos que os processos devem observar, que são identificados como PCn, de "process control number". NÃO corresponde a um dos objetivos de controle genéricos do COBIT 4.0:

As técnicas de identificação de requisitos de sistemas possuem características apropriadas a cada situação. Nesse contexto, analise as afirmações sobre as técnicas a seguir, considerando que a abordagem baseada em

I - Workshop de Requisitos utiliza momentos de descontração como forma de dinamizar o trabalho em equipe;

II - Cenários utiliza exemplos práticos descritivos do comportamento de um sistema;

III - Entrevistas e Questionários mostra-se inadequada na fase inicial de obtenção de dados.

Está correto o que se afirma em

O COBIT 4.0, especificado pelo IT Governance Institute (ITGI), é um framework para governança de TI. Conforme definida pelo ITGI para fundamentação do COBIT 4.0, a governança de TI

Conforme a NBR/ISO 27002, o objetivo da Política de Segurança da Informação é

Dois vetores, v1 e v2, armazenam N inteiros cada um, estão ordenados de forma crescente e têm a propriedade de que o último elemento de v1 (v1[N-1]) é menor que o primeiro elemento de v2 (v2[0]). É retirado um elemento de cada vez de cada um desses vetores alternadamente, e cada elemento retirado é colocado em uma fila. Posteriormente, os elementos são retirados da fila e inseridos em uma árvore binária de busca. A árvore é percorrida em ordem simétrica, e os elementos são inseridos, assim que retirados, em uma pilha. Depois, cada elemento é retirado da pilha e inserido alternadamente em um dos vetores, começando por v1.

Diante do exposto, conclui-se que