Questões de Concursos Analista do Seguro Social

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  • 1 - Q10406.   Conhecimentos Específicos - Gestão de Pessoas - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  • Lacombe; Heilborn (2003) mencionam três importantes autores de trabalhos na área e assim os apresentam:

    I - Estudou os métodos de influência e as limitações da autoridade, concluindo ser preciso adequar a forma de exercício da autoridade ao grau de dependência do subordinado
    II - Desenvolveu estudos relacionados a tipos de supervisão; lealdade aos colegas; liberdade de comunicação e sua percepção; correlação entre comunicação e produção; variáveis causais; intervenientes e finais; e sistemas de gestão empresarial.
    III - Estudou como as pessoas evoluem de um estágio de imaturidade pessoal e profissional para a maturidade.

    Quem foram, respectivamente, os autores desses estudos?
  • 2 - Q10414.   Português - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  •                                    ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS À DOCÊNCIA
                                                                                                                            Elis Regina Fogaça Silveira

               Segundo a Organização Mundial de Saúde, os superdotados formam de 1% a 3% da população. Há quem diga, porém, que essa porcentagem se refere apenas aos talentos que se destacam nas áreas intelectuais ou acadêmicas. Porém, se avaliarmos as competências dessas crianças, referentes à liderança, criatividade, psicomotricidade e artes, as estatísticas aumentarão consideravelmente.
                Esse grupo tem sido mal identificado no Brasil, demonstrando como existem tabus a serem rompidos, pelo desconhecimento do tema por parte não só da sociedade, mas também da escola e família. Já é fato que, se uma criança com Altas Habilidades não é estimulada intelectualmente, podem ocorrer alterações de comportamento como resposta à frustração vivenciada por ela. É comum que alunos se tornem entediados e retraídos diante da rotina escolar, e a falta de oportunidades do meio pode levar o sujeito à indiferença, à apatia e a reações agressivas, podendo chegar até mesmo a ocultar seus talentos.
                De acordo com as diretrizes da Secretaria de Educação Especial, a identificação da criança com Altas Habilidades deve ocorrer o mais cedo possível, já na pré-escola, visando ao pleno desenvolvimento de suas capacidades e ao seu ajustamento social. Cada aluno deve ser atendido em sua totalidade. A proposta é utilizar fontes múltiplas na identificação, não enfatizando resultados em testes de QI, mas considerando importante conhecer a história de vida familiar e escolar do aluno, seus interesses, suas preferências e padrões de comportamento social em variadas oportunidades e situações. O processo de identificação deve caracterizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando um compromisso socioeducacional mais amplo.
                Sabe-se que a inteligência apresenta predisposição genética, mas o meio cultural é, sem dúvida, propulsor para o aperfeiçoamento das habilidades. Assim como os pássaros dependem das duas asas para levantar voo, as crianças portadoras de Altas Habilidades/Superdotação necessitam de um meio familiar e social acolhedores que possibilitem a sua integração.

    [Texto adaptado]
    Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.
    Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).
    Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 101.
  • Os procedimentos para identificar as crianças portadoras de altas habilidades incluem os seguintes pontos:

    I. aplicação de testes de QI;
    II. levantamento do histórico familiar;
    III. avaliação do histórico escolar;
    IV. confronto entre interesses e preferências;
    V. prescrição do comportamento social.

    Quantas dessas indicações estão coerentes com o que o texto diz explicitamente?
  • 3 - Q10386.   Direito Administrativo - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  • Quais os critérios que devem ser utilizados para o julgamento das propostas, em processo de licitação, nos termos determinados pela Lei n. 8666/93?
  • 4 - Q10384.   Direito Administrativo - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  • Com relação à inexigibilidade de licitação, é correto afirmar, na forma da Lei n. 8666/93:
  • 6 - Q10398.   Direito Previdenciário - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  • Assinale a alternativa que contém informação correta sobre o auxílio-doença, nos termos da Lei no 8213/91.
  • 7 - Q10373.   Administração de Material - Administração de Recursos Materiais - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  • Analise as duas afirmações a seguir e suas interligação (DIAS, 2012):

    O estoque é necessário para que o processo de produção/vendas da empresa opere com um número mínimo de preocupações e desníveis.

    PORQUE

    O custo total é o somatório do custo de armazenagem e o custo do transporte.

    Acerca dessas afirmações, cabe dizer que
  • 9 - Q10376.   Administração - Administração Geral - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  • Qualidade total assenta-se sobre duas premissas importantes: conscientização e planejamento. A conscientização é o caminho para resultados e o planejamento é estabelecer metas específicas a serem atingidas; estabelecer planos para atingir tais metas; atribuir responsabilidades definidas a fim de obter resultados e recompensar com base em resultados obtidos. Adicionalmente, existem duas vertentes críticas no processo de planejamento (ARAUJO, 2001. p. 119). Quem é o autor dessa afirmação?
  • 10 - Q10392.   Direito Constitucional - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  • Com relação a pena de morte, nos termos da Constituição Federal, é correto afirmar que