Questões de Concursos Analista do Seguro Social

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  • 1 - Questão 10414.   Português - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  •                                    ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS À DOCÊNCIA
                                                                                                                            Elis Regina Fogaça Silveira

               Segundo a Organização Mundial de Saúde, os superdotados formam de 1% a 3% da população. Há quem diga, porém, que essa porcentagem se refere apenas aos talentos que se destacam nas áreas intelectuais ou acadêmicas. Porém, se avaliarmos as competências dessas crianças, referentes à liderança, criatividade, psicomotricidade e artes, as estatísticas aumentarão consideravelmente.
                Esse grupo tem sido mal identificado no Brasil, demonstrando como existem tabus a serem rompidos, pelo desconhecimento do tema por parte não só da sociedade, mas também da escola e família. Já é fato que, se uma criança com Altas Habilidades não é estimulada intelectualmente, podem ocorrer alterações de comportamento como resposta à frustração vivenciada por ela. É comum que alunos se tornem entediados e retraídos diante da rotina escolar, e a falta de oportunidades do meio pode levar o sujeito à indiferença, à apatia e a reações agressivas, podendo chegar até mesmo a ocultar seus talentos.
                De acordo com as diretrizes da Secretaria de Educação Especial, a identificação da criança com Altas Habilidades deve ocorrer o mais cedo possível, já na pré-escola, visando ao pleno desenvolvimento de suas capacidades e ao seu ajustamento social. Cada aluno deve ser atendido em sua totalidade. A proposta é utilizar fontes múltiplas na identificação, não enfatizando resultados em testes de QI, mas considerando importante conhecer a história de vida familiar e escolar do aluno, seus interesses, suas preferências e padrões de comportamento social em variadas oportunidades e situações. O processo de identificação deve caracterizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando um compromisso socioeducacional mais amplo.
                Sabe-se que a inteligência apresenta predisposição genética, mas o meio cultural é, sem dúvida, propulsor para o aperfeiçoamento das habilidades. Assim como os pássaros dependem das duas asas para levantar voo, as crianças portadoras de Altas Habilidades/Superdotação necessitam de um meio familiar e social acolhedores que possibilitem a sua integração.

    [Texto adaptado]
    Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.
    Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).
    Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 101.
  • Os procedimentos para identificar as crianças portadoras de altas habilidades incluem os seguintes pontos:

    I. aplicação de testes de QI;
    II. levantamento do histórico familiar;
    III. avaliação do histórico escolar;
    IV. confronto entre interesses e preferências;
    V. prescrição do comportamento social.

    Quantas dessas indicações estão coerentes com o que o texto diz explicitamente?
  • 2 - Questão 10391.   Direito Constitucional - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  • A competência para processar os crimes de responsabilidade do Juiz do Trabalho, nos termos da Constituição Federal, é do
  • 3 - Questão 10397.   Direito Previdenciário - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  • O Regime Geral de Previdência Social, nos termos da Lei n. 8212/91, reconhece como segurado facultativo
  • 4 - Questão 10382.   Direito Administrativo - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  • É ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades mencionadas pela Lei n. 8429/92.

    Assinale a alternativa que se relaciona coerentemente com o texto acima.
  • 5 - Questão 10415.   Português - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  •                                    ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS À DOCÊNCIA
                                                                                                                            Elis Regina Fogaça Silveira

               Segundo a Organização Mundial de Saúde, os superdotados formam de 1% a 3% da população. Há quem diga, porém, que essa porcentagem se refere apenas aos talentos que se destacam nas áreas intelectuais ou acadêmicas. Porém, se avaliarmos as competências dessas crianças, referentes à liderança, criatividade, psicomotricidade e artes, as estatísticas aumentarão consideravelmente.
                Esse grupo tem sido mal identificado no Brasil, demonstrando como existem tabus a serem rompidos, pelo desconhecimento do tema por parte não só da sociedade, mas também da escola e família. Já é fato que, se uma criança com Altas Habilidades não é estimulada intelectualmente, podem ocorrer alterações de comportamento como resposta à frustração vivenciada por ela. É comum que alunos se tornem entediados e retraídos diante da rotina escolar, e a falta de oportunidades do meio pode levar o sujeito à indiferença, à apatia e a reações agressivas, podendo chegar até mesmo a ocultar seus talentos.
                De acordo com as diretrizes da Secretaria de Educação Especial, a identificação da criança com Altas Habilidades deve ocorrer o mais cedo possível, já na pré-escola, visando ao pleno desenvolvimento de suas capacidades e ao seu ajustamento social. Cada aluno deve ser atendido em sua totalidade. A proposta é utilizar fontes múltiplas na identificação, não enfatizando resultados em testes de QI, mas considerando importante conhecer a história de vida familiar e escolar do aluno, seus interesses, suas preferências e padrões de comportamento social em variadas oportunidades e situações. O processo de identificação deve caracterizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando um compromisso socioeducacional mais amplo.
                Sabe-se que a inteligência apresenta predisposição genética, mas o meio cultural é, sem dúvida, propulsor para o aperfeiçoamento das habilidades. Assim como os pássaros dependem das duas asas para levantar voo, as crianças portadoras de Altas Habilidades/Superdotação necessitam de um meio familiar e social acolhedores que possibilitem a sua integração.

    [Texto adaptado]
    Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.
    Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).
    Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 101.
  • O texto defende o seguinte ponto de vista:
  • 8 - Questão 10379.   Administração - Administração Geral - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  • ____________________ é o registro do trabalho efetuado, à proporção que vai sendo realizado, de modo que o desempenho (resultado) possa ser comparado com o valor de padrão estabelecido (LACOMBE; HEILBORN, 2003 p. 174).

    Qual das alternativas abaixo completa coerentemente a lacuna?
  • 9 - Questão 10377.   Administração - Administração Geral - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  • A empresa ROSAMAR tem três diretorias ligadas à Presidência. A Diretoria de Recursos Humanos tem dois Departamentos: (I) Recrutamento e Seleção e (II) Folha de Pagamento; a Diretoria de Comercial tem dois Departamentos: (I) Pesquisa de Mercado e (II) Vendas; e a Diretoria de Produção tem quatro departamentos: (I) Engenharia, (II) Suprimentos, (III) Planejamento e Controle da Produção e (IV) Fabricação.

    O principal critério de departamentalização existente na empresa é por
  • 10 - Questão 10394.   Direito Previdenciário - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  • Considera-se segurado obrigatório da Previdência Social, nos termos da Lei 8213/91,