← Início

Questões de Concurso - Analista Economia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - Analista Economia com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!


Uma forma pela qual o governo pode reduzir a razão da dívida pública sobre o PIB é, ceteris paribus,

Um consumidor possui função utilidade dada por U = u(x, y) e restrição orçamentária igual a R = pxx + pyy, em que R representa a renda do consumidor e px e py, ambos positivos, representam, respectivamente, os preços dos bens x e y. Supondo que esse consumidor se encontra em situação de equilíbrio, maximizando sua função utilidade a partir de sua restrição orçamentária, julgue os itens seguintes.

Caso ocorra a elevação de px, o bem x será um bem normal somente quando o efeito substituição for superior ao efeito renda.

A curva de Laffer NÃO prediz que:

Em relação ao papel do câmbio no processo de industrialização substitutiva de importações, julgue os itens a seguir.

Quando a valorização do câmbio barateia os preços de importação, consequentemente há um estímulo para a compra de bens de capital estrangeiros, ampliando-se a capacidade instalada.

Acerca das funções econômicas e das políticas governamentais, julgue o item abaixo.

A política fiscal, de que são exemplos as compras governamentais e a tributação, é empregada para intervir nas flutuações econômicas relacionadas à demanda agregada, sem que gere repercussões monetárias sobre a economia.

O Plano Real teve três fases de implementação: ajuste fiscal, desindexação e âncora nominal.


Em relação à terceira fase de implementação do Plano Real, assinale a opção que indica uma de suas características.

Com relação às estruturas de mercado e às estratégias competitivas, julgue os itens a seguir.

Nos mercados organizados sob a forma de concorrência perfeita, o lucro econômico das empresas será nulo no equilíbrio de longo prazo.

Em relação ao modelo IS-LM, analise as afirmativas a seguir.

I.Pela lógica keynesiana, se houver excesso de demanda no mercado de bens, o ajuste se dá apenas via elevação da quantidade produzida e da renda.
II. Se o mercado monetário se equilibrar mais rapidamente do que o mercado de bens, então, ajustes da taxa de juros precedem ajustes na produção.
III. Em uma situação de pleno emprego, como a economia brasileira se encontra aproximadamente nos dias de hoje, a política fiscal é totalmente eficaz.

Assinale:

Considerando uma função de produção Cobb-Douglas dada por y = K? Lß , em que y indica o montante produzido de determinado bem para cada quantidade K de capital, e cada quantidade L de trabalho, julgue os itens subsequentes.

Se ? + ß = 1, a produtividade marginal do trabalho é uma função homogênea de grau zero.

A função utilidade de cada consumidor em uma economia com os bens x e y é expressa por U(x, y) = 2x + y + xy. Com base nessa função utilidade, julgue os próximos itens.

A demanda individual pelo bem x independe do preço do bem y.