← Início

Questões de Concursos - Analista em Ciência - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Analista em Ciência - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Acerca de burocracia e dos tipos de políticas públicas, julgue os itens que se seguem.

As políticas regulatórias não passam pelo processo formal de implementação, uma vez que, por consistirem em decisões monocráticas do poder público, elas prescindem de implementação.

A respeito das fases de políticas públicas, julgue os próximos itens.

O principal objeto de estudo da teoria do equilíbrio pontuado são os períodos de estabilidade nas políticas públicas, em detrimento dos momentos de mudança, que impossibilitam a análise da formação da agenda.

Julgue os itens seguintes, referentes a regulação econômica e defesa da concorrência.

A equivalência de preços — observada quando uma empresa garante preço menor que o praticado pelo concorrente — é uma prática informal de cartel.

Com relação aos modelos de tomada de decisão e ao neoinstitucionalismo, julgue os itens seguintes.

Na abordagem racional de tomada de decisões, a definição dos meios e fins é uma etapa que ocorre simultaneamente ao processo de escolha.

A respeito das fases de políticas públicas, julgue os próximos itens.

No modelo de coalizão de defesa, as crenças e os valores são elementos considerados no processo de formulação de políticas públicas.

No que se refere a Estado e bem-estar social, julgue os próximos itens.

O fato de a descentralização fiscal proporcionar maior autonomia local no que se refere à execução e fiscalização dos serviços públicos prestados é utilizado como argumento a favor de sua implementação.

Acerca de burocracia e dos tipos de políticas públicas, julgue os itens que se seguem.

As políticas redistributivas instauram elevado grau de conflito político, visto que definem e determinam a estrutura dos processos e os conflitos políticos.

Acerca da macroeconomia, julgue os itens subsequentes.

Déficits nas transações correntes do balanço de pagamentos de um país podem não ser preocupantes se o país apresentar superávit na conta de capital e finanças do balanço de pagamentos.

Julgue os itens a seguir, relativos a políticas públicas.

O campo da política circunscreve-se à resolução de conflitos privados, mediante um conjunto de procedimentos formais envoltos em relações de poder, ao passo que o campo da política pública volta-se à resolução de conflitos relacionados aos bens públicos.

A respeito de sistemas de governo, governabilidade, relação entre poderes e intermediação de interesses, julgue os próximos itens.

Estudos apontam que a aprovação de projetos de lei é mais eficiente para aumentar a probabilidade de sucesso eleitoral de candidatos à reeleição para a Câmara dos Deputados no Brasil do que a alocação de emendas orçamentárias individuais dos deputados federais.