← Início

Questões de Concurso - Analista Judiciário Engenharia Elétrica - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - Analista Judiciário Engenharia Elétrica com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!


Texto associado.

Julgue os itens a seguir, acerca da ciência dos materiais.

Os materiais podem ser classificados em dois grandes grupos: materiais estruturais, aqueles cujas propriedades mecânicas têm um papel fundamental, e materiais funcionais, utilizados para o cumprimento de determinado grupo de funções, como, por exemplo, materiais semicondutores, materiais magnéticos, materiais condutores de eletricidade, entre outros.

Texto associado.

Em relação à Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens que se seguem.

O licenciamento de um servidor para desempenho de mandato classista concede a ele o direito de considerar como de efetivo exercício o tempo de serviço durante o aludido afastamento.

Considere um sistema trifásico simétrico e equilibrado em que um gerador em estrela com tensão de fase de 220 V alimenta uma carga em triângulo composta de três impedâncias de 20?60°? . A tensão e a corrente de linha valem, respectivamente,

Em relação ao posicionamento das descidas de SPDA não isolados, de acordo com a ABNT NBR 5419, o material da parede onde os condutores de descida serão instalados deverá ser considerado, sendo que

Tipo de eletroduto mais adequado para instalação aparente de cargas que produzem elevadas vibrações, como em ramais de alimentação de máquinas e motores:

A respeito de proteção para garantir segurança, considere o item 5 da norma NBR 5410 abaixo, parcialmente transcrito:

" As medidas de proteção contra choques elétricos são apresentadas em..." " Quanto à proteção adicional, os meios de proteção são apresentados em..." " Massas simultaneamente acessíveis devem estar vinculadas a um mesmo eletrodo de aterramento, sem prejuízo de eqüipotencializações adicionais que se façam necessárias, para fins de proteção contra choques e/ou de compatibilidade eletromagnética." Os vocábulos medidas, meios e vinculadas constantes na norma devem ser interpretados, respectivamente, da seguinte maneira:

Texto associado.

Considerando-se que três motores em corrente contínua tenham a mesma potência nominal, mas tenham excitação em série composta, aditiva e derivação (shunt), julgue os itens seguintes.

Caso os motores estejam desenvolvendo a mesma velocidade, próxima à nominal, então o motor que apresentará maior conjugado neste caso é aquele com excitação em derivação.

Zuleica, Teodora e Bárbara são analistas dos Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará, sendo que Teodora é aposentada, Zuleica praticou infração disciplinar sujeita a penalidade de suspensão de até 30 dias, Teodora praticou infração disciplinar sujeita a cassação da aposentadoria e Bárbara praticou infração disciplinar sujeita a penalidade de suspensão de até 90 dias. Nestes casos, de acordo com a Lei no 8.112/90, será obrigatória a instauração de processo administrativo disciplinar para a apuração das infrações cometidas por

Texto associado.

A respeito de transformadores de potencial (TP) e de transformadores de corrente (TC), julgue os seguintes itens.

Em qualquer situação, haverá prejuízo no desempenho, na vida útil e no nível de isolação de um TC, se ele operar carregado plenamente até o limite térmico.

Texto associado.

A perícia de edificações visa levantar as condições de
utilização e identificar problemas que comprometam a segurança, a
saúde e o conforto dos seus usuários. A realização dessa atividade é
de responsabilidade e exclusiva competência dos profissionais
legalmente habilitados pelo CREA. As perícias podem ocorrer em
ações administrativas e extrajudiciais.

R. A. AZEVEDO. Responsabilidade dos engenheiros e
arquitetos
. Goiânia: Kelps. 2008 (com adaptações).

A respeito do assunto tratado acima, julgue os itens subsequentes.

Considere que, depois de iniciados os trabalhos contratados, um engenheiro solicite interrompê-los, com anulação do contrato, alegando incompatibilidade com sua titulação. Nessa situação, o engenheiro está amparado em seus direitos individuais universais.