← Início

Questões de Concurso - Arquiteto - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - Arquiteto com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!


NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No âmbito da atuação do profissional de arquitetura e urbanismo, existem duas dimensões de projetos que interferem na paisagem e na dinâmica urbana. Uma dimensão é pontual e relativamente restrita e refere-se à elaboração de projetos arquitetônicos, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte; a outra refere-se às intervenções extensas e mais complexas, norteadas pelos projetos urbanísticos. Como condicionantes do processo de projetação urbanística, uma série de elementos são considerados. Considere as alternativas abaixo e marque somente a correta: são elementos considerados para a elaboração de projetos urbanísticos:

A inclinação de um telhado é fixada em função:

Acerca de estudos de viabilidade para um empreendimento imobiliário, julgue os itens a seguir. Para um determinado imóvel residencial, um parâmetro adequado de estudo de sua viabilidade de utilização econômica, de acordo com o método comparativo de custo de reprodução de benfeitorias, seria uma reforma composta de troca de pisos e esquadrias.

Os terrenos a serem aterrados deverão ser previamente limpos, de modo a que não reste qualquer espécie de vegetação ou tipo de entulho, quando do início dos serviços. Os trabalhos de aterro e de reaterro das cavas de fundação deverão ser executados:

O uso de arcos plenos, abóbadas de berço, colunas, cúpulas em edifícios como termas, anfiteatros, basílicas e aquedutos caracterizam a arquitetura:

Na instalação sanitária, denomina-se "esgoto primário" aquele que

Conforme a Lei 4.320/64, as despesas correntes e de capital se subdividem em cinco classificações. Dentre estas, a que se destina a obras de conservação e adaptação de imóveis é:

O arranha-céu passou a ser símbolo do progresso industrial nas grandes cidades do mundo desenvolvido. Na cidade de Nova Iorque, por exemplo, houve uma corrida entre empreendedores em busca da construção do edifício mais alto. Como fruto desse fenômeno, surgiram edifícios que hoje são considerados símbolos da cidade, como o Empire State Building, o Chrysler Building e, mais tarde, o Rockfeller Center. Com relação a esse assunto, julgue o item subsequente.

O edifício de grande altura tornou-se viável em decorrência, em parte, da invenção do elevador, no século XIX. No século XXI, surgiu o elevador sem casa de máquinas, o que otimizou o espaço ocupado pelo maquinário, na cobertura do edifício.

O livro ?Urban Design: a typology of procedures and products? (LANG, 2005) classifica os processos de desenho urbano em quatro tipos: o Desenho Urbano ?total?, o Desenho urbano ?all of a piece?, o Desenho Urbano ?piece-by-piece? e o Desenho Urbano ?plug-in?. Essencial para um bom entendimento do desenho urbano é saber por quem as decisões são tomadas e com qual encadeamento. Atente ao que se diz a seguir sobre os tipos de desenho urbano:

I. No Desenho Urbano ?total?, uma única equipe controla todo o projeto. Esse tipo é raro de se encontrar ? pelo menos aqui no Brasil.

II. No Desenho urbano ?all of a piece?, a produção das edificações é feita a partir de centenas ou milhares de decisões individuais que, entretanto, devem obedecer a um conjunto de normas gerais. Sendo assim, a construção de edificações é controlada por zoneamentos, incentivos e penalidades.

III. No Desenho Urbano ?piece-by-piece?, uma equipe cria um plano geral que orienta as intervenções de diversos empreendedores, cada um com sua própria equipe. Um exemplo desse tipo é o Loteamento Pedra Branca, em Palhoça, SC. Lá, uma equipe norte-americana (DPZ), com a ajuda de arquitetos brasileiros, fez um masterplan para a área. Em seguida, vários escritórios de arquitetura foram contratados para projetar as quadras que compõem a proposta geral.

IV. O Desenho Urbano ?plug-in? remete ao conceito de ?acupuntura urbana?, segundo o qual intervenções pontuais no tecido urbano seriam capazes de produzir consequências benéficas para o entorno e, talvez, para toda a cidade.

Está correto o que se afirma em

O gerenciamento da produção de uma obra tem relação intrínseca com os índices adotados no orçamento.

Em relação ao conhecimento e ao domínio desses índices, considere as afirmações abaixo.

I - Contribuem para que o gerente estabeleça metas de desempenho para a equipe.

II - Fornecem um parâmetro para comparação do que foi orçado com o que está sendo executado.

III - Possibilitam a detecção de desvio.

É correto o que se afirma em