Questões de Concursos Arquiteto Urbanista

Resolva Questões de Concursos Arquiteto Urbanista Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 14964 - Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - AL MT - FGV - 2013
  • Com  relação  às  etapas  do  projeto  arquitetônico,  analise  as  afirmativas a seguir.

    I.  O projeto executivo é acompanhado de detalhes construtivos  e  das  especificações  dos  materiais,  integrando-se  aos  projetos estruturais e de instalações. 

    II.  O anteprojeto é desenhado à mão  livre, com  instrumento ou  com  ferramentas digitais e deve  ser  submetido à apreciação  do cliente. 

    III.  O  estudo  preliminar  constitui  a  primeira  representação  gráfica da  ideia  do projeto  arquitetônico,  sendo desenhado,  geralmente, à mão livre. 

    Assinale:
  • 2 - Questão 14932 - Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - SPTRANS - VUNESP - 2012
  • O projeto dos sistemas elétricos de uma edificação de pequeno porte preverá alimentação em baixa tensão, separando-se os circuitos de alimentação de tomadas daqueles que servem à iluminação dos ambientes. Considerem-se as seguintes afirmações, referentes a especificações desse projeto:

    I. o dimensionamento dos disjuntores de cada circuito deve levar em conta a intensidade máxima de corrente admitida conforme o diâmetro dos fios ou cabos utilizados;

    II. um dimensionamento adequado de disjuntores termomagnéticos para proteção contra sobrecorrentes protegerá também o usuário contra choques elétricos;

    III. todos os circuitos de alimentação da iluminação deverão ser aterrados e devem ser derivados diretamente da caixa de entrada de energia, e não do quadro geral de distribuição.

    É correto o afirmado em
  • 4 - Questão 23317 - Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - CEHAP PB - CESPE - 2009
  • Em referência à telefonia, ao PABX e ao PBX, assinale a opção incorreta.
  • 6 - Questão 16066 - Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - Prefeitura de Florianópolis SC - FGV - 2014
  • Uma das especificações para a construção de rampa em rotas acessíveis, estabelecida pela NBR9050:2004, que rege a acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos é:
  • 7 - Questão 14925 - Informática - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - SPTRANS - VUNESP - 2012
  • No Windows XP, em sua configuração padrão, deseja-se adicionar um atalho à Área de Trabalho para um arquivo que se encontra em uma determinada pasta. Uma das maneiras que pode ser utilizada para essa ação é:
  • 8 - Questão 14931 - Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - SPTRANS - VUNESP - 2012
  • As fundações de uma edificação situada em determinada área de várzea deverão ser adequadas a uma situação de inviabilidade de emprego de fundações diretas. A sondagem a percussão revelou um subsolo caracterizado pela presença de camadas de bota-fora de terra e material inerte e de argilas orgânicas moles a muito moles, com uma súbita transição para material impenetrável. O parecer de fundações indicou, em função dessas e de outras características da obra, o emprego de estacas metálicas, com profundidade variando em torno de 8 m. Pode-se dizer, nessas condições, que as reações de apoio das estacas dependerão basicamente
  • 9 - Questão 14939 - Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - SPTRANS - VUNESP - 2012
  • Uma nova pista está sendo projetada, e o projeto geométrico deve ser estaqueado a cada 20 m, para fins de locação, amarração de elementos de curva, singularidades e outros. O projeto está sendo desenvolvido em AutoCAD®. Considerando-se que o eixo viário deve ser uma polyline contínua, para desenhar o estaqueamento, pode ser utilizado