Questões de Concursos Arquiteto Urbanista

Resolva Questões de Concursos Arquiteto Urbanista Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 14956.   Raciocínio Lógico - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - AL MT - FGV - 2013
  • Um cone circular reto de ferro, com 32cm de altura, é colocado com a base no fundo de um aquário, de tal modo que a parte do cone que fica acima do nível da água corresponde a 1/8 do volume total do cone. A altura da parte submersa do cone é
  • 2 - Questão 14946.   Português - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - AL MT - FGV - 2013
  • Fora de foco 

          Deve-se ao desenvolvimento de remédios e terapias, a partir de experimentos científicos em laboratórios com o uso de animais, parcela considerável do exponencial aumento da expectativa e da qualidade de vida em todo o mundo. É extensa a lista de doenças que, tidas como incuráveis até o início do século passado e que levavam à morte prematura ou provocavam sequelas irreversíveis, hoje podem ser combatidas com quase absoluta perspectiva de cura.
          Embora, por óbvio, o homem ainda seja vítima de diversos tipos de moléstias para as quais a medicina ainda não encontrou lenitivos, a descoberta em alta escala de novos medicamentos, particularmente no último século, legou à Humanidade doses substanciais de fármacos, de tal forma que se tornou impensável viver sem eles à disposição em hospitais, clínicas e farmácias.
          A legítima busca do homem por descobertas que o desassombrem do fantasma de doenças que podem ser combatidas com remédios e, em última instância, pelo aumento da expectativa de vida está na base da discussão sobre o emprego de animais em experimentos científicos. Usá-los ou não é um falso dilema, a começar pelo fato de que, se não todos, mas grande parte daqueles que combatem o emprego de cobaias em laboratórios em algum momento já se beneficiou da prescrição de medicamentos que não teriam sido desenvolvidos sem os experimentos nas salas de pesquisa.
          É inegável que a opção pelo emprego de animais no desenvolvimento de fármacos implica uma discussão ética. Mas a questão não é se o homem deve ou não recorrer a cobaias; cientistas de todo o mundo, inclusive de países com pesquisas e indústria farmacêutica mais avançadas que o Brasil, são unânimes em considerar que a ciência ainda não pode prescindir totalmente dos testes com organismos vivos, em razão da impossibilidade de se reproduzir em laboratório toda a complexidade das cadeias de células. A discussão que cabe é em relação à escala do uso de animais, ou seja, até que ponto eles podem ser substituídos por meios de pesquisas artificiais, e que protocolo seguir para que, a eles recorrendo, lhes seja garantido o pressuposto da redução (ou mesmo eliminação) do sofrimento físico.

    (O Globo, 21/11/2013)
  • “Usá-los ou não é um falso dilema, a começar pelo fato de que, se não todos, mas grande parte daqueles que combatem o emprego de cobaias em laboratórios em algum momento já se beneficiou da prescrição de medicamentos que não teriam sido desenvolvidos sem os experimentos nas salas de pesquisa”.

    A partir desse segmento do texto, é correto inferir que
  • 3 - Questão 14935.   Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - SPTRANS - VUNESP - 2012
  • Um abrigo de ônibus será implantado em situação de total exposição ao sol e em ambiente urbano agressivo, devido à poluição do ar. Cada abrigo de ônibus é pintado por uma cor que identifica a área em que se localiza. A sinalização e comunicação visual serão montadas em suportes de alumínio que deverão ser fixados à estrutura de aço do abrigo.

    Considere as especificações a seguir:

    I. estrutura em aço estrutural de baixa liga adicionado de cobre;

    II. pintura em esmalte epóxi aplicada sobre primer epóxi;

    III. fixação dos suportes de alumínio por meio de parafusos passantes, diretamente sobre a estrutura de aço, de modo a maximizar a superfície de contato entre o suporte e a estrutura.

    É(são) adequada(s) a(s) especificação(ões)
  • 4 - Questão 14965.   Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - AL MT - FGV - 2013
  • Com relação aos tubos e conexões de PVC (resina de cloreto de polivinila), utilizados em instalações prediais de água a 20oC, e cuja pressão máxima de serviço não pode superar 750 KPa (quilopascal), incluindo-se as variações dinâmicas, analise as afirmativas a seguir.

    I. Os tubos são fornecidos com diâmetro de referência entre 15 mm (1 ½”) e 50 mm (2”).
    II. As conexões usadas para água fria podem ser dos tipos soldável ou roscável.
    III. Os “joelhos” são conexões produzidas em 45o, 60o e 90o.

    Assinale:
  • 5 - Questão 16064.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - Prefeitura de Florianópolis SC - FGV - 2014
  • A Lei no 16.342, de 21/01/2014, que altera a Lei que institui o Código Estadual do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina, estabelece que “a recuperação ambiental constitui toda e qualquer ação que vise mitigar os danos ambientais causados, que compreendam, dependendo das peculiaridades do dano e do bem atingido”, determinadas modalidades. A modalidade reabilitação consiste na:
  • 6 - Questão 14941.   Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - SPTRANS - VUNESP - 2012
  • Um serviço será licitado por um órgão público. Pelas características dos trabalhos e pelos valores envolvidos, a licitação recaiu na modalidade de tomada de preços. Nos termos da Lei Federal n.º 8.666/93, artigos 21 e 22, os prazos legais para recebimento das propostas, contados a partir da divulgação do aviso ou instrumento convocatório, serão
  • 7 - Questão 14953.   Raciocínio Lógico - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - AL MT - FGV - 2013
  • Fabio, Guilherme e Hugo são funcionários da AL-MT. Um deles é  arquivista, outro é contador, e outro é segurança.  As  três  afirmações  seguintes  sobre  esses  funcionários  são  verdadeiras: 

    •  Fabio é mais velho que o contador. 
    •  Guilherme é arquivista. 
    •  Hugo não é o mais novo dos três. 

    É correto concluir
  • 8 - Questão 14933.   Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - SPTRANS - VUNESP - 2012
  • Em projetos hidráulicos, a ventilação das instalações prediais de esgoto primário deve ser conectada à tubulação
  • 9 - Questão 14921.   Raciocínio Lógico - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - SPTRANS - VUNESP - 2012
  • Álvaro e Bianca têm 5 filhas. Cada uma das filhas tem um irmão, e cada uma das 5 irmãs tem quatro sobrinhos. Contando Álvaro, Bianca e todos os seus filhos e netos, o número mínimo de integrantes dessa família é igual a
  • 10 - Questão 14939.   Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - SPTRANS - VUNESP - 2012
  • Uma nova pista está sendo projetada, e o projeto geométrico deve ser estaqueado a cada 20 m, para fins de locação, amarração de elementos de curva, singularidades e outros. O projeto está sendo desenvolvido em AutoCAD®. Considerando-se que o eixo viário deve ser uma polyline contínua, para desenhar o estaqueamento, pode ser utilizado