Questões de Concursos Arquivista

Resolva Questões de Concursos Arquivista Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 48719.   Arquivologia - Gestão de Documentos - Nível Superior - Arquivista - Ministério do Esporte - CESPE - 2008
  • A gestão de documentos originou-se da impossibilidadede se lidar, de acordo com moldes tradicionais, com as massascada vez maiores de documentos produzidos pelas administraçõespúblicas americanas e canadenses. Assim, com base nas soluções apontadas por comissões governamentais nomeadas para a reforma administrativa dos Estados Unidos da América e do Canadá, no final da década de 1940, foram estabelecidos princípios de racionalidade administrativa a partir da intervenção nas etapas do ciclo documental. 

    Maria Odila Fonseca. Informação, arquivos e instituições arquivísticas. In: Arquivo e administração. Rio de Janeiro, v. 1, n.º 1, p. 33-4, jan./jun/1998 (com adaptações).

    Considerando o texto acima, julgue os itens de 21 a 34, acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais.
  • Em um programa de gestão de documentos, os arquivistas são os responsáveis, em todos os níveis, pela produção e pelo uso de documentos arquivísticos em suas atividades rotineiras.
  • 2 - Questão 23305.   Arquivologia - Arquivos Permanentes - Nível Superior - Arquivista - CEFET RJ - CESGRANRIO - 2014
  • O arranjo de documentos é uma atividade ao mesmo tempo material e intelectual.

    Em uma instituição, antes de se proceder à ordenação dos documentos e das séries documentais, é necessário, como operação preliminar,
  • 3 - Questão 50503.   Raciocínio Lógico - Nível Superior - Arquivista - MPOG - CESPE - 2015
  • Determinado órgão público é composto por uma diretoria geral e quatro secretarias; cada secretaria é formada por três diretorias; cada diretoria tem quatro coordenações; cada coordenação é constituída por cinco divisões, com um chefe e sete funcionários subalternos em cada divisão.

    A respeito desse órgão público, julgue o item seguinte, sabendo que cada executivo e cada funcionário subalterno só pode ocupar um cargo nesse órgão.

    Se, entre onze servidores previamente selecionados, forem escolhidos: sete para compor determinada divisão, um para chefiar essa divisão, um para a chefia da coordenação correspondente, um para a diretoria e um para a secretaria, haverá menos de 8.000 maneiras distintas de se fazer essas escolhas.
  • 4 - Questão 50506.   Atualidades - Nível Superior - Arquivista - MPOG - CESPE - 2015
  • Impressiona a velocidade com que surgem novas tecnologias; algumas delas, pouco úteis; outras, revolucionárias. Julgue o item seguinte, sobre acontecimentos referentes a tecnologias.

    O recente voo do avião Impulse, movido a energia solar, atesta os avanços tecnológicos do mundo contemporâneo e sinaliza para a possibilidade de utilização dessa tecnologia em diversos setores, contribuindo para a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera.
  • 5 - Questão 23534.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - CEFET MG - 2014
  • Rondinelli (2002) apresenta quatro características que compõem o potencial probatório que advém do documento arquivístico.

    Associe essas características aos seus respectivos significados.

    CARACTERÍSTICAS

    1- Autenticidade
    2- Naturalidade
    3- Inter-relacionamento
    4- Unicidade

    SIGNIFICADOS

    ( ) ligada ao processo de criação, manutenção e custódia do documento.
    ( ) ligada ao fato de que cada registro documental assume um lugar único na estrutura do grupo ao qual pertence.
    ( ) ligada ao fato de os registros arquivísticos não serem coletados artificialmente, mas acumulados de modo natural nas administrações, em função dos seus objetivos práticos.
    ( ) ligada ao fato de os documentos estabelecerem relações no decorrer do andamento das transações para os quais foram criados.
    ( ) ligada ao fato de que os documentos são produto de rotinas processuais, visando ao cumprimento de determinada função, ou consecução de alguma atividade, e necessitam de ser criados e conservados, conforme procedimentos regulares que podem ser comprovados, a partir de rotinas estabelecidas.

    A sequência correta encontrada é
  • 6 - Questão 14187.   Informática - Nível Superior - Arquivista - INFRAERO - FCC - 2011
  • Um computador é constituído de um conjunto de periféricos. Para controlar cada um deles, o sistema operacional precisa de uma interface de software entre ele e o hardware que é o
  • 7 - Questão 34387.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - Eletrobrás - IADES - 2015
  • Conforme as características, a forma e o conteúdo, os documentos podem ser classificados segundo o gênero e a natureza do assunto. A respeito do gênero de documentos, assinale a alternativa que apresenta um gênero documental existente nos arquivos.
  • 8 - Questão 29443.   Inglês - Nível Superior - Arquivista - CODEMIG - FGV - 2015
  • TEXT 3
    Sustainable mining – oxymoron or a way of the future?


    Mining is an activity that has persisted since the start of humans using tools. However, one might argue that digging a big hole in the ground and selling the finite resources that come out of that hole is not sustainable, especially when the digging involves the use of other finite resources (i.e. fuels) and produces a lot of greenhouse gases.

    The counter argument could go along the lines that minerals are not being lost or destroyed through mining and mineral processing – the elements are being shifted around, and converted into new forms. Metals can even be extracted from waste, seawater or even sewage, and recycled. But a more simple argument is possible: a mine can be sustainable if it is economically, socially and environmentally beneficial in the short and long term. To be sustainable, the positive benefits of mining should outweigh any negative impacts. […]

    Social positives are often associated with mines in regional areas, such as providing better amenities in a nearby town, or providing employment (an economic and social positive). Social negatives can also occur, such as dust, noise, traffic and visual amenity. These are commonly debated and, whilst sometimes controversial, can be managed with sufficient corporate commitment, stakeholder engagement, and enough time to work through the issues. Time is the key parameter - it may take several years for a respectful process of community input, but as long as it is possible for social negatives to be outweighed by social positives, then the project will be socially sustainable.

    It is most likely that a mine development will have some environmental negatives, such as direct impacts on flora and fauna through clearing of vegetation and habitat within the mine footprint. Some mines will have impacts which extend beyond the mine site, such as disruption to groundwater, production of silt and disposal of waste. Certainly these impacts will need to be managed throughout the mine life, along with robust rehabilitation and closure planning. […]

    The real turning point will come when mining companies go beyond environmental compliance to create "heritage projects" that can enhance the environmental or social benefits in a substantial way – by more than the environmental offsets needed just to make up for the negatives created by the mine. In order to foster these innovative mining heritage projects we need to promote "sustainability assessments" - not just "environmental assessments". This will lead to a more mature appreciation of the whole system whereby the economic and social factors, as well as environmental factors, are considered in a holistic manner.

    (adapted from https://www.engineersaustralia.org.au/western-australia-division/sustainable-mining-oxymoron-or-way-future. Retrieved on August 10, 2015)
  • When Text 3 informs that elements can be “shifted around" (l. 9), it means they can be:
  • 9 - Questão 15485.   Português - Nível Superior - Arquivista - IFPR - CETRO - 2014
  • De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto à concordância verbal, assinale a alternativa correta.
  • 10 - Questão 14170.   Português - Nível Superior - Arquivista - INFRAERO - FCC - 2011
  • Os anônimos

     Na história de Branca de Neve, a rainha má consulta o seu espelho e pergunta se existe no reino uma beleza maior do que a sua. Os espelhos de castelo, nos contos de fada, são um pouco como certa imprensa brasileira, muitas vezes dividida entre as necessidades de bajular o poder e de refletir a realidade. O espelho tentou mudar de assunto, mas finalmente respondeu: “Existe". Seu nome: Branca de Neve.
         A rainha má mandou chamar um lenhador e instruiu-o a levar Branca de Neve para a floresta, matá-la, desfazer-se do corpo e voltar para ganhar sua recompensa. Mas o lenhador poupou Branca de Neve. Toda a história depende da compaixão de um lenhador sobre o qual não se sabe nada. Seu nome e sua biografia não constam em nenhuma versão do conto. A rainha má é a rainha má, claramente um arquétipo, e os arquétipos não precisam de nome. O Príncipe Encantado, que aparecerá no fim da história, também não precisa. É um símbolo reincidente, talvez nem a Branca de Neve se dê ao trabalho de descobrir seu nome. Mas o personagem principal da história, sem o qual a história não existiria e os outros personagens não se tornariam famosos, não é símbolo de nada. Ele só entra na trama para fazer uma escolha, mas toda a narrativa fica em suspenso até que ele faça a escolha certa, pois se fizer a errada não tem história. O lenhador compadecido representa dois segundos de livre-arbítrio que podem desregular o mundo dos deuses e dos heróis. Por isso é desprezado como qualquer intruso e nem aparece nos créditos.
         Muitas histórias mostram como são os figurantes anônimos que fazem a história, ou como, no fim, é a boa consciência que move o mundo. Mas uma das pessoas do grupo em que conversávamos sobre esses anônimos discordou dessa tese, e disse que a entrada do lenhador simbolizava um problema da humanidade, que é a dificuldade de conseguir empregados de confiança, que façam o que lhes for pedido.

    (Adaptado de Luiz Fernando Verissimo, Banquete com os deuses)
  • É preciso corrigir a má estruturação da seguinte frase: