Questões de Concursos Aspirante da Polícia Militar

Resolva Questões de Concursos Aspirante da Polícia Militar Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 52845.   Filosofia - Nível Médio - Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar PR - UFPR - 2018
  • A estética corresponde ao ramo da filosofia que se ocupa das manifestações artísticas, buscando apontar, por exemplo, os diferentes critérios e modos como em diferentes momentos ou culturas se percebe e classifica algo como belo, sublime ou agradável. Trata-se, assim, de uma forma de conhecimento que não nega a razão, ao certo, mas que coloca em relevo a forma como ela se relaciona com a imaginação e com a sensibilidade.

    A partir do exposto acima, é correto afirmar:
  • Questão 53651.   Inglês - Nível Médio - Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2017
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • According to the first and second paragraphs, the state of Roraima
  • Questão 52841.   Inglês - Nível Médio - Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar PR - UFPR - 2018
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • According to the text, it is correct to say:
  • Questão 52547.   Direito Administrativo - Nível Superior - Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar RJ - IBADE - 2017
  • Acerca de contratos administrativos, considere a seguinte situação hipotética. A Administração Pública contrata uma empreiteira para realizar uma obra. A Administração Pública interrompe durante 30 dias retardando sua execução. Essa interrupção vai impactar o contrato, porque os custos da empreiteira aumentaram, pois os empregados ficam propriamente parados, mas recebem. Essa interrupção é caracterizada como: 
  • Questão 53637.   Português - Nível Médio - Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2017
  • Duração

    O tempo era bom? Não era
    O tempo é, para sempre.
    A hera da antiga era
    roreja* incansavelmente.

    Aconteceu há mil anos?
    Continua acontecendo.
    Nos mais desbotados panos
    estou me lendo e relendo.

    Tudo morto, na distância
    que vai de alguém a si mesmo?
    Vive tudo, mas sem ânsia
    de estar amando e estar preso.

    Pois tudo enfim se liberta
    de ferros forjados no ar.
    A alma sorri, já bem perto
    da raiz mesma do ser.

    (Carlos Drummond de Andrade. As impurezas do branco)

    *brota gota a gota: orvalho, suor, lágrima

    Nos versos “A hera da antiga era” e “de ferros forjados no ar”, as figuras de linguagem presentes são, correta e respectivamente, 
  • Questão 52825.   Português - Nível Médio - Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar PR - UFPR - 2018
  • O texto a seguir é referência para a questão.

    A explosão das medusas em todo o mundo se deve a uma série de fatores inter-relacionados. Uma das principais causas é o excesso de pesca de seus predadores naturais, como o atum, o que ao mesmo tempo elimina a concorrência pelo alimento e o espaço de reprodução. Em paralelo, diversas atividades humanas em regiões costeiras também ajudam a explicar o fenômeno: ali onde enormes quantidades de nutrientes são jogadas no mar (em forma de resíduos agrícolas, por exemplo), produzindo grandes explosões de populações de algas e plânctons, que consomem o oxigênio da água e geram as denominadas zonas mortas. Não muitos peixes e mamíferos aquáticos conseguem sobreviver nelas, mas as medusas sim, além de encontrarem no plâncton uma fonte de alimentação abundante e ideal. Quando as populações de medusas conseguem se estabelecer, as larvas de outras espécies acabam sendo parte do cardápio também, desequilibrando a cadeia trófica.
    As medusas são, além disso, um dos poucos vencedores naturais da mudança climática, já que seu ciclo reprodutivo é favorecido pelo aumento da temperatura nos ciclos oceânicos. Mas há mais fatores. Existem evidências de que certas espécies de medusa se reproduzem com mais facilidade junto a estruturas costeiras artificiais, como molhes e píeres. Por isso, é difícil saber se os esforços para deter, ou até reverter a mudança climática, representam uma solução à crescente presença de medusas nos mares, pelo menos enquanto continuem gerando problemas em ecossistemas costeiros e cadeias alimentares marinhas. [...]
    No entanto – e não muito longe de Monte Hermoso – um cientista elucubra uma ideia mais interessante: se queremos resolver o problema das medusas, temos de parar de vê-las como um mal, e começar a vê-las como comida.

    (Disponível em: .)

    Entre o segmento “Quando as populações de medusas conseguem se estabelecer” e o segmento “as larvas de outras espécies acabam sendo parte do cardápio também”, exprime-se uma relação de:
  • Questão 53641.   Administração Pública - Nível Médio - Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2017
  • Suponha-se que um Aluno-Oficial do Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública esteja praticando agiotagem e tal fato seja levado ao conhecimento da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Nos termos do Regulamento Disciplinar da Polícia Militar, é correto afirmar que o Aluno-Oficial
  • Questão 53661.   Filosofia - Nível Médio - Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2017
  • Uma diferença importante entre a filosofia e as ciências é:
  • Questão 53597.   História - Nível Superior - Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2018
  • A concepção de direitos humanos tem sido alvo de muitas controvérsias em nosso país nos últimos anos, embora o Brasil seja signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essa declaração, aprovada pela ONU em 1948, tem como um de seus objetivos propiciar “[...] o advento de um mundo em que mulheres e homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade, a mais alta aspiração do ser humano comum.”

    (Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm, Adaptada)

    O compromisso assumido pelo Brasil como signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos implica que
  • Questão 53600.   Sociologia - Nível Superior - Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2018
  • “As mulheres trabalham, em média, três horas por semana a mais do que os homens, combinando trabalhos remunerados, afazeres domésticos e cuidados de pessoas. Mesmo assim, e ainda contando com um nível educacional mais alto, elas ganham, em média, 76,5% do rendimento dos homens. Essas e outras informações estão no estudo de Estatísticas de Gênero, divulgado pelo IBGE.”

    (Mulher estuda mais, trabalha mais e ganha menos do que o homem. Agência IBGE Notícias. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br. Adaptado)

    No Brasil, diferenças sociais entre homens e mulheres prejudicam a democracia porque