Questões de Concursos Assistente de Alunos

Resolva Questões de Concursos Assistente de Alunos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q34790.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFRJ - FUNRIO - 2014
  •       Já ia para três anos, ou mais qualquer coisa, que as lâmpadas feriavam. Mas até que as ruas estavam claras naquela noite. Era uma Lua bonita!... Palha de Arroz, tranquila, parecia um arraial antigo dentro da madrugada. Lá no meio do céu, redonda e bonita, a Lua parecia um disco. Um disco cantando uma canção. Uma canção que poetas não escreveram nem músicos compuseram. Canção de luar de lua cheia por cima duma capital sem luz elétrica. Do tamanho mesmo da lua cheia em pleno e bruto sertão bravio. Daí aqueles pensamentos dançando nos corredores da cabeça do negro Pau de Fumo. Uma canção de luar com a mesma poesia de paragem que nunca sequer ao menos alguém sonhou com eletricidade.
          Madrugada madura. Palha de Arroz tranquila mesma, serena. Calma. Dava-se que o movimento agora estava passando uns dias lá no outro lado do rio – bem ali em Timon.
          Canoeiros atravessando o pessoal para o festejo. Novenas de S. José. Outrora a cidade se chamava S. José das Flores. Mais conhecida mesmo só por Flores, nome que aliás o povo ainda chamava mesmo depois de mudado o nome para Timon.  

    (Fontes Ibiapina: Palha de Arroz. Teresina: Corisco, 2002, p. 52-3)
  • Por que o narrador diz que “o movimento agora estava passando uns dias lá no outro lado do rio”?
  • 2 - Q23511.   Eca - Nível Médio - Assistente de Alunos - CEFET RJ - CESGRANRIO - 2014
  • Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, a advertência é uma medida que implica
  • 3 - Q34886.   Português - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFAL - COPEVE-UFAL - 2011
  • No enunciado: “Os cozinheiros já haviam preparado o banquete, de modo que não utilizaram os outros pratos.”, tem-se
  • 4 - Q34889.   Português - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFAL - COPEVE-UFAL - 2011
  • Vários pesquisadores ligados ___ universidades federais brasileiras tentam explicar a crescente adesão dos jovens ____ drogas, ____ partir de teorias sociais e psicológicas.

    As lacunas estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por
  • 5 - Q45564.   Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - INES - AOCP - 2013
  • Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. 

    ( ) Estudos relatam que, para aquisição da linguagem, faz-se necessário que as crianças surdas sejam expostas o quanto antes a língua brasileira de sinais, pois esta desempenhará um papel importante na constituição do português, o qual será utilizado como primeira língua. 
    ( ) Pesquisas sobre a questão da leitura e da escrita em crianças surdas evidenciam que as crianças surdas, como todas as demais, têm a necessidade de conhecimento de mundo para que no momento da recontextualização do escrito possa atribuir um sentido ao que lêem. 
    ( ) As escolas estão organizadas para conviver com a exclusão sutil que ainda assola o ensino regular.
  • 7 - Q34925.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFAL - COPEVE-UFAL - 2011
  • Ou Socorro será Bancária, ou Sônia será Médica, ou Graça será Enfermeira. Se Ana for Repórter, então Graça será Enfermeira. Se Sônia for Médica, então Ana será Repórter. Ora, Graça não será Enfermeira. Então: 
  • 8 - Q35029.   Direito Administrativo - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFAP - FUNIVERSA - 2016
  •       Tendo em vista a necessidade de aquisição de materiais institucionais essenciais à consolidação da imagem do Instituto Federal do Amapá (Ifap), foi realizado procedimento licitatório para contratação de empresa especializada na prestação de serviços gráficos, entre eles a confecção de folders, banners e revistas. O certame foi concluído sem intercorrências e a empresa vencedora foi contratada. Conforme definido em edital, ficou a cargo do Ifap a definição e a aprovação de matriz (modelo) dos itens gráficos a serem confeccionados. A empresa entregou o serviço conforme modelo aprovado pelo Ifap. Contudo, nos produtos apresentados, foram identificados símbolos e imagens que caracterizavam promoção pessoal de servidores públicos, sendo incontestável a violação de princípio administrativo.

    Considerando esse caso hipotético, o princípio administrativo infringido foi o da
  • 9 - Q35469.   Legislação Federal - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFRJ - BIO-RIO - 2015
  • Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida” define: