← Início

Questões de Concursos - Assistente de Gestão - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Assistente de Gestão - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


No estudo de mapas e representações cartográficas, frequentemente se utilizam linhas equidistantes, que ligam pontos de mesma altitude. Essas linhas são denominadas de curvas de nível. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem. As curvas de nível devem ser traçadas a partir dos pontos notáveis definidores do relevo, passando pelas interpolações controladas nas altitudes ou cotas entre pontos de detalhe.
No desenvolvimento de atividades topográficas, é necessário se conhecer os procedimentos para a correta instalação do equipamento de topografia e realização de levantamentos. Sendo assim, julgue os itens subsequentes acerca do conhecimento de estação total. Para a correta instalação do equipamento de topografia, é necessário que, através do fio de prumo, o eixo principal do equipamento coincida com o ponto de referência observado. Esse procedimento é realizado por meio do movimento dos parafusos calantes.
A caderneta de campo é um item fundamental a ser preenchido no momento do levantamento de campo, sendo essencial para as operações topográficas. Acerca da caderneta de campo e dos dados a ela associados, julgue os seguintes itens. Todos os elementos observados em campo devem ser registrados, em cadernetas apropriadas, de forma clara, ordenada, completa, precisa e pessoal, mostrando a qualificação dos profissionais de topografia.
No desenvolvimento de atividades topográficas, é necessário se conhecer os procedimentos para a correta instalação do equipamento de topografia e realização de levantamentos. Sendo assim, julgue os itens subsequentes acerca do conhecimento de estação total. A focalização dos retículos e das lunetas deve ser feita sempre com o intuito de favorecer a paralaxe do observador.
O Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) é o conjunto de pontos geodésicos descritores da superfície física da Terra, implantados e materializados na porção da superfície terrestre delimitada pelas fronteiras do País. No que se refere a esse sistema e à sua aplicação, julgue os itens subsequentes. Esses pontos são determinados e calculados segundo modelos geodésicos de precisão, tendo como imagem geométrica da Terra o elipsoide de referência internacional de 1967.
O Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) é o conjunto de pontos geodésicos descritores da superfície física da Terra, implantados e materializados na porção da superfície terrestre delimitada pelas fronteiras do País. No que se refere a esse sistema e à sua aplicação, julgue os itens subsequentes. Há uma correspondência matemática biunívoca entre as coordenadas geodésicas dos pontos do SGB e suas homólogas planorretangulares nos sistemas parciais UTM.
Os receptores GNSS (Global Navigation Satellite System) são utilizados na maioria dos levantamentos topográficos e(ou) geodésicos e auxiliam para que ocorra um melhor rastreio das informações do local de interesse. Quanto à utilização desses sistemas, julgue os itens a seguir. Os sistemas que se baseiam em posicionamento por ponto preciso necessitam de apenas um receptor e têm informações geradas em tempo real, não sendo necessário rastreio de ponto.
A caderneta de campo é um item fundamental a ser preenchido no momento do levantamento de campo, sendo essencial para as operações topográficas. Acerca da caderneta de campo e dos dados a ela associados, julgue os seguintes itens. Rumo é o ângulo medido entre o norte geográfico ou o norte magnético e a linha de visada, podendo assumir valores de 0º a 360
O sistema de coordenadas UTM é uma tentativa de unificar os trabalhos de cartografia, bem como de facilitar a representação de porções do globo por meio de superfícies planas. Considerando essa informação, julgue os seguintes itens. Para a obtenção da latitude, estabeleceu?se o valor de 10.000.000 m para o Equador, sendo que os valores crescem no sentido sul e decrescem no sentido norte.
Os receptores GNSS (Global Navigation Satellite System) são utilizados na maioria dos levantamentos topográficos e(ou) geodésicos e auxiliam para que ocorra um melhor rastreio das informações do local de interesse. Quanto à utilização desses sistemas, julgue os itens a seguir. O sistema GLONASS tem origem russa e é o único totalmente operacional no mundo, sendo a principal fonte de informações para levantamentos topográficos.