Questões de Concursos Assistente de Trânsito

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  • 2 - Questão 14879 - Legislação de Trânsito - Nível Médio - Assistente de Trânsito - Detran MA - FGV - 2013
  • Os equipamentos obrigatórios de todos os veículos automotores estão listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
  • 3 - Questão 5254 - Legislação de Trânsito - Nível Médio - Assistente de Trânsito - Detran SE - FUNCAB - 2009
  • Para cruzar a pista de rolamento, o pedestre deverá tomar precauções de segurança. Sobre o cruzamento de uma via por um pedestre, é INCORRETO afirmar:
  • 4 - Questão 14863 - Raciocínio Lógico - Nível Médio - Assistente de Trânsito - Detran MA - FGV - 2013
  • Foram contratados 12 novos funcionários de uma empresa, todos com idades de 20 a 30 anos.

    Considere as afirmativas:

    I. A idade média dos contratados é de 25 anos.
    II. Pelo menos um dos contratados tem 25 anos.
    III. Há, pelo menos, dois contratados com a mesma idade.

    Assinale:
  • 5 - Questão 14882 - Legislação de Trânsito - Nível Médio - Assistente de Trânsito - Detran MA - FGV - 2013
  • Leia o fragmento a seguir.

    "O proprietário de veículo irrecuperável, ou definitivamente desmontado, deverá requerer _____ , no prazo e forma estabelecidos pelo CONTRAN, sendo _____ a remontagem do veículo sobre o mesmo chassi, de forma a manter o registro anterior.”

    Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
  • 6 - Questão 14868 - Português - Nível Médio - Assistente de Trânsito - Detran MA - FGV - 2013
  • A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

          A comunicação é uma arma poderosa na batalha cotidiana pela queda dos números de acidentes, servindo ao mesmo tempo como instrumento de educação e conscientização. Campanhas de mobilização pelo uso de cinto de segurança, das práticas positivas na direção, da não utilização de bebidas alcoólicas ao dirigir, do uso da faixa de pedestres, entre outras, são comprovadamente eficientes. É crescente a preocupação com o ensino dos princípios básicos do trânsito desde a infância e ele pode acontecer no espaço escolar, com aulas específicas, ou também nos ambientes especialmente desenvolvidos para o público infantil nos departamentos de trânsito. Com a chegada do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), em 1998, os condutores imprudentes passaram a frequentar aulas de reciclagem, com o propósito de reeducação.
          Como se vê, alguma coisa já vem sendo feita para reduzir o problema. Mas há muito mais a fazer. A experiência mundial mostra que as campanhas para alertar e convencer a população, de forma periódica, da necessidade de obedecer regras básicas de trânsito, não são suficientes para frear veículos em alta velocidade e evitar infrações nos semáforos. O bolso, nessas horas, ajuda a persuadir condutores e transeuntes a andar na linha. A Capital Federal é um exemplo de casamento bem- sucedido entre comunicação de massa e fiscalização. Um conjunto de ações foi responsável por significativa queda no número de vítimas fatais do trânsito na cidade. O governo local, a partir da década de 1990, adotou uma série de medidas preventivas. Foram veiculadas campanhas de conscientização, foi adotado o controle eletrônico de velocidade e foi implementado o respeito às faixas de pedestres. Essas providências, associadas a promulgação do novo Código de Trânsito, levaram a uma expressiva redução nos índices de mortalidade por 10 mil veículos em Brasília - de 14,9 em 1995 para 6,4 em 2002. Nesse período, apesar do crescimento da frota de 436 mil para 469 mil veículos, o número de mortes por ano caiu de 652 em 1995 para 444 em 2002.
          Foi um processo polêmico. O governo foi acusado de estar encabeçando uma indústria de multas, devido ao grande número de notificações aplicadas. Reclamações à parte, o saldo das ações se apresentou bastante positivo. Recentemente as estatísticas mostram que o problema voltou a se agravar. O número de vítimas fatais de acidentes no trânsito passou de 444 em 2002 para 512 em 2003. Pesquisas do DETRAN apontam que um dos principais motivos desse aumento e o uso de álcool por motoristas.

    (Pedro Ivo Alcantara. www.ipea.gov.br)
  • "É crescente a preocupação com o ensino dos princípios básicos do trânsito desde a infância e ele pode acontecer no espaço escolar, com aulas específicas, ou também nos ambientes especialmente desenvolvidos para o público infantil nos departamentos de trânsito. Com a chegada do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), em 1998, os condutores imprudentes passaram a frequentar aulas de reciclagem, com o proposito de reeducação".

    As duas ocorrências do conectivo "com", sublinhadas no fragmento acima, indicam, respectivamente,
  • 8 - Questão 5227 - Informática - Nível Médio - Assistente de Trânsito - Detran SE - FUNCAB - 2009
  • No Microsoft Office Word, é possível aplicar formatação facilmente para dar ao seu documento uma aparência consistente. Qual o recurso da opção de menu “Formatar” que, além de exibir a relação de formatações de um documento – tanto as criadas pelo usuário como as predefinidas pelo Word – permite aplicá-las num determinado texto do documento?
  • 9 - Questão 5262 - Legislação de Trânsito - Nível Médio - Assistente de Trânsito - Detran SE - FUNCAB - 2009
  • Analise a situação: Um senhor com habilitação para categoria B conduz uma “van” escolar com cinco crianças. Ao ser parado por policiais, este senhor é comunicado que estava cometendo uma infração. Sobre essa infração, é correto afirmar:
  • 10 - Questão 5246 - Administração Pública - Nível Médio - Assistente de Trânsito - Detran SE - FUNCAB - 2009
  • Com relação ao serviço público, é correto afirmar que: