← Início

Questões de Concursos - Assistente Social - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Assistente Social - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A constituição dos interesses dos sujeitos que atuam no processo de estabelecimento das políticas públicas é explicada pelos principais paradigmas da ciência política contemporânea. Sob o ponto de vista desses paradigmas, julgue os itens seguintes.

A visão marxista considera que não existem interesses dos indivíduos, mas do Estado, sendo que este é capaz de constituir e defender interesses que se expressam em objetivos próprios.

Sobre a história do município de São Geraldo, analise:

I. A vasta região cercada por serras, entre elas, a Serra de São Geraldo, era denominada de Presídio e o município, de Várzea do Presídio, até a chegada da estrada de ferro.

II. Em 1943, iniciou um movimento para a emancipação de São Geraldo, liderado pelo médico Dr. Oswaldo de Oliveira Duarte.

III. Em 27 de março de 1949, foi instalada a primeira Câmara de Vereadores, dando posse ao primeiro prefeito municipal, Sr. João Vicente Ferreira Filho.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Sobre a Igreja Matriz de São Sebastião de São Geraldo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Suas reformas contribuiram para a conservação de seu estilo e aparência até os dias atuais.

( ) Encontra-se localizada na Praça Raul Soares, no centro do município de São Geraldo.

( ) Em 1903, construiu-se uma igreja de maiores proporções, que ficou pronta em 1927.

A sequência está correta em:

A Previdência Social no Brasil, ao longo de sua trajetória, passou por reformas, que se configuram como ampliadoras de direitos e por contrarreformas que se caracterizam por serem restritivas de direitos. Quais alternativas abaixo constituem reformas ampliadoras de direitos?
1) A incorporação do direito à previdência ao Sistema de Seguridade Social. 2) O valor mensal dos benefícios não inferior ao salário mínimo e a irredutibilidade desses valores vinculados ao último salário ou remuneração. 3) A criação do fator previdenciário como regra geral para o cálculo de aposentadorias. 4) A vinculação do tempo de contribuição à idade para fins de aposentadoria.
Estão corretas:

Acerca dos fundamentos da ética e da ética profissional do assistente social, julgue os itens a seguir.

Para o assistente social, a discussão da questão ética deve restringir-se ao seu código de ética profissional, uma vez que esse tema restringe-se à dimensão profissional.

São competências do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) em relação ao Código de Ética Profissional, EXCETO:

Qual das questões abaixo não constitui direito do Assistente Social, segundo o Código de Ética?

Considere que uma assistente social da Companhia Energética de Roraima (CER) tenha sido procurada por supervisor de uma área da empresa em busca de ajuda para um de seus subordinados, que tem apresentado inassiduidade e impontualidade habituais, descontrole emocional, desentendimentos com os colegas e possível uso abusivo de bebidas alcoólicas. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

De acordo com seu código de ética, o assistente social que acompanha esse caso somente poderá revelar os problemas pessoais a ele confiados, durante o atendimento, ao supervisor que lhe revelou o problema, por se tratar de pessoa de confiança que deseja ajudar o empregado.

O SUAS define e organiza os elementos essenciais e imprescindíveis à execução da Política de Assistência Social. Dentre as bases organizacionais, que estão previstas no seu processo de gestão, assinale, entre as opções abaixo, a alternativa correta.
Frente aos seus deveres de atuação como Assistente Social, conforme o Código de Ética Profissional (1993), é correto afirmar que este profissional deve: