Questões de Concursos Assistente Social

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  • 2 - Q19919.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - AL MT - FGV - 2013
  • A  respeito  das  instituições  e  das  organizações,  analise  as  afirmativas a seguir. 

    I.  As instituições se interpenetram e se relacionam para regular  a produção material e a relação entre os homens. 

    II.  As  organizações  são  formas  materiais  que  concretizam  as  opções que as instituições enunciam. 

    III.  As  organizações  são  compostas  de  unidades  menores,  de  natureza diversa como, por exemplo, os estabelecimentos. 

    Assinale:
  • 3 - Q14786.   Serviço Social - Políticas Sociais - Nível Superior - Assistente Social - UFF - COSEAC - 2014
  • Segundo a análise de Pereira, apud Bravo & Pereira (2001), política pública significa:
  • 4 - Q14784.   Serviço Social - Políticas Sociais - Nível Superior - Assistente Social - UFF - COSEAC - 2014
  • O Código de Ética Profissional do Assistente Social em vigor atribuiu maior amplitude política à atuação profissional, por meio da criação de novos valores éticos e princípios fundamentais. Não se instituiu como conteúdo meramente corporativista, mas como um projeto profissional vinculado à(ao):
  • 5 - Q14602.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - VIVA COMUNIDADE VIVA RIO - CEPERJ - 2014
  • Sobre o debate da Questão Social, Netto (2001) nos oferece elementos essenciais para compreender a gênese de utilização desta expressão e sua relação com fenômenos objetivos presentes na realidade social. O autor informa que a expressão “Questão Social” começa a ser utilizada na terceira década do século XIX e surge para dar conta do fenômeno do pauperismo, evidente na Europa Ocidental nesse período. Sendo assim, pode-se compreender, a partir do autor citado, que as expressões da “Questão Social”, estão relacionadas aos aspectos mais imediatos da:
  • 6 - Q14291.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - SEDUC AM - FGV - 2014
  • Os estudos empreendidos pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2011) sobre a inserção do Assistente Social na política educacional indicam, como elementos decisivos para a organização e a condução do trabalho deste profissional, 

    I. a construção de um projeto de intervenção que atualize o progressivo confronto teórico com a realidade. 
    II. o desenvolvimento e a aplicação das políticas educacionais, de acordo com critérios previamente definidos. 
    III. a apropriação e o aprofundamento das produções teóricas sobre a realidade educacional brasileira. 

    Assinale:
  • 8 - Q35377.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - IFMA - 2009
  • O processo de avaliação usa instrumentos como: definição de indicadores, aplicação de questionários, realização de entrevistas, observação, etc. Trata-se de uma avaliação capaz de apreender o pluralismo social e perseguir com novas abordagens metodológicas dois objetivos: incorporar os sujeitos implicados nas ações públicas e desencadear um processo de aprendizagem social. Esse modelo de avaliação:
  • 9 - Q14598.   Direito Sanitário - Nível Superior - Assistente Social - VIVA COMUNIDADE VIVA RIO - CEPERJ - 2014
  • Conforme tratado na Lei nº. 8.080/90, a execução dos serviços de Vigilância Epidemiológica é de competência:
  • 10 - Q14607.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - VIVA COMUNIDADE VIVA RIO - CEPERJ - 2014
  • Analisando as transformações ocorridas em termos éticopolíticos no Serviço Social ao longo do desenvolvimento da profissão, verifica-se a partir da década de 1980, em especial no Código de Ética de 1986, a presença do que se entende por uma “nova ética”. De acordo com Barroco (2007), a nova ética presente no Serviço Social é resultado: