← Início

Questões de Concursos - Atendente de Educação Infantil - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Atendente de Educação Infantil - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Relativamente à educação, conforme as disposições da Lei Orgânica Municipal: 

I. Os estabelecimentos públicos municipais de ensino estarão permanentemente abertos à comunidade para realização de eventos de natureza recreativa, cultural e social, na forma de seus Regimentos.
II. O concurso público para Magistério e especialista da educação deverá ser realizado até 180 (cento e oitenta) dias antes de começar o ano letivo.
III. O Município dará apoio para que entidades legalmente constituídas ofereçam cursos profissionalizantes à comunidade. 

Quais estão corretas?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem que os conteúdos são:

I. Fatos. 
II. Conceitos. 
III. Procedimentos. 
IV. Valores. 

Quais estão corretas?
“A ideia de currículo nos remete à relação de atividades desenvolvidas em uma escola ou às matérias e aos conteúdos que devem constar de um curso e estes, por sua vez, são a relação das atividades compreendidas no planejamento pedagógico.” (Antunes:2012)

Na Educação Infantil, essa relação necessita estar apoiada em experiências concretas, muitas vezes organizadas na forma de projetos. Nesse sentido, na consecução de projetos para Educação Infantil, devem prevalecer os temas que: 

I. Possam emergir da curiosidade e dos questionamentos feitos pelas crianças.
II. Sejam abordados por uma visão interdisciplinar, envolvendo diferentes áreas do saber.
III. Oportunizem a exploração das múltiplas linguagens das crianças.
IV. Não abordem valores procedimentais, para que os princípios da escola não entrem em conflito com os das famílias. 

Quais estão corretas?
De acordo com a Lei Orgânica Municipal: 

I. São Poderes do Município, independentes, o Legislativo e o Executivo.
II. É admitida a delegação de atribuições entre os Poderes.
III. É permitido ao cidadão investido na função de um dos Poderes exercer a de outro. 

Quais estão corretas?
Segundo Moyles, na teoria ___________________________ de Kohlberg as crianças conseguem identificar-se como meninas ou meninos por volta dos 3 anos, mas o conceito de constância de gênero só se estabelece em torno dos 5 ou 6 anos. 

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima
Conforme Wadsworth, operações lógicas são ações cognitivas internalizadas que permitem à criança chegar a conclusões que são lógicas. Nesse sentido, a construção das operações lógicas ocorre no período
Para responder à  questão, considere a Lei Complementar nº 003 de 04.07.2006 e suas alterações posteriores, que representa o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Cachoeirinha. 

Segundo o artigo 80 do referido Regime, além do vencimento poderão ser deferidas aos servidores públicos municipais determinadas gratificações e adicionais. 

Dentre os adicionais arrolados nos incisos I ao IX do referido artigo, estão, EXCETO:
De acordo com Machado, analise as seguintes assertivas e marque C, se certas, ou E, se erradas. 

( ) A lentidão é uma característica da criança em idade pré-escolar, especialmente de 3 ou 4 anos (ex.: demora para acabar de comer).
( ) Um conflito existente na faixa pré-escolar é o aparecimento dos medos.
( ) Por volta dos três anos de idade, as crianças se tornam mais falantes, sua capacidade de atenção aumenta e começam a agir de modo premeditado. 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo Moyles, em algumas sociedades, os bebês têm dois nascimentos: um nascimento ________________, quando emergem do útero da mãe, e um nascimento _________________, cerca de seis semanas depois, quando emergem da condição sonhadora de recém-nascidos e começam a participar ativamente de interações com pessoas. 

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do trecho acima.
De acordo com Wadsworth, o domínio da percepção sobre a razão, o egocentrismo, a incapacidade de acompanhar as transformações e de realizar operações inversas é próprio da criança