← Início

Questões de Concursos - Auditor Fiscal - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Auditor Fiscal - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Texto associado.
A respeito dos testes de auditoria, julgue o item seguinte.
A constatação da existência real e da integridade das transações evidenciadas nos relatórios contábeis é o principal objetivo dos testes de observância.

Médicos cardiologistas estabeleceram-se em sociedade comercial para, por meio dela, prestarem seus serviços, passando a recolher o ISSQN mediante contribuições fixas, durante seis anos consecutivos. Após regular fiscalização tributária, o município passou a cobrar tal tributo por percentagem fixa, autuando a sociedade pelos débitos anteriores.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O fisco municipal pode cobrar o tributo como feito, em virtude de a responsabilidade dos médicos não ser pessoal, mas empresarial.
Texto associado.
Com relação a conceitos econômicos e monetários, julgue o item a seguir.
Se um país possuir superávit no balanço de pagamentos, haverá oscilação positiva na base monetária.
A respeito de base de cálculo, julgue os itens subseqüentes. Na venda de produtos importados para industrialização, o imposto sobre produtos industrializados (IPI) não integrará a base de cálculo do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS).
Com relação à auditoria, seus princípios, conceitos e normas aplicáveis, julgue os itens subseqüentes. Na dúvida sobre a regularidade em uma operação de aquisição de mercadoria pela entidade auditada, o auditor deverá, entre outros aspectos, confrontar o documento fiscal com o pedido, a autorização e os procedimentos de compra, verificar a autenticidade e o cumprimento das formalidades relativas ao referido documento, e comparar as características da transação com as usuais da empresa em questão.
Texto associado.
Com relação ao ISS e ao ICMS, julgue o item subsequente, à luz da Lei distrital n.º 1.254/1996 (Lei do ICMS no DF) e da Lei Complementar n.º 116/2003 (Lei do ISS).
A pessoa jurídica tomadora de serviços de engenharia de obras de construção civil executadas por subempreitada não é responsável pelo ISS devido na operação se não for contribuinte do tributo.
Os testes substantivos visam à obtenção de:

A respeito das normas de execução dos trabalhos de auditoria, julgue o item a seguir.

Considere que, na execução de procedimentos específicos de auditoria, tenha sido verificado que o nível de risco é maior que o previsto na fase de planejamento. Nesse caso, o nível de relevância preliminarmente estabelecido deve ser reduzido.

Cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética acerca de crédito tributário, seguida de uma assertiva a ser julgada.

A empresa Bom Boi Comércio de Carnes Ltda. foi autuada pela fazenda pública em vista do não recolhimento de tributos estaduais. Em razão disso, os dirigentes dessa empresa contrataram advogado para ajuizar mandado de segurança preventivo visando obstar a cobrança do tributo que entendem ser indevido. Nessa situação, a concessão da medida liminar, no mandado de segurança, suspenderá a exigibilidade do crédito tributário.

De acordo com o disposto na Lei n. 8.666/93, não autoriza a repactuação do equilíbrio econômicofinanceiro do contrato o seguinte motivo: