← Início

Questões de Concursos - Auditor Fiscal de Controle Externo - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Auditor Fiscal de Controle Externo - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Um fiscal do trabalho, durante vistoria de um canteiro de obras de edificação, constatou que: as instalações sanitárias estavam distantes do local de execução dos serviços; os funcionários que pernoitavam no canteiro dispunham de um alojamento com colchonetes e redes para dormir; eles recebiam cantis para beber água, que era proveniente do poço que atendia à obra; e havia forno de micro-ondas disponível no alojamento para o aquecimento das refeições trazidas pelos funcionários.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, relativos à segurança e higiene do trabalho.

Nessa situação, é dispensável a exigência de distância mínima dos sanitários em relação aos locais de execução dos serviços, já que o local de trabalho é um canteiro de obras de edificação.

Uma obra pública de edificação encontrava-se no meio do seu cronograma de execução, com uma data de reajuste prevista para dez meses após o seu início. Programada inicialmente para ser executada em vinte e um meses, a obra teve um atraso justificado de quatro meses. Com relação a esse empreendimento, sabe-se que

* a ordem de serviço foi emitida para que a obra iniciasse logo após o período de chuvas;

* na região da construção o período de chuva é de dois meses a cada ano;

* conforme orientação da auditoria externa, deve-se proceder à medição e ao pagamento da administração local proporcionalmente aos serviços executados.

Tendo como base essas informações, julgue os itens que se seguem.

Nessa situação, o reajuste contratual deveria ocorrer após um ano do início da obra.
Julgue o item seguinte, a respeito da Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira (ICP Brasil). O Brasil adota o modelo de ICP de certificação com raízes múltiplas e hierárquicas, no qual o ITI desempenha tanto o papel de credenciar e descredenciar os demais atores participantes da cadeia quanto o de supervisionar e auditar os processos.
Com relação aos bancos de dados relacionais, julgue os próximos itens. Em bancos de dados relacionais, as tabelas que compartilham um elemento de dado em comum podem ser combinadas para apresentar dados solicitados pelos usuários.
Acerca do planejamento e projeto de sistemas públicos de abastecimento de água potável, de esgotamento sanitário, de drenagem urbana e de coleta e disposição final de resíduos sólidos, julgue os itens subsecutivos. No processo de lodos ativados para o tratamento de esgotos, parte do lodo retirado na decantação secundária retorna para os tanques de aeração (reatores biológicos) com a finalidade de se manter adequada a concentração de microrganismos aeróbicos nesses tanques.
Acerca de redes de computadores e de protocolos TCP/IP, julgue os itens a seguir. Após o servidor local SMTP aceitar uma mensagem para subsequente envio, é necessário determinar o endereço do servidor de email do destinatário. Essa etapa é realizada mediante consulta DNS a um servidor de nomes capaz de prover a informação, no qual serão verificados os registros especiais MX (mail exchange).
Com relação à programação segura e à ferramenta Apache Maven, julgue os itens seguintes. Utilizar validação de entrada e codificação de saída, assegurar a abordagem de metacaracteres e evitar consultas parametrizadas fortemente tipificadas são ações compatíveis com as práticas de programação segura relacionadas a bases de dados.
No que se refere à atuação do Estado como produtor de bens e como regulador de mercados, julgue os itens seguintes. A existência de monopólios naturais justifica a atuação do Estado como produtor de bens, situação em que a produção do bem se sujeita a custo fixo baixo, mas a custo marginal elevado.
Julgue os itens a seguir, acerca de dado, informação, conhecimento e inteligência. Define-se informação como significado, ou seja, como registros icônicos e simbólicos — fonéticos ou numéricos — e signos — linguísticos, lógicos ou matemáticos —, por meio dos quais se representam atos, conceitos ou instruções.
Julgue o item a seguir, relativo à criptografia. Os algoritmos de criptografia de chave pública devem ser computacionalmente fáceis, a fim de que o receptor de uma mensagem cifrada com uma chave pública a decriptografe utilizando sua chave privada para recuperar a mensagem original.