Questões de Concursos Auxiliar de Enfermagem do Trabalho com Gabarito

Resolva Questões de Concurso Público Grátis Auxiliar de Enfermagem do Trabalho com Gabarito. Teste seus conhecimentos com perguntas e respostas em exercícios online.

Texto associado.

A respeito de ergonomia, estudo científico das relações entre
instrumentos, condições e ambiente de trabalho e as características
psicofisiológicas, biomecânicas e antropométricas do homem,
julgue os itens que se seguem.

Entre as cargas relacionadas às atividades laborais, as relacionais estão associadas à exigência de concentração e tomada de decisão, ações que envolvem atividade cognitiva do trabalhador.

Texto associado.

Considere a situação descrita a seguir para responder às questões de nos 47 a 50.

T. M., sexo masculino, auxiliar de enfermagem com especialização pós-média em enfermagem do trabalho, foi admitido por concurso em uma instituição prestadora de serviços bancários. Depois de concluído o período de treinamento em serviço no ambulatório da instituição, ele foi escalado para o setor de provas funcionais.

Ao orientar o preparo para avaliação de audiometria em trabalhadores expostos ao ruído, T. M. destacou a necessidade de que o trabalhador fizesse repouso auditivo, em horas, de, no mínimo,

Texto associado.

Considerando os aspectos éticos e legais do exercício da
enfermagem bem como competências e atribuições da equipe de
enfermagem do trabalho, julgue os seguintes itens.

Acidentes que ocorrem pelo descuido do trabalhador podem ser condicionados por determinantes como cansaço por cumprimento de horas extras, horas de sono insuficientes, alimentação e transporte deficientes, más condições de vida e de trabalho. Tais determinantes devem ser apontados pelo profissional de saúde como situações de risco para o trabalhador.

Texto associado.

Julgue os itens de 61 a 65, referentes aos procedimentos de
enfermagem nos diferentes processos de atendimento ao trabalhador
em situações de emergência.

Mesmo com os possíveis efeitos adversos de torniquetes e com a dificuldade de sua correta aplicação, seu uso para controlar hemorragias das extremidades ainda é considerado de primeira escolha.

Na Norma Regulamentadora 32, há descrições de atribuições que competem ao empregador, tais como:
Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos à epidemiologia, ciência que
estuda os fatores que determinam a frequência e a distribuição das
doenças em grupos de pessoas.

A vigilância epidemiológica aplicada à saúde do trabalhador deve estar articulada com o controle sanitário na promoção, proteção e atenção à saúde dos trabalhadores.

Texto associado.

Por meio da implementação e do desenvolvimento de padrões de
higiene e segurança do trabalho, é possível evitar, nos locais de
trabalho, acidentes e doenças ocupacionais, buscando-se, assim,
garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores e,
consequentemente, aumentar a produtividade. A respeito desse
assunto, julgue os itens que se seguem.

O estresse ocupacional está associado a uma falha do processo de adaptação humana, desencadeada por alterações dos fatores organizacionais, ergonômicos e biológicos.

Texto associado.

Primeira parcela do 13° de aposentados soma R$ 11 bi

SANDRA MANFRINI - Agência Estado

BRASÍLIA - A antecipação do pagamento de metade do valor do 13o salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai representar uma injeção extra na economia de R$ 11,220 bilhões nos meses de agosto e setembro. Os dados são do Ministério da Previdência Social, que informou ainda que serão contemplados com a antecipação 25.617.695 benefícios em todo o Brasil.

O decreto autorizando o pagamento antecipado desse benefício foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e a parcela virá com a folha de pagamento de agosto, que será paga entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro. Nessa primeira parcela do 13o não haverá desconto do Imposto de Renda, o que, pela legislação, só é cobrado em dezembro, quando é feito o pagamento da segunda parcela da gratificação.

Essa é a sexta vez que a Previdência antecipa o pagamento da parcela do 13o. A primeira foi em 2006, resultado de acordo firmado entre governo e entidades representativas de aposentados e pensionistas, que estabelecia que a antecipação seria feita até 2010. No entanto, o governo atendeu a uma reivindicação dos aposentados e manteve o pagamento antecipado neste ano, colaborando, segundo a Previdência, para "o aquecimento da economia".

O Ministério da Previdência explicou que, por lei, não têm direito ao 13o salário e, portanto, não receberão a antecipação, os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário- família.

(Disponível em www.estadao.com.br)

Releia o período abaixo, que faz parte do texto:

Os dados são do Ministério da Previdência Social, que informou ainda que serão contemplados com a antecipação 25.617.695 benefícios em todo o Brasil

O trecho que exerce função de complemento verbal (direto) é: