Questões de Concursos Auxiliar de Professor de Educação Infantil

Resolva Questões de Concursos Auxiliar de Professor de Educação Infantil Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 5198 - Pedagogia - Educação Infantil - Nível Fundamental - Auxiliar de Professor de Educação Infantil - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006
  • A creche ou Centros de Educação Infantil, por atender um duplo direito, previsto na Constituição, à educação e dos trabalhadores que precisam compartilhar cuidados de seus filhos, presta seus serviços em período integral, assume assim a responsabilidade por um cuidado partilhado com os pais, e que precisa ser isento de riscos à integridade da criança. Surge a necessidade do planejamento de atitudes e procedimentos com foco
  • 2 - Questão 5180 - Português - Nível Fundamental - Auxiliar de Professor de Educação Infantil - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006
  • Atenção: As questões de números 1 a 5 referem-se ao texto que segue.

    O cipreste inclina-se em fina reverência
    e as margaridas estremecem, sobressaltadas.
    A grande amendoeira consente que balancem
    suas largas folhas transparentes ao sol.
    Misturam-se uns aos outros, rápidos e frágeis,
    os longos fios da relva, lustrosos, lisos fios verdes.
    Frondes rendadas de acácias palpitam inquietamente
    com o mesmo tremor das samambaias
    debruçadas nos vasos.
    Fremem os bambus sem sossego,
    num insistente ritmo breve.
    O vento é o mesmo:
    mas sua resposta é diferente em cada folha.
    Somente a árvore seca fica imóvel,
    entre borboletas e pássaros.
    Como a escada e as colunas de pedra,
    ela pertence agora a outro reino.
    Seu movimento secou também, num desenho inerte.
    Jaz perfeita, em sua escultura de cinza densa.
    O vento que percorre o jardim
    pode subir e descer por seus galhos inúmeros:
    ela não responderá mais nada,
    hirta e surda, naquele verde mundo sussurrante.

    (Cecília Meireles. O Vento)
  • "O verde sussurrante" de que fala Cecília Meireles se aplica
  • 4 - Questão 5191 - Pedagogia - Educação Infantil - Nível Fundamental - Auxiliar de Professor de Educação Infantil - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006
  • Brincando de “Faz-de-conta” com crianças de 0-3 anos, a professora e o auxiliar organizam um jogo de esconder e aparecer. O desenvolvimento desse conteúdo auxilia a criança a
  • 5 - Questão 5186 - Português - Nível Fundamental - Auxiliar de Professor de Educação Infantil - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006
  • Atenção: As questões de números 1 a 5 referem-se ao texto que segue.

    O cipreste inclina-se em fina reverência
    e as margaridas estremecem, sobressaltadas.
    A grande amendoeira consente que balancem
    suas largas folhas transparentes ao sol.
    Misturam-se uns aos outros, rápidos e frágeis,
    os longos fios da relva, lustrosos, lisos fios verdes.
    Frondes rendadas de acácias palpitam inquietamente
    com o mesmo tremor das samambaias
    debruçadas nos vasos.
    Fremem os bambus sem sossego,
    num insistente ritmo breve.
    O vento é o mesmo:
    mas sua resposta é diferente em cada folha.
    Somente a árvore seca fica imóvel,
    entre borboletas e pássaros.
    Como a escada e as colunas de pedra,
    ela pertence agora a outro reino.
    Seu movimento secou também, num desenho inerte.
    Jaz perfeita, em sua escultura de cinza densa.
    O vento que percorre o jardim
    pode subir e descer por seus galhos inúmeros:
    ela não responderá mais nada,
    hirta e surda, naquele verde mundo sussurrante.

    (Cecília Meireles. O Vento)
  • Escolha a alternativa que MELHOR completa as lacunas das frases abaixo.

    I. O livro ________ gosto está esgotado.
    II. A índia percorria a floresta ________ nascera.
    III. Aquele é o médico ________ me referi.
    IV. Há plantas _________ folhas cortam.
  • 6 - Questão 5212 - Pedagogia - Nível Fundamental - Auxiliar de Professor de Educação Infantil - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006
  • No que concerne à organização do tempo, o Referencial Curricular Nacional apregoa que
  • 7 - Questão 5187 - Português - Nível Fundamental - Auxiliar de Professor de Educação Infantil - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006
  • Atenção: As questões de números 1 a 5 referem-se ao texto que segue.

    O cipreste inclina-se em fina reverência
    e as margaridas estremecem, sobressaltadas.
    A grande amendoeira consente que balancem
    suas largas folhas transparentes ao sol.
    Misturam-se uns aos outros, rápidos e frágeis,
    os longos fios da relva, lustrosos, lisos fios verdes.
    Frondes rendadas de acácias palpitam inquietamente
    com o mesmo tremor das samambaias
    debruçadas nos vasos.
    Fremem os bambus sem sossego,
    num insistente ritmo breve.
    O vento é o mesmo:
    mas sua resposta é diferente em cada folha.
    Somente a árvore seca fica imóvel,
    entre borboletas e pássaros.
    Como a escada e as colunas de pedra,
    ela pertence agora a outro reino.
    Seu movimento secou também, num desenho inerte.
    Jaz perfeita, em sua escultura de cinza densa.
    O vento que percorre o jardim
    pode subir e descer por seus galhos inúmeros:
    ela não responderá mais nada,
    hirta e surda, naquele verde mundo sussurrante.

    (Cecília Meireles. O Vento)
  • Escolha a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente.
  • 8 - Questão 5185 - Português - Nível Fundamental - Auxiliar de Professor de Educação Infantil - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006
  • Atenção: As questões de números 1 a 5 referem-se ao texto que segue.

    O cipreste inclina-se em fina reverência
    e as margaridas estremecem, sobressaltadas.
    A grande amendoeira consente que balancem
    suas largas folhas transparentes ao sol.
    Misturam-se uns aos outros, rápidos e frágeis,
    os longos fios da relva, lustrosos, lisos fios verdes.
    Frondes rendadas de acácias palpitam inquietamente
    com o mesmo tremor das samambaias
    debruçadas nos vasos.
    Fremem os bambus sem sossego,
    num insistente ritmo breve.
    O vento é o mesmo:
    mas sua resposta é diferente em cada folha.
    Somente a árvore seca fica imóvel,
    entre borboletas e pássaros.
    Como a escada e as colunas de pedra,
    ela pertence agora a outro reino.
    Seu movimento secou também, num desenho inerte.
    Jaz perfeita, em sua escultura de cinza densa.
    O vento que percorre o jardim
    pode subir e descer por seus galhos inúmeros:
    ela não responderá mais nada,
    hirta e surda, naquele verde mundo sussurrante.

    (Cecília Meireles. O Vento)
  • Observe a concordância verbal nos períodos abaixo.

    I. Fazem dois meses que não chove.
    II. Da minha casa até a de Anacleto é cinco quadras.
    III. Falta dois minutos para começar a partida.
    IV. A pátria não é ninguém: são todos.

    Dos períodos apresentados acima, SOMENTE:
  • 9 - Questão 5195 - Pedagogia - Educação Infantil - Nível Fundamental - Auxiliar de Professor de Educação Infantil - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006
  • Assinale a alternativa correta em relação à afirmação “Pessoas são pessoas através de pessoas” dita por R. Rossetti-Ferreira.
  • 10 - Questão 5178 - Português - Nível Fundamental - Auxiliar de Professor de Educação Infantil - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006
  • Atenção: As questões de números 1 a 5 referem-se ao texto que segue.

    O cipreste inclina-se em fina reverência
    e as margaridas estremecem, sobressaltadas.
    A grande amendoeira consente que balancem
    suas largas folhas transparentes ao sol.
    Misturam-se uns aos outros, rápidos e frágeis,
    os longos fios da relva, lustrosos, lisos fios verdes.
    Frondes rendadas de acácias palpitam inquietamente
    com o mesmo tremor das samambaias
    debruçadas nos vasos.
    Fremem os bambus sem sossego,
    num insistente ritmo breve.
    O vento é o mesmo:
    mas sua resposta é diferente em cada folha.
    Somente a árvore seca fica imóvel,
    entre borboletas e pássaros.
    Como a escada e as colunas de pedra,
    ela pertence agora a outro reino.
    Seu movimento secou também, num desenho inerte.
    Jaz perfeita, em sua escultura de cinza densa.
    O vento que percorre o jardim
    pode subir e descer por seus galhos inúmeros:
    ela não responderá mais nada,
    hirta e surda, naquele verde mundo sussurrante.

    (Cecília Meireles. O Vento)
  • Em relação à natureza descrita pela autora, pode-se dizer que a primeira e segunda partes do texto sugerem, respectivamente, a um pintor: