Questões de Concursos Auxiliar do Serviço de Trânsito

Resolva Questões de Concursos Auxiliar do Serviço de Trânsito Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 3 - Q32252.   Legislação de Trânsito - Normas Gerais de Circulação e Conduta - Nível Fundamental - Auxiliar do Serviço de Trânsito - Detran MT - CEV UFMT - 2015
  • Joaquim Pé na Tabua está dirigindo seu carro de passeio no sentido bairro centro da cidade, que possui duas faixas de rolamentos. Joaquim circula pela faixa da esquerda e percebe que outro condutor tem o propósito de ultrapassá-lo. Joaquim Pé na Tábua, de acordo com a Lei N.º 9.503/1997, Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deverá 
  • 4 - Q32248.   Conhecimentos Específicos - Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso - Nível Fundamental - Auxiliar do Serviço de Trânsito - Detran MT - CEV UFMT - 2015
  • Conforme a Lei Complementar Estadual N.º 04/1990 acerca do exercício em cargo público, assinale a afirmativa correta.
  • 6 - Q32238.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia do Estado do Mato Grosso - Nível Fundamental - Auxiliar do Serviço de Trânsito - Detran MT - CEV UFMT - 2015
  • A falta de força policial disponível tem sido sério obstáculo à dispersão e extinção dos quilombos nas cabeceiras do rio Manso. Trato, porém, de meios de batê-los e extingui-los inteiramente, prendendo os escravos fugidos, desertores e criminosos que ali se acham.

    (Relato de Chefe de Polícia Interino da Província de Mato Grosso, Ernesto Júlio Bandeira de Melo, ao Conselheiro Barão de Três Barras, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Justiça. Cuiabá, 29 de março de 1871, fl.5v. Citado por SIQUEIRA, E. M. História de Mato Grosso. Da ancestralidade aos nossos dias. Cuiabá, Entrelinhas, 2002.)

    A partir da leitura do texto acima, analise as afirmativas.

    I - Existiram quilombos em Mato Grosso.
    II - Escravos fugidos foram tratados como criminosos.
    III - Não havia escravidão em Mato Grosso
    IV - Resolver os problemas provocados pelas fugas de escravos era responsabilidade exclusiva dos Proprietários de Engenhos.

    Estão corretas as afirmativas 
  • 7 - Q32233.   Português - Nível Fundamental - Auxiliar do Serviço de Trânsito - Detran MT - CEV UFMT - 2015
  • [...] todas as vezes que intentamos ler os sinais dos tempos na realidade atual, é conveniente ouvir os jovens e os idosos. Tanto uns como outros são a esperança dos povos. Os idosos fornecem a memória e a sabedoria da experiência, que convidam a não repetir tontamente os mesmos erros do passado. Os jovens chamam-nos a despertar e a aumentar a esperança, porque trazem consigo as novas tendências da humanidade e abrem-nos ao futuro, de modo que não fiquemos encalhados na nostalgia de estruturas e costumes que já não são fonte de vida no mundo atual.

    Os desafios existem para ser superados. Sejamos realistas, mas sem perder a alegria, a audácia e a dedicação cheia de esperança. Não deixemos que nos roubem a força missionária.

    (PAPA FRANCISCO. Evangelii Gaudium. São Paulo: Paulus e Loyola, 2013.)
  • Assinale o trecho em que a palavra que NÃO está empregada como pronome relativo, mas como conjunção integrante.
  • 10 - Q32240.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Fundamental - Auxiliar do Serviço de Trânsito - Detran MT - CEV UFMT - 2015
  • O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é um dos principais atrativos turísticos do estado de Mato Grosso. Sobre esse local, analise as afirmativas.

    I - Integra a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, protegendo as cabeceiras do rio Cuiabá, um dos principais formadores do Pantanal Mato-grossense, apresenta cachoeiras e cavernas que atraem turistas para o local.
    II - No parque predomina a vegetação de florestas e as principais atrações resultam do relevo da região, de baixa altitude e elevada latitude, que forma atrativos como o canyon denominado Portão do Inferno.
    III - O córrego da Salgadeira está localizado na parte baixa dos contrafortes da Chapada, sua denominação deve-se aos antigos viajantes que ali salgavam a carne e expunham ao sol para secar; a carne de sol integra a tradição cultural mato-grossense até os dias atuais.

    Está correto o que se afirma em