Questões de Concursos Bibliotecário

Resolva Questões de Concursos Bibliotecário Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 11852.   Português - Nível Superior - Bibliotecário - Prefeitura de Florianópolis SC - FGV - 2014
  • TEXTO 1 – DIREITO AFETIVO

    João Paulo Lins e Silva, O Globo, 09/10/2014

    Acompanhamos recentemente notícias na imprensa sobre registros de nascimento de menores com a inclusão de duas mães e um pai. Três atos distintos ocorreram; um em Minas Gerais e dois no Rio Grande do Sul. Por maior semelhança, carregam os registros características peculiares, mas que trazem e antecipam uma forte tendência, com a visão da família multiparental, ou seja, a capacidade de uma pessoa possuir, simultaneamente, mais de um pai ou de uma mãe em seu registro de nascimento. O que poderia soar absurdo ou, no mínimo, estranho antigamente, a evolução do formato da família brasileira força a necessidade de uma adequação de nossa legislação notarial.
  • “O que poderia soar absurdo ou, no mínimo, estranho antigamente, a evolução do formato da família brasileira força a necessidade de uma adequação de nossa legislação notarial”.

    Uma melhor redação para esse período do texto 1 é:
  • 2 - Questão 45935.   Biblioteconomia - Nível Superior - Bibliotecário - IPEA - CESPE - 2008
  • Acerca da documentação geral e jurídica, julgue os itens subseqüentes.

    Com a introdução das técnicas de documentação para a organização da informação especializada, surgiram as publicações denominadas índices e resumos, as quais adotam o método alfabético de ordenação para evitar a dispersão de referências a assuntos correlatos.
  • 3 - Questão 45920.   Biblioteconomia - Nível Superior - Bibliotecário - IPEA - CESPE - 2008
  • A Classificação Decimal de Dewey (CDD), como uma linguagem documentária, deve tornar possível a comunicação usuário-sistema. 

    Julgue os itens seguintes, com relação à CDD.

    Na CDD, uma subdivisão de forma sempre precede a notação de assunto, por exemplo, 330.5, se refere a um dicionário de Economia.
  • 4 - Questão 45909.   Biblioteconomia - Nível Superior - Bibliotecário - IPEA - CESPE - 2008
  • Com respeito à ética profissional e ao mercado de trabalho do profissional da informação, julgue os itens a seguir.

    Em relação aos colegas de profissão, o bibliotecário deve evitar comentários desabonadores sobre a atuação profissional, à exceção dos seguintes casos: denúncias e quando o bibliotecário encontra-se em posição hierárquica superior.
  • 5 - Questão 34351.   Biblioteconomia - Nível Superior - Bibliotecário - EBAL - CEFET BA - 2010
  • Sobre o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, conforme Resolução CFB nº 042, de 11 de janeiro de 2002, publicada no Diário Oficial da União de 14/01/2002, Seção I, p. 64, pode-se afirmar que a alternativa que se refere à Seção II — Dos deveres e obrigações — é a que fala em
  • 6 - Questão 35162.   Biblioteconomia - Nível Superior - Bibliotecário - IFAM - FUNCAB - 2014
  • Fundamentais ao desenvolvimento da profissão de bibliotecário, as cinco leis da biblioteconomia foram criadas pelo indiano Shiyali Ramamrita Ranganathan em 1931 e vigoram até hoje. Marque a alternativa que apresenta a 2ª lei.
  • 7 - Questão 35144.   Direito Administrativo - Nível Superior - Bibliotecário - IFAM - FUNCAB - 2014
  • Está sujeito à punição por ato de improbidade administrativa o agente público que, agindo de forma meramente culposa e gerando prejuízo ao erário:
  • 8 - Questão 27886.   Português - Nível Superior - Bibliotecário - Câmara de São Miguel do Oeste SC - 2015
  • Texto 2

         Na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em Bauru, no interior paulista, uma equipe de especialistas atacou o principal problema de saúde bucal no Brasil com o xilitol, substância antimicrobiana e remineralizadora. Encontrado em frutas e também produzido industrialmente a partir de sabugo de milho, ele já é utilizado como substituto do açúcar em chicletes desenvolvidos para inibir a cárie. O problema é que, para conseguir a proteção, você precisaria mascar cinco unidades ao dia, durante 15 minutos cada. Convenhamos: haja disciplina! A saída criativa desses pesquisadores finalistas do Prêmio SAÚDE foi, então, inserir o xilitol em um verniz a ser aplicado nos dentes. Dessa forma, ele fica por tempo suficiente na boca para protegê-la de bactérias. Nos testes realizados, o verniz com concentração de 20% de xilitol ainda foi capaz de promover a remineralização de camadas profundas do esmalte dentário. Um enorme ganho conquistado com uma tática simples e inovadora.

    Fonte: ¹www.premiosaúde.com.br - acesso em 06/01/2015

    Autores: Marília Afonso Rabelo Buzalaf, Cristiane de Almeida Baldini Cardoso, Aline Rogéria Freire de Castilho, Ana Carolina Magalhães, Agnes de Fátima Faustino Pereira, Thiago Cruvinel da Silva, Magali de Lourdes Caldana, José Roberto de Magalhães Bastos.
  • Considerando o texto e o assunto abordado, o título mais adequado é:
  • 10 - Questão 35159.   Biblioteconomia - Nível Superior - Bibliotecário - IFAM - FUNCAB - 2014
  • A biblioteca é uma instituição imprescindível ao desenvolvimento cultural e social de um país. Ligada a contextos diversos, é constituída a partir dos interesses e das necessidades de seus usuários. Nesse contexto, a Biblioteca Nacional, está comprometida com o(a):