Questões de Concursos - Biomédico - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Biomédico - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Um indivíduo com quadro de anemia há seis meses procurou atendimento médico e foram realizados diversos exames laboratoriais.

Em relação aos exames hematológicos, julgue os itens que se seguem.

Uma centrífuga a ser utilizada para sedimentar eritrócitos no fundo de um tubo cilíndrico deve ser capaz de manter os tubos com seu maior eixo paralelo ao eixo de rotação da centrífuga durante o período de rotação.

Quando uma urina fresca, recém coletada e protegida da luz, contém grandes quantidades de porfobilinogênio, ela irá apresentar coloração

O líquido de Turk é uma solução utilizada na diluição do sangue para a contagem de leucócitos. É composto por ácido acético e azul de metileno (ou violeta de Genciana). Considerando uma alíquota de 20?L de sangue para uma diluição de 1 em 20, o volume de líquido de Turk a ser utilizado para diluir essa amostra deverá ser de
Acerca da bacteriologia médica, julgue os itens a seguir. Os micoplasmas, organismos altamente pleomórficos, carecem de parede celular rígida; além disso, são delimitados por uma membrana de três camadas e são inibidos pela ação da penicilina e da tetraciclina.
Para manutenção de células de mamíferos em laboratório é necessário supri-las com nutrientes básicos, alguns elementos que elas não são capazes de sintetizar e outros com funções especializadas. Entre os aminoácidos que devem ser supridos estão os nove essenciais, que não são sintetizados por células adultas de mamíferos, quatro sintetizados por poucas células especializadas dos animais. Um outro aminoácido deve ser suplementado por servir de fonte de nitrogênio para as células. Qual dos aminoácidos listados é essa fonte de nitrogênio?

Entre os principais cuidados em saúde pública, encontram-se o fornecimento e tratamento de água e o controle de alimentos. Os estudos microbiológicos têm grande importância na identificação e caracterizaçao de microrganismos presentes na água e nos alimentos. Considerando tais aspectos, julgue os itens que se seguem.

Tanto Salmonella quanto rotavírus causam diarreia e febre por atravessarem a barreira da mucosa intestinal e se disseminarem por meio da circulação.

Texto associado.
A saúde mental dos jovens brasileiros: Como prevenir?


            A ocorrência de vários suicídios de adolescentes em curto espaço de tempo não é um fenômeno restrito à atualidade. No século 18, um famoso livro, Os Sofrimentos do Jovem Werther, tornou-se um marco do Romantismo e uma febre entre os jovens. Nele conta-se a história de um adolescente que vive uma paixão impossível por uma mulher na casa dos trinta anos. 
                A estratégia adotada pelo autor do livro, Johann Wolfgang von Goethe – ele deixou para o exame do leitor as cartas trocadas pelo casal de amantes –, fez a narrativa parecer muito crível. Adolescentes passaram a se matar vestidos como nas ilustrações do livro, tendo-o em mãos e usando o mesmo método letal – um tiro de pistola. Ensinado nos cursos de Jornalismo, o Efeito Werther acabou por reforçar o tabu social de evitar o assunto, e nada se publicava sobre suicídio. 
            Os tempos mudaram. Nos dias atuais, a internet tornou-se a nova ameaça a angariar jovens para a morte. O suicídio é assunto nas redes sociais virtuais e seriados, caso do 13 ReasonsWhy, que gira em torno do suicídio de uma adolescente. Mas, com certeza, a natureza do suicídio juvenil da atualidade muito se distancia dos suicídios românticos [no quesito literatura] de três séculos atrás. O que estaria acontecendo? Como compreender melhor esse fenômeno? Como evitar que jovens vulneráveis o cometam? 
                Precisamos conversar sobre isso, pois a mortalidade por suicídio vem crescendo no Brasil. Diariamente, 32 pessoas tiram a própria vida, segundo estatísticas do Ministério da Saúde. De 2005 a 2016, de acordo com os últimos dados oficiais disponíveis, o suicídio de adolescentes entre 10 e 14 anos aumentou 31%; e entre aqueles que estão na faixa dos 15 aos 19 anos o aumento é de 26%. Na população indígena, há uma tragédia silenciosa: metade do elevado número de suicídios é cometido por adolescentes. 
                No espectro do comportamento autoagressivo, o suicídio é a ponta de um iceberg. Estima-se que o número de tentativas de suicídio supere o de suicídios em pelo menos dez vezes. O grau variável da intenção letal é apenas um dos componentes da tentativa de tirar a própria vida. O ato também representa uma comunicação, que pode funcionar como denúncia, grito de socorro, vingança ou a fantasia de renascimento. Por isso, ideias, ameaças e tentativas – mesmo aquelas que parecem calculadas para não resultarem em morte – devem ser encaradas com seriedade, como um sinal de alerta a indicar sofrimento e atuação de fenômenos psíquicos e sociais complexos. Não devemos banalizá-las. 
                O mundo psíquico de um adolescente está em ebulição, ainda não atingiu a maturidade emocional. Há maior dificuldade para lidar com conflitos interpessoais, término de relacionamentos, vergonha ou humilhação e rejeição pelo grupo social. A tendência ao imediatismo e à impulsividade implica maior dificuldade para lidar com a frustração e digerir a raiva. Perfeccionismo e autocrítica exacerbada, problemas na identidade sexual, bem como bullying, são outros fatores que se combinam para aumentar o risco. 
                Um adolescente pode ter centenas de likes na rede social virtual, mas pouquíssimos, ou nenhum, seres humanos reais com quem compartilhar angústias. O mundo adulto, como um ideal cultural alcançável por pequena parcela de vencedores, fragiliza a autoestima e a autoconfiança de quem precisa encontrar o seu lugar em uma sociedade marcada pelo individualismo, pelo exibicionismo estético, pela satisfação imediata e pela fragilidade dos vínculos afetivos. 
                Quando dominados por sentimentos de frustração e desamparo, alguns adolescentes veem na autoagressão um recurso para interromper a dor que o psiquismo não consegue processar. Quando o pensar não dá conta de ordenar o mundo interno, o vazio e a falta de sentido fomentam ainda mais o sofrimento, fechando-se assim um círculo vicioso que pode conduzir à morte. Nos suicídios impulsivos, a ação letal se dá antes de haver ideias mais elaboradas capazes de dar outro caminho para a dor psíquica. O ato suicida ocorre no escuro representacional, como um curto-circuito, um ato-dor. 
                Há, também, os suicídios que se vinculam a transtornos mentais que incidem na adolescência, como a depressão, o transtorno afetivo bipolar e o abuso de drogas. Diagnóstico tardio, carência de serviços de atenção à saúde mental e inadequação do tratamento agravam a evolução da doença e, em consequência, o risco de suicídio. 
               Pensamentos suicidas são frequentes na adolescência, principalmente em épocas de dificuldades diante de um estressor importante. Na maioria das vezes, são passageiros; por si só não indicam psicopatologia ou necessidade de intervenção. No entanto, quando os pensamentos suicidas são intensos e prolongados, o risco de levar a um comportamento suicida aumenta. 
              Prevenção do suicídio entre os adolescentes não quer dizer evitar todos os suicídios, e sim uma só morte que possa ser evitada, a do adolescente que está ao seu lado. O que fazer? De modo simplificado, sugerimos três passos. Memorize o acrônimo ROC: Reparar no Risco, Ouvir com atenção, Conduzir para um atendimento. A prevenção do suicídio, ainda que não seja tarefa fácil, é possível. Não podemos silenciar sobre a magnitude e o impacto do suicídio de adolescentes em nossa sociedade. Não todas, mas considerável porção de mortes pode ser evitada. 

(BOTEGA, Neury José. A saúde mental dos jovens brasileiros: Como prevenir? - Adaptado. Disponível em https://www.sescsp.org.br/online/ artigo/12517_A+SAUDE+MENTAL+DOS+JOVENS+BRASILEIROS . Acessado em 03/01/2019)
Como elemento coesivo, verifica-se várias vezes, no texto, o emprego do recurso da substituição lexical, em que uma palavra substitui outra para retomar o mesmo referente. São exemplos desse recurso:
Através da descendência do Qi, promovida pela inspiração do pulmão (fei), o yang do fígado (gan) é controlado e o yang do rim (shen) é nutrido. De acordo com a teoria dos cinco movimentos, os zangs citados estão, respectivamente, em uma relação de
Sobre as coletas de água bruta e sedimento, é correto afirmar:

Analise as afirmativas abaixo sobre sumário de urina.

I. O volume mínimo para avaliação da análise do sedimento urinário é de 20?l.

II. O volume urinário deve ser centrifugado de 1500 a 2000 rpm por 5 minutos.

III. A contagem dos elementos figurados deve ser realizada, no mínimo, em 10 campos microscópicos; calcular a média e expressar os resultados por campo ou mililitro.

Está CORRETO o que se afirma em