Questões de Concursos Capelão Evangélico

Resolva Questões de Concursos Capelão Evangélico Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 52886 - Português - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

    ( ) Os vocábulos arvoredo, boiada, folhagem e velame possuem sufixos utilizados para indicar abundância, aglomeração ou coleção.
    ( ) Os sufixos -ame, -ata, e -nte são empregados na formação de nomes que indicam ação, estado ou qualidade, a exemplo dos vocábulos gravame, passeata e ouvinte.
    ( ) Os sufixos -ato, -eno, -eta e -ico são empregados para formar palavras que designam nomes de naturalidade, como maiato e madrileno, lisboeta e brasílico por exemplo. 
  • 2 - Questão 52869 - Teologia - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • Analise as afirmativas sobre as mudanças da estrutura escatológica após o ensino de Cristo sobre o Reino de Deus como atestadas por George Ladd, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

    ( ) Enquanto que o judaísmo do Antigo Testamento ansiava pelo Dia do Senhor, momento singular em que Yahweh estabelecería o seu Reino sobre na terra, há dois momentos em que o Reino é estabelecido: na primeira e na segunda vinda de Cristo.
    ( ) No futuro, ou seja, na parousia, os céus se separam definitivamente da Terra, sendo este lugar de delícias, sem dor e sofrimento; um paraíso no qual os santos habitarão pelos tempos eternos.
    ( ) O Reino de Deus passa a ser compreendido como inativo durante o Antigo Testamento, sendo estabelecido na Vinda de Cristo e reafirmado na Segunda Vinda, com o estabelecimento do período milenar, no qual ele reinará com os reis e sacerdotes redimidos. 
  • 3 - Questão 52860 - Teologia - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • Analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. No meio católico o conceito de catequese é o que melhor expressa o papel da Igreja no ministério do ensino cristão. O teólogo Católico C. Floristan identifica três naturezas da catequese:

    ( ) Como iniciação à fé e educação da fé.
    ( ) Como dissociada da evangelização.
    ( ) Como distinta do ensino religioso escolar. 
  • 4 - Questão 52867 - Teologia - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo.

    "___________redescobrira Paulo para o século V; Lutero o fez para o século XVI E, para ele, o cerne da teologia paulina se encontrava em Romanos 1. 16, onde se descreve o evangelho como "o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê" [...] Seus estudos teológicos e sua estada___________ haviam instilado nele a convicção de que deveria aplacar um Deus irado por meio da __________ e da incessante prática de boas obras. Somente anos mais tarde ele compreendeu que a justiça de Deus não significava a punição e a ira justas de Deus, mas sua dádiva de__________ e misericórdia."

    (BOSCH, David. Missão Transformadora: mudanças de paradigma na teologia da missão. São Leopoldo: Sinodal, 2002. p. 294) 
  • 5 - Questão 52875 - Português - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • Assinale a alternativa em que todos os vocábulos apresentam divisão silábica em acordo com os padrões normativos. 
  • 6 - Questão 52879 - Português - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • Ordene os fragmentos de modo que constituam um parágrafo coerente e coeso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

    ( ) Um olhar mais aprofundado, porém, revela que a somatização é um reflexo de como corpo e mente estão interligados.
    ( ) Especialista em psicossomática, área que busca a compreensão dos processos mentais envolvidos no adoecimento físico, a autora relata casos clínicos de somatização que observou em sua experiência clínica.
    ( ) São comuns casos de pacientes que apresentam sintomas clínicos de doen­ças que não aparentam ter nenhuma causa orgânica.
    ( ) Essa relação é discutida pela neurologista Suzanne O’Sullivan em Isso é coisa da sua cabeça.
    ( ) E o que o senso comum chama equivocadamente de “doença psicológica”, subentendendo que a origem do sofrimento é inexistente.

    (Fonte: htto://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/mente e corno interligados.html. Acesso em 19 de maio de 2016).
  • 7 - Questão 52872 - Teologia - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • A ideia de Logos no Evangelho de João ocupa uma posição importante na Teologia Bíblica do Novo Testamento. Durante a História da Igreja muitas interpretações foram dadas por teólogos cristãos, objetivando chegar a uma visão mais clara do “conteúdo teológico e filosófico” dessa palavra. Alguns entenderam que não seria possível interpretar adequadamente essa expressão sem recorrer à filosofia. Um judeu, conforme afirma Ladd, empreendeu a tarefa de “casar a religião judaica com a filosofia helenística”. O nome dele é: 
  • 8 - Questão 52866 - Teologia - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • Sobre o sentido de pecado nas religiões e em Israel, podemos afirmar: 
  • 9 - Questão 52874 - Português - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • Os termos em destaque no texto abaixo poderíam ser substituídos, respectivamente, sem prejuízo de valor por:
    Espaço Além - Marina Abramovic e o Brasil pode resultar surpreendente. A artista sérvia transita pela linguagem por vezes peculiar hermética das performances. Contudo no caso do filme de Marco Del Fiol, com estreia na quinta 19, as performances servem a uma experiência pessoal da protagonista, que a partir de 2012 empreendeu uma viagem mística pelo país.

    (Fonte: Revista Carta Capital, Ano XXII, n° 901. 18 de maio de 2016). 
  • 10 - Questão 52887 - Português - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • “A ______________ é um recurso textual muito utilizado no meio publicitá­rio, pois tem alto teor expressivo e serve para marcar o contraste entre dois segmentos de determinado enunciado, contribuindo para acentuar urna oposi­ção.”

    No trecho em destaque, observa-se o uso da: