Questões de Concursos Cirurgião Dentista

Resolva Questões de Concursos Cirurgião Dentista Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 46628 - Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - SUSAM - FGV - 2014
  • Quando  o  flúor  tópico  é  utilizado,  ocorre  uma  reação  química  com  a  estrutura  mineralizada  dos  dentes,  formando  produtos  que interferem com a progressão da lesão cariosa.  

    Assinale a opção que indica o produto dessa reação química.
  • 2 - Questão 11716 - Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - EBSERH BA - IADES - 2014
  • Durante anestesia local em odontologia, a fratura da agulha, durante sua aplicação, é um risco, caso recomendações não sejam seguidas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que apresenta alguma dessas recomendações.
  • 3 - Questão 46646 - Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - SUSAM - FGV - 2014
  • Um  paciente  apresenta-se  para  atendimento  com  uma  lesão  endodôntica primária  com envolvimento periodontal  secundário  acometendo o elemento 15.  Radiograficamente  observa-se  uma  lesão  cariosa  subjacente  a  uma  restauração  em  amálgama  de  prata  que  envolve  as  faces  distal e oclusal. 

    A  lesão  cariosa  atinge  o  corno  pulpar  por  distal.  A  sondagem  mostra profundidade de bolsa = 14mm na distal do elemento 15  com  supuração  e  níveis  de  profundidade  de  bolsa  =  3mm  nas  faces vestibular, palatina e mesial. 

    O  paciente  não  apresenta  comprometimento  sistêmico,  apresenta boa higiene oral  e não  apresenta bolsas periodontais  nos outros dentes.

    Assinale  a  alternativa  que  corresponde  à  sequência  clínica  que  deve ser adotada no caso descrito acima.
  • 4 - Questão 46618 - Direito Sanitário - Nível Superior - Cirurgião Dentista - SUSAM - FGV - 2014
  • A Constituição Federal de 1988 foi um marco na redefinição das  prioridades da política do Estado na área da Saúde Pública com a  criação do SUS

    A esse respeito assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a  falsa. 

    (   ) O  texto  constitucional  demonstra  claramente  que  a  concepção  do  SUS  estava  baseada  num  modelo  de  saúde  voltado  para  as  necessidades  da  população,  procurando  resgatar  o  compromisso  do  Estado  para  com  o  bem-estar  social. 
    (   ) O  texto  constitucional  permite  que  as  instituições  privadas  participem  de  forma  complementar  do  Sistema  Único  de  Saúde, tendo preferência absoluta as entidades filantrópicas.  
    (   ) O texto constitucional estabelece que a saúde é um direito de  todos  os  cidadãos,  sendo  dever  do  Estado  garantir  sua  promoção, proteção e recuperação.  

    As afirmativas são, respectivamente,
  • 5 - Questão 46554 - Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - MPU - CESPE - 2013
  • Com base nos conceitos de exodontia, julgue os itens a seguir. 

    Durante a extração dentária com uso de fórceps, o instrumento deve ser posicionado de forma a gerar um centro de rotação o mais apical possível para minimizar a expansão das tábuas ósseas adjacentes
  • 6 - Questão 46715 - Legislação Federal - Nível Superior - Cirurgião Dentista - EBSERH - IBFC - 2017
  • A Lei Federal nº 12.550, de 15 de dezembro de 2011, autorizou o Poder Executivo a criar a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, bem como definiu suas competências. No que diz respeito a essas competências definidas pela legislação, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

    ( ) Prestar serviços de apoio ao processo de gestão dos hospitais universitários e federais e a outras instituições congêneres, com implementação de sistema de gestão único com geração de indicadores quantitativos e qualitativos para o estabelecimento de metas
    ( ) Apoiar a execução de planos de ensino e pesquisa de instituições federais de ensino superior e de outras instituições congêneres, cuja vinculação com o campo da saúde pública ou com outros aspectos da sua atividade torne necessária essa cooperação, em especial na implementação das residências médica, multiprofissional e em área profissional da saúde, nas especialidades e regiões estratégicas para o Poder Executivo
    ( ) Administrar unidades hospitalares, bem como prestar serviços de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde)
    ( ) Prestar serviços de apoio à geração do conhecimento em pesquisas básicas, clínicas e aplicadas nos hospitais universitários federais e a outras instituições congêneres

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • 7 - Questão 46616 - Português - Nível Superior - Cirurgião Dentista - AMAZUL - CETRO - 2015
  • Caçada por submarino evoca tempos da Guerra Fria para Suécia e Rússia 

    Suecos lançaram operação para localizar embarcação invasora em suas águas; russos negam envolvimento no caso e apontam para a Holanda 

    Um submarino estrangeiro detectado no arquipélago de Estocolmo provocou a maior mobilização militar na Suécia desde a Guerra Fria, envolvendo o deslocamento emergencial de soldados, embarcações e helicópteros. Nesta segunda-feira, uma zona fechada para voos foi declarada na área de buscas. 

    Os primeiros alertas começaram a soar na sexta-feira e a suspeita logo recaiu sobre a Rússia, que negou envolvimento no caso e ainda apontou para a Holanda. “É um submarino de propulsão diesel-elétrica holandês Bruinvis que, na semana passada, realizava exercícios bem perto de Estocolmo”, afirmou uma fonte do Ministério da Defesa russo. 

    Só que o porta-voz do ministério holandês da Defesa, Marnoes Visser, também negou sua participação. “O submarino holandês não está envolvido e nós não estamos envolvidos nas operações de busca lançadas pelas forças suecas”, declarou. “Participamos em manobras com a Suécia e outros navios, mas elas terminaram na terça-feira da semana passada”.

    Nas últimas semanas, a Suécia vem apontando uma série de invasões ao seu espaço aéreo por parte de aviões russos, esfriando as relações entre os dois países. Sobre o submarino, especificamente, as autoridades suecas limitaram-se a afirmar que receberam um alerta sobre “atividade submarina estrangeira” no litoral. O primeiro-ministro Stefan Löfven disse que, por enquanto, as missões lançadas pela Marinha são apenas para “coletar informações”. 

    Segundo uma reportagem do jornal Svenska Dagbladet publicada no fim de semana, o serviço secreto sueco interceptou frequências de rádio em uma área entre o litoral de Estocolmo e o enclave russo de Kaliningrado, onde está localizada grande parte da frota russa no Mar Báltico.

    situação expõe a preocupação crescente sobre as intenções de Vladimir Putin na região. Em pouco mais de um mês, surgiram informações sobre um agente de inteligência da Estônia que teria sido levado por forças russas, a Finlândia reclamou da interferência de Moscou em um de seus navios de pesquisa e a Suécia fez um protesto formal sobre uma “grave violação” quando caças russos entraram em seu espaço aéreo.

    “Isso pode se tornar um divisor de águas para a segurança em toda a região do Mar Báltico”, escreveu o chanceler letão, Edgars Rinkevics, em sua conta em uma rede social. Autoridades da Letônia apontaram um aumento na presença de submarinos e navios russos perto de suas águas territoriais. 

    Histórico - Não é a primeira vez que um submarino provoca um estranhamento nas relações entre a Rússia e a Suécia. A caçada desta semana ao submarino misterioso evoca as rotineiras invasões das águas territoriais suecas por embarcações soviéticas durante os anos da Guerra Fria. 

    No incidente mais notável, ocorrido em outubro de 1981, um submarino a diesel soviético acabou encalhando acidentalmente em uma praia sueca próxima de Karlskrona, onde está localizada a maior base naval da Suécia. No momento mais tenso do episódio, navios de guerra soviéticos tentaram forçar passagem entre a marinha sueca para resgatar o submarino. No final, os esforços de intimidação não funcionaram e os soviéticos retrocederam. O episódio só acabou depois de dez dias de tensão, quando rebocadores suecos acabaram levando o submarino para águas internacionais, onde ele foi entregue aos soviéticos.

    Houve também alarmes falsos, ocasiões em que a Suécia pensou ter detectado submarinos quando, na verdade, os sinais haviam sido emitidos por lontras.

    http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/cacada-por-submarino-provoca- queda-de-braco-entre-russia-e-suecia 
     
    De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto à acentuação, assinale a alternativa em que as palavras devam ser acentuadas, respectivamente, de acordo com as mesmas regras de acentuação das palavras apresentadas abaixo. 

    Arquipélago/ notável/ inteligência
  • 8 - Questão 46627 - Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - SUSAM - FGV - 2014
  • Com  relação  às  abordagens  preventivas  contemporâneas  empregadas no controle e prevenção da cárie dentária, assinale a  opção que apresenta apenas medidas consideradas como sendo  medidas de prevenção primária verdadeira.
  • 9 - Questão 46804 - Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - EBSERH - AOCP - 2015
  • Alguns espaços mais amplos na dentição decídua são chamados de espaços primatas, uma vez que são particularmente proeminentes nas dentaduras de certos primatas inferiores. Assinale a alternativa em que esses espaços primatas estão localizados corretamente.
  • 10 - Questão 46719 - Legislação Federal - Nível Superior - Cirurgião Dentista - EBSERH - IBFC - 2017
  • O Regimento Interno da EBSERH - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – determina as competências da Corregedoria-Geral. No que diz respeito a essas atribuições, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

    ( ) Determinar, quando comprovada a necessidade, a realização de inspeções preventivas e a requisição de perícias e laudos periciais
    ( ) Coordenar, orientar, controlar e avaliar as atividades de correição no âmbito da Sede, filais e unidades descentralizadas, inclusive no que se refere às ações preventivas, objetivando a melhoria do padrão de qualidade no processo de gestão e, como consequência, na prestação de serviços à sociedade
    ( ) Estudar e propor a revisão de normas e procedimentos administrativos, quando constatadas fragilidades nas metodologias de fiscalização que poderiam possibilitar eventuais riscos e desvios de conduta funcional e irregularidades
    ( ) Receber denúncias envolvendo desvio de conduta de empregados, lesão ou ameaça de lesão ao patrimônio público e adotar os procedimentos correcionais cabíveis, dando ciência das medidas adotadas aos agentes que as formularam

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.