Questões de Concursos Cirurgião Dentista

Resolva Questões de Concursos Cirurgião Dentista Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Questão 46704.   Português - Nível Superior - Cirurgião Dentista - EBSERH - IBFC - 2017
  •     Há algum tempo venho afinando certa mania. Nos começos chutava tudo o que achava. [...] Não sei quando começou em mim o gosto sutil. [...]
       Chutar tampinhas que encontro no caminho. É só ver a tampinha. Posso diferenciar ao longe que tampinha é aquela ou aquela outra. Qual a marca (se estiver de cortiça para baixo) e qual a força que devo empregar no chute. Dou uma gingada, e quase já controlei tudo. [...] Errei muitos, ainda erro. É plenamente aceitável a ideia de que para acertar, necessário pequenas erradas. Mas é muito desagradável, o entusiasmo desaparecer antes do chute. Sem graça.
        Meu irmão, tino sério, responsabilidades. Ele, a camisa; eu, o avesso. Meio burguês, metido a sensato. Noivo...
         - Você é um largado. Onde se viu essa, agora! [...]
       Cá no bairro minha fama andava péssima. Aluado, farrista, uma porção de coisas que sou e que não sou. Depois que arrumei ocupação à noite, há senhoras mães de família que já me cumprimentaram. Às vezes, aparecem nos rostos sorrisos de confiança. Acham, sem dúvida, que estou melhorando.
        - Bom rapaz. Bom rapaz.
        Como se isso estivesse me interessando...
    Faço serão, fico até tarde. Números, carimbos, coisas chatas. Dez, onze horas. De quando em vez levo cerveja preta e Huxley. (Li duas vezes o “Contraponto” e leio sempre). [...]
    Dia desses, no lotação. A tal estava a meu lado querendo prosa. [...] Um enorme anel de grau no dedo. Ostentação boba, é moça como qualquer outra. Igualzinho às outras, sem diferença. E eu me casar com um troço daquele? [...] Quase respondi...
    - Olhe: sou um cara que trabalha muito mal. Assobia sambas de Noel com alguma bossa. Agora, minha especialidade, meu gosto, meu jeito mesmo, é chutar tampinhas da rua. Não conheço chutador mais fino.
     
    (ANTONIO, João. Afinação da arte de chutar tampinhas. In: Patuleia: gentes de rua. São Paulo: Ática, 1996) 
     
    Vocabulário: Huxley: Aldous Huxley, escritor britânico mais conhecido por seus livros de ficção científica.
    Contraponto: obra de ficção de Huxley que narra a destruição de valores do pós-guerra na Inglaterra, em que o trabalho e a ciência retiraram dos indivíduos qualquer sentimento e vontade de revolução. 
  • Em “Há algum tempo venho afinando certa mania.” (1º§), nota-se que o termo destacado pertence à seguinte classe gramatical:
  • 3 - Questão 48537.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - Cirurgião Dentista - Prefeitura de Cantagalo RJ - CONSULPLAN - 2013
  • Em 1990, as Organizações das Nações Unidas (ONU) criaram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para medir a qualidade de vida nos países com base em três dimensões: vida longa e saudável (expectativa de vida); acesso ao conhecimento (média de anos de estudo); e, padrão de vida digno (calculado pela renda nacional bruta per capita). Cada país recebe uma pontuação que varia de 0 a 1 ranqueando os países em quatro faixas: muito alto, alto, médio e baixo. Sobre a situação do Brasil no que tange a essa medida da ONU, é INCORRETO afirmar que
  • 4 - Questão 46590.   Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - AMAZUL - CETRO - 2015
  • Adesivos convencionais utilizados previamente a restaurações de resinas fotopolimerizáveis são os sistemas que empregam o passo operatório de condicionamento ácido da superfície do esmalte e da dentina. Assinale a alternativa que apresenta o ácido utilizado.
  • 5 - Questão 15032.   Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - Prefeitura de Cantagalo RJ - CONSULPLAN - 2013
  • Os vários tipos de materiais de sutura classificam-se por: diâmetro; capacidade de absorção; e, mono ou polifilamentos. Os fios em monofilamento retêm menos biofilme, porém, são mais difíceis de dar nó e se desamarram com facilidade. Qual das alternativas apresenta um fio em polifilamento?
  • 6 - Questão 46803.   Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - EBSERH - AOCP - 2015
  • Ao avaliar uma paciente de 13 anos do sexo feminino, observamos:

    distoclusão
    - dentes 12/22 vestibularizados
    - dentes 11/21 supravertidos

    Com estas características, é correto classificar (segundo ANGLE) esta má-oclusão em
  • 7 - Questão 46645.   Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - SUSAM - FGV - 2014
  • Com relação às biópsias de lesões do complexo maxilo-mandibular,  assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 

    (   ) Lesões  de  origem  traumática  devem  obrigatoriamente  ser  biopsiadas. 
    (   ) Alterações  inflamatórias  de  causa  desconhecida  que  persistam  por  longos  períodos  devem  obrigatoriamente  ser  biopsiadas. 
    (   ) Lesões  que  exibam  um  rápido  crescimento  tecidual  devem  ser obrigatoriamente biopsiadas. 

    As afirmativas são, respectivamente,
  • 8 - Questão 46604.   Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - AMAZUL - CETRO - 2015
  • Um paciente diabético necessita de tratamento clínico odontológico de rotina. Algumas atitudes prévias devem ser tomadas para que se possa ter sucesso e segurança no tratamento sem que haja qualquer complicação sistêmica com este paciente. Assinale a alternativa que não indica o que deveria ser realizado.
  • 9 - Questão 11722.   Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - EBSERH BA - IADES - 2014
  • Paciente de seis anos de idade, do sexo masculino, apresenta dor no dente 21 que ocorre por estímulos térmicos, cessando com a eliminação do fator estimulante. O dente radiograficamente mostra cárie coronária e ápice aberto, sem sinais de lesão ou espessamento apical. O dente apresenta vitalidade pulpar. Após a remoção da cárie, com isolamento absoluto, ocorreu pequena exposição pulpar. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que indica a conduta que deverá ser admitida.
  • 10 - Questão 46594.   Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - AMAZUL - CETRO - 2015
  • Com relação à esterilização, assinale a alternativa correta.