Questões de Concursos Delegado de Polícia Civil

Resolva Questões de Concursos Delegado de Polícia Civil Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 41635 - Direito Processual Penal - Nível Superior - Delegado de Polícia Civil - Polícia Civil RO - FUNCAB - 2014
  • O procedimento ordinário expressamente previsto no Código de Processo Penal possui características que o diferenciam do procedimento especial previsto para os crimes dolosos contra a vida. Dito isso, analise as proposições e assinale a alternativa que se adequa ao procedimento ordinário.
  • 2 - Questão 41638 - Direito Processual Penal - Nível Superior - Delegado de Polícia Civil - Polícia Civil RO - FUNCAB - 2014
  • A empresa XYZ, ao transportar madeira irregularmente por uma estrada rondoniense em um caminhão adaptado para a prática, foi surpreendida por fiscais, que apreenderam o veículo. Após processo administrativo, com o regular julgamento do auto de infração, a empresa perdeu para o Estado os bens apreendidos na fiscalização. Após os acontecimentos narrados, o juiz penal, no bojo de inquérito policial sobre o mesmo fato:
  • 3 - Questão 41586 - Atualidades - Nível Superior - Delegado de Polícia Civil - Polícia Civil RO - FUNCAB - 2014
  • Em setembro de 2013, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2012, contendo dados sobre as transformações no país de 2011 a 2012. De acordo com o IBGE:
  • 4 - Questão 41621 - Direito Civil - Nível Superior - Delegado de Polícia Civil - Polícia Civil RO - FUNCAB - 2014
  • No tocante à invalidade do negócio jurídico, é correto afirmar:
  • 5 - Questão 41587 - Atualidades - Nível Superior - Delegado de Polícia Civil - Polícia Civil RO - FUNCAB - 2014
  • A revista “Forbes” considerou o presidente russo Vladimir Putin a pessoa mais poderosa do mundo em 2013. Um dos fatos que marcou a atuação da Rússia no cenário internacional em 2013 e que deu visibilidade a Putin foi:
  • 7 - Questão 41606 - Direito Constitucional - Nível Superior - Delegado de Polícia Civil - Polícia Civil RO - FUNCAB - 2014
  • Considerando  o  tema “ imunidades   e incompatibilidades parlamentares”, assinale a alternativa correta.
  • 8 - Questão 41581 - Português - Nível Superior - Delegado de Polícia Civil - Polícia Civil RO - FUNCAB - 2014
  • O mundo daqui a cinco anos

          Telemedicina, nanotecnologia, tecnologias 3D e tradução simultânea por reconhecimento de voz. Todos estes recursos, em maior ou menor escala, já foram absorvidos pela sociedade. Suas primeiras aparições foram na lista “Five to five” da IBM, que prevê cinco fenômenos que podem mudar nosso cotidiano a cada cinco anos. Ontem a multinacional divulgou o que acontecerá até 2018. E sua aposta é que, com o desenvolvimento tecnológico, tudo - do ensino acadêmico à hora de ir para o trabalho - pode ser personalizado.
         A transformação mais radical pode ser na medicina, área em que algumas empresas pretendem fornecer aos médicos o mapeamento genético de cada paciente. A tecnologia fará do teste do DNA, hoje ainda raro, o principal meio para a decisão da terapia adequada. Com isso, será possível optar por tratamentos personalizados para males como doenças cardiovasculares.
          Na escola, o professor terá reforço para lidar com o método como cada aluno consegue aprender. “A computação cognitiva ajudará a calcular como cada aluno aprende e cria um sistema flexível, que se adapta continuamente ao estudante”, revela a IBM.
         Com base no tempo e no engarrafamento, o smartphone poderá recomendar a seu usuário que saia de casa alguns minutos mais cedo - e, também, que caminho deve seguir.
         O deslocamento fica mais fácil, mas o comércio da vizinhança também atrairá as pessoas. A lojinha da esquina, agora conectada a seu telefone, divulgará as promoções e conhecerá suas preferências: “Será a fusão do que há de melhor na loja física - tocar e vestir um produto - com a riqueza de informações - as ofertas instantâneas e o gosto do consumidor”.
         Na web, aliás, a invasão de contas de emails e a ação de hackers esbarrarão na “polícia pessoal online". Portais como o Google já avisam o usuário quando suas mensagens são lidas fora de locais onde o dono da conta costuma acessar a internet - um outro país, por exemplo. Todos os passos são monitorados. Segundo a IBM, com a “permissão” do usuário. Mas, depois da revelação da vigilância mundial da NSA, este avanço tecnológico pode deixar muita gente ressabiada.

    (O Globo - Caderno Ciência -19/12/2013, p. 45.)
  • 1. “...podem mudar nosso cotidiano A cada cinco anos.” (§ 1)
    2. “...do ensino acadêmico À hora de ir para o trabalho...” (§1)
    3. “Será a fusão do que HÁ de melhor na loja física...” (§5)

    Comparando-se as três construções acima, constata-se que as formas em destaque têm a mesma pronúncia, mas grafias distintas, isso porque são gramaticalmente diferentes. Das sentenças abaixo, aquela cuja lacuna deve ser preenchida com a forma usada na terceira das construções acima é: