Questões de Delegado de Polícia Substituto Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Delegado de Polícia Substituto com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 58021. Medicina, Medicina Legal, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, Ensino Superior, 2018

São causas médicas de óbito NÃO jurídicas:

2Questão 342702. Raciocínio Lógico, Proposição Argumento, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil ES, CESPE, 2010

Um argumento constituído por uma sequência de três proposições ? P1, P2 e P3, em que P1 e P2 são as premissas e P3 é a conclusão ? é considerado válido se, a partir das premissas P1 e P2, assumidas como verdadeiras, obtém-se a conclusão P3, também verdadeira por consequência lógica das premissas. A respeito das formas válidas de argumentos, julgue os próximos itens. Se as premissas P1 e P2 de um argumento forem dadas, respectivamente, por ?Todos os leões são pardos? e ?Existem gatos que são pardos?, e a sua conclusão P3 for dada por ?Existem gatos que são leões?, então essa sequência de proposições constituirá um argumento válido.

3Questão 58022. Conhecimentos Específicos, Criminologia, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, Ensino Superior, 2018

“Cabe definir a Criminologia como ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplado este como problema individual e como problema social -, assim como sobre os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou sistemas de resposta ao delito”. Esta apresentação ao conceito de Criminologia apresenta, desde logo, algumas das características fundamentais do seu método (empirismo e interdisciplinaridade), antecipando o objeto (análise do delito, do delinquente, da vítima e do controle social) e suas funções (explicar e prevenir o crime e intervir na pessoa do infrator e avaliar os diferentes modelos de resposta ao crime).

MOLINA, Antônio G.P.; GOMES, Luiz F.; Criminologia; 6. ed. reform., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais. p. 32.

Sobre o método, o objeto e as funções da criminologia, considera-se:

I. A luta das escolas (positivismo versus classicismo) pode ser traduzida como um enfrentamento entre adeptos de métodos distintos; de um lado, os partidários do método abstrato, formal e dedutivo (os clássicos) e, de outro, os que propugnavam o método empírico e indutivo (os positivistas).
II. Uma das características que mais se destaca na moderna Criminologia é a progressiva ampliação e problematização do seu objeto.
III. A criminologia, como ciência, não pode trazer um saber absoluto e definitivo sobre o problema criminal, senão um saber relativo, limitado, provisional a respeito dele, pois, com o tempo e o progresso, as teorias se superam.

Estão CORRETAS as assertivas indicadas em:

4Questão 58010. Direito Processual Penal, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, Ensino Superior, 2018

Em matéria de provas no processo penal, é CORRETO afirmar:

5Questão 57968. Direito Administrativo, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, Ensino Superior, 2018

A Lei n. 13.303/2016, em seu artigo 3º, traz o seguinte conceito: “entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios”. A entidade da administração indireta conceituada é uma:

6Questão 58002. Direito Penal, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, Ensino Superior, 2018

Analise os casos hipotéticos abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

7Questão 57992. Direito Civil, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, Ensino Superior, 2018

Considere as seguintes afirmativas a respeito do direito de família:

I. A diversidade de sexos entre os companheiros não é requisito essencial para a configuração da união estável.
II. A pessoa casada, mas separada de fato, pode constituir união estável.
III. De acordo com jurisprudência pacificada no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, na união estável, na ausência de contrato de convivência, a partilha de bens exige prova do esforço comum.
IV. A pessoa divorciada, enquanto não houver sido homologada ou decidida a partilha de bens do casal, não pode constituir união estável.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

8Questão 58003. Direito Penal, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, Ensino Superior, 2018

Com relação ao erro no Direito Penal, é CORRETO afirmar:

9Questão 332391. Matemática, Teoria dos Conjuntos Numéricos, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil ES, CESPE, 2010

Uma pesquisa de rua feita no centro de Vitória constatou que, das pessoas entrevistadas, 60 não sabiam que a polícia civil do Espírito Santo possui delegacia com sistema online para registro ou denúncia de certos tipos de ocorrência e 85 não sabiam que uma denúncia caluniosa pode levar o denunciante à prisão por 2 a 8 anos, além do pagamento de multa. A partir dessas informações, julgue o item seguinte. Considerando-se que também foi constatado que 10 dos entrevistados não sabiam do canal de comunicação online nem das penalidades cabíveis a denúncias caluniosas, é correto concluir que 135 pessoas não tinham conhecimento de pelo menos uma dessas questões.

10Questão 58015. Medicina, Medicina Legal, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, Ensino Superior, 2018

Em relação à exumação, é CORRETO afirmar: