← Início

Questões de Concursos - Economista - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Economista - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Em 1999, o governo realizou um acordo com o FMI a fim de obter ajuda externa para contornar a crise eminente. Em relação a esse acordo, suas características e expectativas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O acordo contemplou um aumento da meta de superávit primário como uma das garantias de liberação de recursos.

( ) A expectativa é que a redução futura das taxas de juros permitiria a redução do percentual da dívida pública em relação ao PIB.

( ) No acordo, a política monetária ficaria travada, não permitindo elevações dos juros no curto prazo.

As afirmativas são, respectivamente,

A respeito da teoria econômica relacionada às contas nacionais, julgue os itens a seguir. No cálculo do PIB, produtos importados usados são considerados como investimentos.

A teoria macroeconômica estuda o comportamento e a mensuração dos grandes agregados econômicos e aborda temas como inflação, desemprego, desequilíbrios externos e crescimento econômico. Utilizando os conceitos fundamentais dessa teoria, julgue os itens subseqüentes

Em períodos inflacionários, a evolução da razão dívida/PIB ao longo do tempo depende do tamanho relativo do resultado operacional, que considera os efeitos da alta dos preços sobre essa razão.

A respeito da teoria econômica relacionada às contas nacionais, julgue os itens a seguir. Se um bem produzido em 2014 foi vendido em 2015, esse bem entra no cálculo do PIB do ano em que foi produzido.

A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

Quando a produtividade marginal de dois insumos varia na mesma proporção, a taxa marginal de substituição técnica entre esses insumos não se altera.

Os mercados futuros permitem que os investidores tomem decisões embasadas em conhecimentos técnicos. Acerca desses mercados e das operações neles realizadas, julgue os itens a seguir.

São conhecidos como hedgers os usuários dos mercados futuros que, por meio de operações de compra e venda, procuram eliminar o risco de perda determinado por variações adversas de preço.

Embora, rigorosamente, somente se possa afirmar que a demanda do bem X é elástica ou não em relação a seu preço a partir de uma comprovação empírica, existem algumas regras práticas atribuídas a Marshall que permitem uma avaliação a priori do valor da elasticidade-preço da demanda. Com relação à elasticidade-preço da demanda, quanto maior o grau de utilidade do produto para o consumidor, é possível dizer que:
Com relação ao déficit e à necessidade de financiamento do setor público (NFSP), julgue os itens a seguir, desconsiderando qualquer efeito tributário. As necessidades de financiamento são apuradas nos governos federal e estaduais. No caso dos municípios, essa exigência deve ser atendida para aqueles que têm tribunais de contas.
Enunciado para as questões de números 38 e 39. Uma economia produziu, no ano de 2012, 2 000 cocos ao preço de $1 e 1 000 laranjas ao preço de $2. No ano de 2013, produziu 2 200 cocos ao preço de $3 e 1 400 laranjas ao preço de 4. O crescimento do PIB real foi de:

O estudo da economia brasileira é fundamental para o entendimento dos problemas enfrentados por nosso pai. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.

O sistema de metas inflacionárias, adotado em julho de 1999, estabeleceu o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como indicador para ser usado na condução da política monetária.