Questões de Concursos Educador Social

Resolva Questões de Concursos Educador Social Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 47828.   Informática - Nível Médio - Educador Social - Prefeitura de Brusque SC - FEPESE - 2014
  • Assinale a alternativa que descreve corretamente o modo de exibição protegido do MS Word 2013 em português.
  • 2 - Questão 47806.   Serviço Social - Nível Médio - Educador Social - Prefeitura de Brusque SC - FEPESE - 2014
  • As famílias que receberão o Benefício de Prestação Continuada (BPC) serão aquelas que estiverem em situação de maior vulnerabilidade social, dentre elas:
  • 3 - Questão 47816.   Serviço Social - Nível Médio - Educador Social - Prefeitura de Brusque SC - FEPESE - 2014
  • De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, em seu artigo 4o, o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
  • 4 - Questão 28933.   Português - Nível Médio - Educador Social - Prefeitura de Betim MG - 2015
  • Reflexões sobre a escassez da água

    Osvaldo Ferreira Valente (Engenheiro florestal, professor aposentado da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e especialista em hidrologia e manejo de pequenas bacias hidrográficas)

    Publicação: 05/08/2015 04:00

         Tenho 48 anos de atividades pertinentes à produção de água. Tudo começou quando, em 1967, na antiga Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, hoje UFV, tive a oportunidade de criar e lecionar a primeira disciplina de hidrologia e manejo de bacias hidrográficas no Brasil para o curso de engenharia florestal. Num tempo em que a água, com exceção do semiárido, era abundante e classificada como bem livre e sem valor econômico, já foi uma aventura. A experiência acumulada carrega, entretanto, a angústia atual de ver o assunto sendo tratado com visão muito pouco fundamentada por conhecimentos científicos da hidrologia e do manejo de bacias hidrográficas. Mas quase sempre, quando um assunto entra na ordem do dia, aparece uma profusão de palpites e os que têm argumentos mais sólidos acabam sufocados pela pilha de soluções oportunistas, advindas dos “especialistas de plantão".

         Depois desses 48 anos, muitas coisas estão mudadas: nova legislação sobre recursos hídricos, a água sendo considerada um bem escasso e de valor econômico, as bacias hidrográficas sendo nomeadas como unidades básicas de produção e gestão da água, o surgimento dos comitês e das agências de bacias, muitas escolas oferecendo a disciplina de hidrologia e manejo de bacias hidrográficas e muito mais conhecimentos científicos acumulados. De onde vem, então, a minha angústia? Vem da percepção de que está faltando objetividade e embasamento científico e tecnológico (da hidrologia e do manejo de bacias) nos procedimentos propostos para combater a escassez.

         É uma temeridade, para a hidrologia de pequenas bacias, esperar que o reflorestamento ciliar seja sempre capaz de aumentar quantidade de água produzida por nascentes e córregos. Onde estão as pesquisas científicas que comprovam isso? Se as matas ciliares fossem suficientes, estaria muito fácil sanar a escassez. Outra temeridade é acreditar que o combate à falta de água está na dependência exclusiva dos reflorestamentos. O primeiro obstáculo a isso é que o aumento populacional, com ocupação intensa das superfícies das bacias, não permitirá mais aumentar substancialmente as áreas florestadas; o segundo obstáculo é que a ação positiva da floresta no aumento de quantidade de água, se implantada nos locais certos, só virá após 30 ou 40 anos. Até lá o seu efeito poderá ser o contrário. Dá para esperar? 

         Soluções objetivas e racionais para a crise atual englobam o abastecimento artificial de aquíferos subterrâneos por meio da construção de terraços, de caixas de infiltração e de barraginhas, no meio rural, e na assistência técnica aos produtores rurais, que ocupam e exploram as superfícies das bacias para que eles possam reter mais e mais as enxurradas. Também o meio urbano deve colaborar, coletando água de chuva para tarefas domésticas e industriais, construindo cisternas e valas de infiltração e mantendo o máximo possível de áreas permeáveis em seus domínios. Tudo planejado de acordo com as especificidades ambientais e com a capacitação dos envolvidos.

         Concluindo, é um erro concentrar as atenções somente no saneamento básico. É evidente a sua importância, mas ele depende da existência prévia de quantidade suficiente de água nos mananciais. Outro erro é pensar que a conservação de nascentes e córregos é uma operação a ser feita apenas nos seus entornos, com cercamento e reflorestamento das áreas isoladas. Nascentes e córregos são produtos do comportamento de todas as superfícies das pequenas bacias que, antes de estudos hidrológicos específicos, são potenciais áreas de recarga.

    Disponível em http://impresso.em.com.br/app/noticia/cadernos/opiniao/2015/08/05/interna_opiniao,157381/reflexoessobre-a-escassez-de-agua.shtml Acesso em 04 set. 2015.
  • Assinale a alternativa em que a acentuação gráfica da palavra foi devidamente justificada.
  • 5 - Questão 47829.   Informática - Nível Médio - Educador Social - Prefeitura de Brusque SC - FEPESE - 2014
  • Assinale a alternativa que indica o caminho que permite criar uma estrutura de tópicos nova em um dado documento utilizando o MS Word 2013 em português.
  • 6 - Questão 47812.   Serviço Social - Nível Médio - Educador Social - Prefeitura de Brusque SC - FEPESE - 2014
  • Assinale a alternativa que apresenta corretamente os princípios que deverão ser adotados pelas entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional. (Lei nº 12.010, de 2009 – Vigência).
  • 7 - Questão 28934.   Serviço Social - Nível Médio - Educador Social - Prefeitura de Betim MG - 2015
  • São serviços de proteção social especial de alta complexidade, EXCETO:
  • 8 - Questão 28936.   Serviço Social - Nível Médio - Educador Social - Prefeitura de Betim MG - 2015
  • A assistência social aos idosos será prestada, de forma articulada, conforme os princípios e diretrizes previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, na Política Nacional do Idoso e no Sistema Único de Saúde.

    São linhas de ação da política de atendimento, EXCETO
  • 9 - Questão 47809.   Serviço Social - Nível Médio - Educador Social - Prefeitura de Brusque SC - FEPESE - 2014
  • O serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos voltado para crianças de até 6 anos tem como foco o desenvolvimento de atividades junto as crianças, familiares e comunidade, que visam fortalecer vínculos e prevenir ocorrências de situação de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil, sendo um serviço complementar e diretamente articulado com o Programa de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
     
    Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  • 10 - Questão 47808.   Serviço Social - Nível Médio - Educador Social - Prefeitura de Brusque SC - FEPESE - 2014
  • Assinale a alternativa que apresenta corretamente os objetivos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).