Questões de Enfermeiro - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Enfermeiro com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 365290 Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP, 2012

A principal recomendação na orientação ao idoso, que necessita da prática de exercícios físicos de resistência ou treinamento da força muscular, é

2 Questão 31048 Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, CISSUL MG, FUNDEP, Ensino Superior, 2013

Segundo as atualizações propostas pela American Heart Association 2010, para RCP (Reanimação cardiopulmonar) assinale a assertiva INCORRETA.

3 Questão 368398 Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE, 2009

A infecção adquirida durante a hospitalização, que não estava presente nem em período de incubação por ocasião da admissão do paciente, é denominada infecção hospitalar. Geralmente, aparecem de 48 horas a 72 horas após a internação. Acerca da prevenção de infecção em procedimentos de risco, julgue os itens que se seguem. O risco de exposição a agentes infecciosos veiculados pelo sangue é mais elevado entre os profissionais dos serviços de unidades clínicas quando comparado aos profissionais das unidade de emergência.

4 Questão 361254 Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, MJ, FUNRIO, 2009

A uremia é o termo usado para designar as manifestações de disfunção renal crônica que levam a um acúmulo no sangue de substâncias normalmente excretadas na urina. Uma das alterações importantes ocorridas neste evento é o/a

5 Questão 363251 Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, TCE PB, FCC, 2006

O programa de imunização do SUS confere, para população idosa, proteção imunitária por meio das vacinas

6 Questão 368927 Enfermagem, Enfermeiro, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, UFPR, 2003

No pós-operatório do transplante hepático, o enfermeiro deve estar atento a alguns sinais que detectam o enxerto não viável. Correspondem a esses sinais:

7 Questão 683821 Enfermagem, Enfermeiro, IABAS RJ, IBADE, Ensino Médio, 2019

Texto associado.
A infecção hospitalar ainda é uma preocupação constante nas instituições de saúde e está situada entre as principais causas de óbito no Brasil. O Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH) do Ministério da Saúde (MS) é um conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares. Para a adequada execução do PCIH os hospitais deverão constituir Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), órgão de assessoria à autoridade máxima da instituição e de execução das ações de controle de infecção hospitalar, tendo algumas competências, tais como:
I. capacitação do quadro de funcionários da instituição, no que diz respeito à prevenção e controle das infecções. 
II. normas para o uso racional de antimicrobianos, germicidas e materiais médico-hospitalares. 
III. avaliar periodicamente as informações providas pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica das infecções hospitalares e aprovar as medidas de controle propostas pelos membros executores da CCIH. 
IV. realizar investigação epidemiológica de casos e surtos, sempre que indicado, e implantar medidas imediatas de controle. 
Estão corretas:

8 Questão 365227 Enfermagem, Enfermeiro, SES DF, CESPE, 2011

A gravidez modifica anatõmica e tisiologicamente os sistemas orgânicos, e muitas alterações são percebidas pela mulher no decorrer da gestação. Com relação a essas modificações, julgue os próximos itens.

Progesterona e estrogênio atuam nas modificações gravidicas que ajudam a suportar o crescimento fetal e manter as funções orgânicas.

9 Questão 365053 Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE, 2011

Um dos objetivos da investigação epidemiológica é identificar a fonte de infecção e o modo de transmissão de uma doença. De acordo com a fonte de infecção, considera-se “caso secundário”:

10 Questão 363537 Enfermagem, Enfermeiro, SES DF, CESPE, 2011

A assistência ventilatória pode ser entendida como a manutenção da oxigenação e(ou) da ventilação dos pacientes de maneira artificial até que estes estejam capacitados a reassumi las, Essa assistência torna se importante para os pacientes submetidos a anestesia geral e para aqueles com insuficiência respiratória internados nas unidades de terapia intensiva. Com relação a esse assunto,julgue Os itens que se seguem.

As complicações mais comuns da ventilação mecânica são pneumonias. atelectasia. barotrauma e toxicidade do oxigênio.