Questões de Enfermeiro Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Enfermeiro com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 40541. Direito Sanitário, Enfermeiro, FHS SE, CESPE, Ensino Médio, 2009

Com relação ao sistema de saúde brasileiro e o seu arcabouço legal, julgue o item a seguir.

A Lei n.º 8.080/1990 dispõe sobre as condições para a organização e a execução das ações e serviços de saúde, de caráter permanente ou eventual, no âmbito de todo o território nacional. Ou seja, ficam submetidos a essa lei a União, os estados, o Distrito Federal (DF) e todos os municípios brasileiros.

2Questão 367593. Enfermagem, Enfermeiro, TCE PB, FCC, 2006

Homem negro, 30 (trinta) anos de idade, é encaminhado para tratamento ambulatorial com relatório médico que descreve presença de: episódios de anorexia, palidez, febre, dor abdominal e nas costas, artralgia nas extremidades, icterícia e crise trombocística, vasos sangüíneos obstruídos por células em forma de foice. Relata que nos últimos quatro meses foi levado duas vezes ao Pronto Socorro, ocasiões em que foi medicado com analgésicos. Este quadro é característico de

3Questão 360554. Enfermagem, Enfermeiro, Petrobras, CESPE, 2004

Devido ao grande número de substâncias e produtos finais que podem estar presentes nas indústrias do ramo químico, são vários os tipos de fatores de risco, necessitando de atuação constante dos profissionais de higiene ocupacional. Com respeito a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Um aspecto que deve ser reforçado pelos profissionais de higiene de saúde é o chamado princípio da precaução, que considera ainda haver incertezas no que concerne aos efeitos das substâncias químicas sobre os seres humanos e o meio ambiente, razão por que todo o esforço deve ser realizado no sentido de evitar a exposição aos agentes químicos presentes no ambiente de trabalho.

4Questão 368455. Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro, Prefeitura de Nova União MG, FUMARC, 2011

O Ministério da Saúde no uso de suas atribuições, através da portaria nº 2.529 de 19 de outubro de 2006, resolve instituir a Internação Domiciliar no âmbito do SUS. (Sistema Único de Saúde). Analise as informações abaixo, em conformidade com a referida portaria. Coloque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas.

( ) Internação Domiciliar, no âmbito do SUS, é o conjunto de atividades prestadas no domicílio a pessoas clinicamente estáveis que exijam intensidade de cuidados acima das modalidades ambulatoriais, mas que possam ser mantidas em casa, por equipe exclusiva para este fim.

( ) Através da portaria estabeleceu-se como prioridade de eleição os seguintes grupos populacionais: portadores de doenças crônico-degenerativas agudizadas; portadores de patologias que necessitem de cuidados paliativos; portadores de incapacidade funcional, provisória ou permanente e idosos.

( ) A Internação Domiciliar deve ser uma modalidade assistencial inserida nos sistemas locais de saúde do SUS.

 ( ) A internação domiciliar,referencia-se à territorialidade da rede básica, não podendo transcendê-la.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

5Questão 363378. Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Maricá RJ, FUNRIO, 2007

No acidente com picada de cobra é importante socorrer a vítima com rapidez, identificar o tipo de cobra, colocar o acidentado em repouso e não utilizar nas primeiras 6 a 8h:

6Questão 365096. Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Recife PE, COVEST, 2003

No controle de paciente com distúrbio cardiovascular, é correto afirmar que:

7Questão 367102. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE, Ensino Superior, 2004

Julgue os itens a seguir, acerca da escolha ou tomada de decisão na administração da assistência e do serviço de enfermagem.

A mudança de uma rotina é um exemplo de decisões criativas que podem romper os padrões vigentes.

8Questão 24672. Enfermagem, Enfermeiro, CHS, CETRO, Ensino Superior, 2014

De acordo com a resolução COFEN nº 358/2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem, o processo de enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes. Assinale a alternativa que apresenta essas etapas.

9Questão 40567. Conhecimentos Gerais, Enfermeiro, FHS SE, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue o item a seguir, no que diz respeito ao tema da integração no entorno sul-americano do Brasil.

O Brasil, país mais interessado na integração sul-americana como meio de fazer expandir o capitalismo brasileiro na região e facilitar a internacionalização da indústria brasileira, assiste momento de desafio à sua posição central nesse processo.

10Questão 28837. Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP, Ensino Superior, 2014

Sobre os princípios e diretrizes gerais da atenção básica, é CORRETO afirmar que: