← Início

Questões de Concursos - Engenheiro - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Engenheiro - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


No que se refere a sistemas de gestão de qualidade e produtividade na construção civil, julgue os próximos itens. Um dos objetivos específicos do programa brasileiro de qualidade e produtividade na construção habitacional (PBQP-H) é fomentar o desenvolvimento e a implantação de instrumentos e mecanismos que garantam a qualidade de projetos e obras.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Desde o primórdio da vida no planeta Terra e da história da espécie humana, a água sempre foi essencial para a sua sobrevivência e para o seu desenvolvimento econômico. Embora dependam da água, as sociedades humanas poluem, degradam e desperdiçam esse recurso natural. Com o crescimento das demandas por água, em um sistema de abastecimento é necessário existir programas de combate às perdas de água para economizar e melhor distribuir esse bem natural entre a população. As perdas de água que podem ocorrer nos sistemas de abastecimento são classificadas em:

Considerando a exploração de poços, em regime permanente, é correto afirmar que:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em obras de construção civil, as emendas por transpasse nas armações devem ser evitadas, pois quase sempre acrescentam custos e podem vir a comprometer a segurança. No entanto, caso seja necessário usar este tipo de emenda, esta deve ser desalinhada e com o mínimo transpasse em vergalhões de ____ vezes o diâmetro da barra.

A alternativa que completa a lacuna é:

Em uma fazenda de gado de corte, utiliza-se o sistema extensivo para produzir animais para o abate. Após dez anos de atividade empregando-se esse sistema, a pastagem da propriedade encontra-se degradada e os animais perdem peso durante os meses de junho, julho e agosto. Para solucionar esse problema, o proprietário resolveu introduzir novas tecnologias e alterar o manejo nutricional.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes, acerca dos procedimentos a serem adotados pelo proprietário para melhorar os índices zootécnicos de sua produção.

Para manejar corretamente a pastagem e garantir bons índices de taxa de lotação e ganho de peso dos animais durante o ano, é recomendável reformar a pastagem e adotar o sistema rotacionado de pastejo.

Dados topográficos em formato digital são essenciais em várias aplicações, incluindo geologia, geomorfologia, recursos hídricos e ecologia, entre outras. Os dados mundialmente conhecidos como SRTM (shuttle radar topography mission) têm-se constituído em uma das fontes mais importantes de modelos digitais de elevação. No que se refere a dados topográficos digitais, julgue os itens a seguir.

No Brasil, os dados do SRTM estão disponíveis com uma resolução espacial de três metros.

Durante a construção de uma edificação, o engenheiro responsável por determinada obra questiona o fiscal acerca das seguintes exigências apresentadas nas especificações técnicas:

- a coluna de alimentação do sistema de combate a incêndio está prevista para ser embutida nos pilares da edificação durante a concretagem;

- o projeto estrutural de concreto armado determina emenda das armaduras de aço por transpasse, mas não prevê o detalhamento das emendas;

- a responsabilidade pela qualidade da execução dos serviços inspecionados e recebidos pela fiscalização é da construtora, mesmo após o aceite da fiscalização.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens de 59 a 61.

É recomendável concretar a coluna de alimentação do sistema de combate a incêndio nos pilares para que se garanta perfeito funcionamento desse sistema e adequado isolamento térmico.

Grades aradoras são implementos mais apropriados para solos de textura:

De acordo com a Estratégia Brasileira de Exportações 2008-2010, cada macro-objetivo prevê uma série de ações coordenadas. No que se refere a essas ações, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.

I – Aumento da competitividade da base exportadora brasileira.

II – Agregação de valor às exportações.

III – Aumento da base exportadora.

IV – Ampliação do acesso a mercados.

V – Incremento da exportação de serviços.

( ) Aprimorar os sistemas de informação e de gestão sobre o comércio de serviços, capacitar prestadores de serviços para o comércio exterior e promover exportações de serviços.

( ) Ampliar a rede de acordos internacionais, reforçar os instrumentos de inteligência e promoção comercial, superar barreiras não tarifárias às exportações brasileiras e incentivar a internacionalização das empresas brasileiras.

( ) Promover a capacitação e o acesso à informação e conceder apoio financeiro para exportações das pequenas empresas.

( ) Incentivar a inovação nas empresas e fomentar a eficiência das cadeias produtivas.

( ) Facilitar o acesso ao crédito, desburocratizar e facilitar o comércio exterior, bem como melhorar a infraestrutura de transportes.

A sequência correta é:

A produção de carne no Brasil é baseada na utilização das pastagens naturais ou cultivadas. Por outro lado, a descontinuidade da produção de forragem durante o ano, ocorrendo um período de abundância de forragem com valor nutritivo relativamente alto, em contraposição a um período de escassez de alimento que, comumente é de baixo valor nutritivo, afeta drasticamente tanto a produção de leite como a de carne neste período. Com relação às estratégias para minimizar ou equacionar os efeitos da estiagem na produção de leite recomenda-se o(a)

adoção do diferimento ou vedação de pastagens para as categorias animais de altas exigências nutricionais, como é o caso das vacas de maior produção de leite.