Questões de Concursos - Engenheiro Agronômo - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Engenheiro Agronômo - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


O setor de máquinas agrícolas desenvolveu-se bastante no Brasil nos últimos anos. Atualmente, o país exporta máquinas e implementos agrícolas para diversas partes do mundo. No contexto desse desenvolvimento, surgiram os pulverizadores eletrostáticos e os equipamentos que viabilizam a agricultura de precisão. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

safra seguinte.  A tecnologia da agricultura de precisão permite um manejo diferenciado em uma área, por meio do uso localizado de insumos. Dessa forma, é possível obter-se um aumento considerável da produtividade de uma área, razão pela qual essa tecnologia expandiu-se enormemente na última década no Brasil.

Existem evidências claras de que o uso contínuo de um único método de controle de plantas daninhas ocasiona a dominância de uma ou poucas espécies tolerantes àquele método de controle. Mediante a combinação de vários métodos de controle de plantas daninhas, o produtor poderá ter um cafezal limpo. Com referência ao controle de plantas daninhas em lavouras de café, julgue os seguintes itens.

Após a esparramação dos ciscos no cafezal, o solo tende a ficar uniforme e sem ervas daninhas emergidas, propiciando boas condições para a aplicação de herbicidas de préemergência.

Solos com alta capacidade de infiltração facilitam o uso de irrigação por aspersão e gotejamento, por permitirem irrigação com maior intensidade de aplicação, diminuindo assim o tempo de irrigação por posição, e dificultando o uso de irrigação por superfície, por causa das grandes perdas por percolação, a menos que os sulcos ou faixas sejam muito curtos. No entanto, quanto mais curtos forem os sulcos, mais caros serão os sistemas de irrigação, em virtude do aumento de mão-de-obra necessária para aplicá-la, do maior número de canais exigidos pelo projeto, da maior perda de terreno com canais e maior dificuldade de:

Os animais monogástricos estão cada vez mais produtivos em decorrência do melhoramento genético, do eficiente controle sanitário, dos avanços da nutrição animal e dos novos conhecimentos acerca do bem-estar animal. Essa melhoria no desempenho também acarretou vários problemas observados nos processos produtivos, o que demanda cuidados específicos nos diferentes sistemas produtivos. Para evitar a ocorrência ou reduzir os impactos negativos desses problemas e garantir um bom desempenho produtivo, o engenheiro agrônomo deve

adotar uma densidade populacional de 22 aves por metro quadrado em lotes de fêmeas de frango de corte para serem abatidas com 45 dias de idade.

A alimentação é responsável por mais da metade dos custos de produção animal. Dessa forma, um engenheiro agrônomo deve ter conhecimento de nutrição animal e do sistema de produção a ser empregado para cada espécie de interesse zootécnico. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.

Para frangos de corte, à medida que se aumenta a proteína bruta da ração, ocorre um aumento na exigência nutricional de aminoácidos essenciais e não essenciais.

Os carboidratos desempenham importantes funções na tecnologia dos alimentos. Os carboidratos simples afetam a doçura, a cor, o grau de hidratação e a viscosidade dos produtos alimentícios, assim como fortalecem a rede de glúten. As características tecnológicas — suscetibilidade enzimática, claridade das soluções, gelatinização — do amido possibilitam seu amplo uso na indústria de alimentos. Acerca desses produtos alimentícios, julgue os itens a seguir.

O mecanismo químico que explica a ação do amido como agente geleificante e espessante se deve, em parte, à sua capacidade de reter moléculas de água. Lecitinas e gomas são algumas das substâncias que, ao serem adicionadas aos produtos lácteos, melhoram a absorção da água e a viscosidade dos mesmos.

O uso adequado da calagem e adubação das plantas cultivadas assegura uma nutrição equilibrada das células vegetais, o que proporciona ganhos na produtividade e melhoria na qualidade da produção agrícola. Com referência a calagem e adubação das culturas agrícolas e pastagens, julgue os itens que se seguem.

Geralmente, as pastagens brasileiras apresentam deficiências nutricionais causadas por manejo inadequado do rebanho, falta de calagem e adubação e má conservação do solo, o que resulta em uma capacidade de suporte considerada baixa.

As parasitoses provocam perdas difíceis de serem mensuradas na suinocultura atual. Essas perdas englobam a mortalidade, a morbidade e suas conseqüências (exemplo: emagrecimento) e em nível econômico uma menor qualidade dos produtos obtidos. Acerca das parasitoses que ocorrem em suínos, julgue os itens a seguir.

A alta umidade relativa, assim como as temperaturas extremas, prejudicam o desenvolvimento das formas infectantes dos helmintos parasitos de suínos, enquanto as temperaturas baixas permitem que elas sobrevivam por menos tempo.

A representação de um terreno, mediante o emprego das curvas de nível, deve ser um reflexo fiel do próprio terreno. Com relação a curvas de nível, pode-se afirmar que:

Na avaliação de imóveis rurais realizada por um engenheiro agrônomo, é recomendável que sejam coletadas amostras de solo para análise química e física que poderão vir a servir como importante subsídio ao profissional no enquadramento do solo nas classes de capacidade de uso da terra. Contudo, na impossibilidade de se efetivar esse procedimento, recomenda-se, então, a utilização de parâmetros empíricos na classificação da fertilidade do solo. Nesse contexto, não pode ser caracterizada como um parâmetro empírico