← Início

Questões de Concursos - Engenheiro Agrônomo Júnior - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Engenheiro Agrônomo Júnior - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Populações autógamas frequentemente se apresentam como uma mistura de diferentes tipos homozigotos, de modo que a autofecundação dos indivíduos dará uma série de linhas puras.

De acordo com o conceito de linha pura, verifica-se que a(o)

Em algumas áreas da Amazônia, predominam solos de baixa fertilidade, muito intemperizados e profundos; na Formação Solimões, é mais comum a ocorrência de solos férteis, como, por exemplo, nas planícies aluviais e nos terraços e baixos planaltos das bacias do Purus, Juruá e do Alto Amazonas.

A alta fertilidade desses solos é atribuída à

As estratégias de biorremediação têm sido adotadas como uma maneira eficaz e de baixo custo para a remediação de solos contaminados por petróleo e por outros compostos orgânicos. Em um ambiente contaminado, os hidrocarbonetos são, geralmente, degradados por bactérias, havendo também a possibilidade de atuação de fungos nesse processo.

Sobre comportamento desses organismos, sabe-se que

Em um ensaio inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e 8 repetições, foi obtido para a Soma de Quadrados total o valor 86, e para a soma de quadrados de tratamentos, o valor 30.

Sabendo-se que o valor de F tabelado para os graus de liberdades desse ensaio é 4,35, conclui-se que o

A batata (Solanum tuberosum) é a hortaliça mais cultivada no Brasil. Dentre os problemas enfrentados no seu cultivo, as pragas apresentam um alto potencial de dano e contribuem para o aumento do custo da cultura.

Um inseto que é uma importante praga da batata é o(a)

A maior parte dos solos brasileiros caracteriza-se por serem solos em avançado estágio de intemperização, muito evoluídos, profundos e estáveis fisicamente, o que favorece o seu manejo e uso.

A classe de solo que se enquadra nessa descrição é

A respeito da metodologia de Avaliação de Aptidão das Terras, que tem como objetivo geral a orientação de uso das terras, com vistas à sustentabilidade, no planejamento regional e nacional, considere as afirmativas abaixo.

I - A metodologia de Avaliação de Aptidão das Terras é um processo interpretativo que considera informações sobre características de meio ambiente, de atributos do solo e da viabilidade de melhoramento de qualidades básicas das terras.

II - O sistema de classificação da aptidão de uso das terras visa a uma não degradação do solo e à sua correta utilização, agrupando as categorias de acordo com suas capacidades agrícolas.

III - Além dos recursos naturais, a metodologia de Avaliação de Aptidão das Terras também avalia as aptidões socioeconômicas, tendo em vista que o planejamento resultante desse processo poderá propor alternativas ao desenvolvimento sustentável.

Está correto APENAS o que se afirma em

Em meteorologia, isolinhas são linhas ou curvas de mesmo valor (intensidade) de um dado parâmetro meteorológico.

As isolinhas meteorológicas

O Protocolo de Kyoto estabeleceu que os solos agrícolas poderiam funcionar como um destino para o carbono sequestrado. O uso de tecnologias adequadas na agricultura tem um grande potencial para aumentar as quantidades de carbono sequestrado em solos cultivados.

Um exemplo dessas tecnologias é

As doenças provocam severos danos às plantas de arroz, diminuindo a produtividade dos grãos.

A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I - O fungo Pyricularia grisea (Cooke) Sacc é o agente causador da Bruzone.

II - O fungo Gerlachia oryzae (Hashioka & Yologi) W. Gams é o agente causador da Escaldadura das folhas.

III - O Rhizoctonia solani Kühn é o agente causador da queima das bainhas.

IV - O Nakataea sigmoideum (Cav.) Hara é o agente causador da podridão do colmo.

Está correto o que se afirma em