Questões de Engenheiro Ambiental Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Engenheiro Ambiental com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 23745. Inglês, Engenheiro Ambiental, CETESB, VUNESP, Ensino Superior, 2009

Texto associado.
3 Homemade Natural Cleaning Products

One of my earliest memories is of my mother cleaning with what looked to me like cooking ingredients. She would be listening to the radio as she poured baking soda, lemon, and vinegar combinations on the surfaces of our home. Magically these natural cleaning products kept our home clean and smelling fresh, without stretching an already thin household budget. Here are a few basic household ingredients and items you can use to clean your home.

Vinegar naturally cleans like an all-purpose cleaner. Mix a solution of 1 part water to 1 part vinegar in a new store bought spray bottle and you have a solution that will clean most areas of your home. Vinegar is a great natural cleaning product as well as a disinfectant and deodorizer. Always test on an inconspicuous area. It is safe to use on most surfaces and has the added bonus of being incredibly cheap. Improperly diluted vinegar is acidic and can eat away at tile grout. Never use vinegar on marble surfaces. Don"t worry about your home smelling like vinegar. The smell disappears when it dries.

Lemon juice is another natural substance that can be used to clean your home. Lemon juice can be used to dissolve soap scum and hard water deposits. Lemon is a great substance to clean and shine brass and copper. Lemon juice can be mixed with vinegar and or baking soda to make cleaning pastes. Cut a lemon in half and sprinkle baking soda on the cut section. Use the lemon to scrub dishes, surfaces, and stains.

Baking soda can be used to scrub surfaces in much the same way as commercial abrasive cleansers. Baking soda is great as a deodorizer. Place a box in the refrigerator and freezer to absorb odors. Put it anywhere you need deodorizing action. Try these three kitchen ingredients as natural cleaning products in your home.

(http://housekeeping.about.com/cs/environment/a/alternateclean.30.10.2009. Adaptado)
According to the text, vinegar must be avoided

2Questão 181165. Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, INFRAERO, FCC, 2011

Uma versão preliminar do Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa associadas ao Transporte Aéreo do Estado de São Paulo, 1990 a 2008 (versão para consulta pública, outubro, 2010) publicada pela CETESB, estima tais emissões em mais de 5,8 milhões de toneladas de CO2eq no ano de 2008. Desse total, as emissões de gás carbônico são da ordem de:

3Questão 182622. Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, ENADE, INEP, 2011

Os métodos especiais de recuperação secundária visam a obtenção do óleo residual deixado após a aplicação dos métodos convencionais de recuperação secundária. Após uma operação de injeção de água, por exemplo, o óleo residual pode representar até 90% de todo o óleo remanescente no reservatório, sendo de grande importância a sua recuperação. Nesse contexto, analise as afirmações abaixo.

I. O método de injeção de gás enriquecido possui a habilidade de reduzir as forças capilares e interfaciais que, do contrário, causariam a retenção do óleo no reservatório.

II. O método de injeção de polímeros está relacionado com o aumento da eficiência de varrido pela redução da razão de mobilidades.

III. O método de injeção de vapor torna-se mais eficiente à medida que o poço é mais profundo, pois minimiza as perdas de calor.

É correto apenas o que se afirma em

4Questão 23749. Português, Engenheiro Ambiental, CETESB, VUNESP, Ensino Superior, 2009

Texto associado.
O que distingue os milhares de anos de história do que consideramos os tempos modernos? A resposta transcende em muito o progresso da ciência, da tecnologia, do capitalismo e da democracia.
O passado remoto foi repleto de cientistas brilhantes, de matemáticos, de inventores, de tecnólogos e de filósofos políticos.
Centenas de anos antes do nascimento de Cristo, os céus haviam sido mapeados, a grande biblioteca de Alexandria fora construída e a geometria de Euclides era ensinada. A demanda por inovações tecnológicas para fins bélicos era tão insaciável quanto atualmente.
Carvão, óleo, ferro e cobre estiveram a serviço dos seres humanos por milênios, e as viagens e comunicações marcaram os primórdios da civilização conhecida.
A ideia revolucionária que define a fronteira entre os tempos modernos e o passado é o domínio do risco: a noção de que o futuro é mais do que um capricho dos deuses e de que homens e mulheres não são passivos ante a natureza. Até os seres humanos descobrirem como transpor essa fronteira, o futuro era um espelho do passado ou o domínio obscuro de oráculos e adivinhos que detinham o monopólio sobre o conhecimento dos eventos previstos.

(Peter L. Bernstein, Desafio aos Deuses)
Assinale a alternativa em que há um sinônimo de primórdio, com o mesmo sentido empregado no texto.

5Questão 23756. Meio Ambiente, Engenheiro Ambiental, CETESB, VUNESP, Ensino Superior, 2009

Relacione os componentes principais do processo de tratamento de esgoto urbano/doméstico por lodo ativado e os processos envolvidos:

1. Decantador primário assistido;
2. Reator biológico;
3. Digestor anaeróbico;
4. Gradeamento grosso;
w - Processo aeróbico a céu aberto;
x - Separação de sólidos grosseiros;
y - Sedimentação e precipitação química;
z - Digestão microbiológica de lodo com formação de metano.

A associação correta é

6Questão 183837. Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, MPE GO, FUNIVERSA, 2010

O estudo de impacto ambiental (EIA) é um importante instrumento para a avaliação de impacto ambiental de uma área. Com relação à confecção desse documento, é correto afirmar que

7Questão 184408. Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, ENADE, INEP, 2011

Segundo Schianetz (1999, p. 160), existem três processos de remediação quando classificados de acordo com o local onde serão realizadas as ações corretivas no meio, sendo os processos in-site (sem remoção de material), os processos off-site (tratamento fora do local), e os processos on-site (tratamento no local).
SCHIANETZ, B. Passivos ambientais: levantamento histórico avaliação da periculosidade ações de recuperação. Curitiba: SENAI, 1999. P. 205.

Considerando os processos de remediação, avalie as afirmações que se seguem.

I. In-site é um processo de baixo custo, porém o êxito da recuperação não pode ser constatado com confiabilidade. Técnicas classificadas nesse processo são biorremediação e fitorremediação.

II. Off-site é um processo em que o meio impactado pode ser reutilizado imediatamente, porém pode ocorrer a transferência do passivo, caso não ocorra a descontaminação. Uma das técnicas classificadas nesse processo é a aspiração do ar do solo contaminado.

III. On-site é um processo em que o êxito da recuperação é de fácil repetibilidade, porem as técnicas geralmente são mais caras que os processos in-site e de riscos ao meio ambiente e ao homem. Uma das técnicas que classificadas nesse processo é a destruição térmica.

IV. Em áreas de contaminação inorgânica do solo quando utilizada técnicas de remediação com lavagem do solo, o local de processo é on-site ou off-site, porém, nas áreas de contaminação orgânica do solo quando utilizadas técnicas de remediação com lavagem do solo, o processo é in-site.

É correto apenas o que se afirma em:

8Questão 182299. Engenharia Ambiental, Hidrologia, Engenheiro Ambiental, INFRAERO, FCC, 2011

É sabido que ação humana altera o ciclo hidrológico, especialmente no ambiente urbano, no qual as alterações ambientais são mais intensas. O aumento das inundações urbanas é uma das consequências mensuráveis das alterações do ciclo hidrológico decorrentes da urbanização. Essas alterações do ciclo hidrológico manifestam-se principalmente

9Questão 183694. Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, ENADE, INEP, 2011

A Avaliação de Impactos Ambientais é um instrumento de gestão ambiental que auxilia nas tomadas de decisões da viabilização de empreendimentos ou atividades potencialmente poluidoras ou degradadoras do meio ambiente. É um instrumento que possibilita identificar impactos das diversas atividades da engenharia no contexto social e ambiental.
MOREIRA, I. V. D. Origem e síntese dos principais métodos de avaliação de impacto ambiental (AIA). In: Manual de avaliação de impactos ambientais - MAIA, 1. ed.. Curitiba: SUREHMA-GTZ, 1993.

Constitui método de avaliação de impactos ambientais o

I. Método de Matrizes de Interação.

II. Método da Árvore de Causas.

III. Método da Listagem de Controle - Check List.

IV. Método das Redes de Interação - NETWORKS.

V. Método da Superposição de Cartas - Overlay mapping.

É correto apenas o que se afirma em

10Questão 183500. Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, MPE GO, FUNIVERSA, 2010

O licenciamento ambiental, instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, é procedimento administrativo essencial para a proteção do meio ambiente. Nesse aspecto, nos termos da Lei de Política Nacional do Meio Ambiente e das Resoluções do CONAMA aplicáveis, assinale a alternativa correta.