Questões de Engenheiro Civil - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Engenheiro Civil com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 539214 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2015

De acordo com a legislação federal vigente aplicada ao parcelamento do solo urbano, julgue os itens subsequentes. A lei considera como estrutura básica dos parcelamentos do solo urbano os equipamentos urbanos de escoamento de águas pluviais, as redes de esgoto sanitário, de abastecimento de água potável e de energia elétrica pública e domiciliar, a iluminação pública, bem como as vias de circulação, pavimentadas ou não.

2 Questão 540777 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2014

Os projetos de instalações prediais objetivam garantir o uso da edificação na plenitude de suas características, sendo, portanto, fundamentais o dimensionamento e as especificações dos diversos componentes integrantes de cada sistema. Acerca dos projetos de instalações elétricas, hidrossanitárias e de combate a incêndio, julgue os próximos itens. Instalações de esgoto primário compreendem trechos de ramais de aparelhos ou de conjunto de aparelhos de descarga, incluídos tubos de esgotamento de pias de cozinha (caixas de gordura), de tanques e máquinas de lavar, vasos sanitários e mictórios, separados da rede secundária — conectada ao coletor público — por um desconector dotado de fecho hídrico.

3 Questão 182132 | Português, Pontuação, Engenheiro Civil, TRF 3a REGIÃO, FCC, 2013

Texto associado.

A dor, juntamente com a morte, é sem dúvida a experiência humana mais bem repartida: nenhum privilegiado reivindica ignorância em relação a ela ou se vangloria de conhecê-la melhor que qualquer outro. Violência nascida no próprio âmago do indivíduo, ela dilacera sua presença e o esgota, dissolve-o no abismo que nele se abriu, esmaga-o no sentimento de um imediato sem nenhuma perspectiva. Rompe-se a evidência da relação do indivíduo consigo e com o mundo.
A dor quebra a unidade vivida do homem, transparente para si mesmo enquanto goza de boa saúde, confiante em seus recursos, esquecido do enraizamento físico de sua existência, desde que nenhum obstáculo se interponha entre seus projetos e o mundo. De fato, na vida cotidiana o corpo se faz invisível, flexível; sua espessura é apagada pelas ritualidades sociais e pela repetição incansável de situações próximas umas das outras. Aliás, esse ocultar o corpo da atenção do indivíduo leva René Leriche a definir a saúde como “a vida no silêncio dos órgãos”. Georges Canguilhem acrescenta que ela é um estado de “inconsciência em que o sujeito é de seu corpo”.

Considere as frases abaixo.

I. Ao se suprimirem as vírgulas do trecho A dor, juntamente com a morte, é sem dúvida a experiência humana..., o verbo deverá ser flexionado no plural.

II. Na frase Georges Canguilhem acrescenta que ela é um estado de “inconsciência em que o sujeito é de seu corpo”, pode-se acrescentar uma vírgula imediatamente após inconsciência, sem prejuízo para a correção.

III. Na frase De fato, na vida cotidiana o corpo se faz invisível, flexível; sua espessura é apagada pelas ritualidades sociais..., o ponto e vírgula pode ser substituído, sem prejuízo para a correção e o sentido original, por dois-pontos.

Está correto o que se afirma APENAS em

4 Questão 529345 | Engenharia Civil, Topografia, Engenheiro Civil, Banco do Nordeste do Brasil SA, ACEP, 2010

Na montagem de determinado laudo de avaliação de terrenos, foram sugeridos alguns itens. Assinale a alternativa que apresenta esses itens.

5 Questão 181455 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, ENADE, INEP, 2011

Os critérios gerais seguidos em projeto, operação e manutenção de controle de drenagem urbana, no aspecto hidrológico, envolvem diretrizes tais como

I. definição do volume de deflúvio.

II. picos de vazão excedendo valores naturais.

III. desvio dos primeiros instantes da chuva para um reservatório.

IV. bacia de detenção capaz de armazenar deflúvio determinando a altura de precipitação e a liberação em período de tempo predeterminado.

É correto apenas o que se afirma em

6 Questão 532167 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Prefeitura de Guarapari ES, CONSULPLAN, 2009

Considerando as etapas das atividades técnicas do projeto de edificação e de seus elementos, instalações e componentes, marque a alternativa que apresenta a etapa destinada à concepção e à representação das informações técnicas, provisórias de detalhamento da edificação e de seus elementos, instalações e componentes necessários ao interrelacionamento das atividades técnicas de projeto e suficientes à elaboração de estimativas aproximadas de custos e de prazos dos serviços de obra implicados:

7 Questão 181163 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, TRE AP, FCC, 2011

Analise as proposições acerca do sistema de impermeabilização.

I. O sistema de impermeabilização flexível apresenta baixa capacidade de absorver deformações da base.
II. Os cimentos poliméricos e cristalizantes são sistemas de impermeabilização flexível.
III. A camada de regularização tem função de proporcionar uma superfície uniforme de apoio, adequada à camada impermeável.
IV. Utiliza-se mantas e membranas asfálticas e poliméricas na impermeabilização de coberturas e áreas externas.

Está correto o que consta SOMENTE em

8 Questão 535609 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro Civil, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR, 2012

Marque a alternativa que corresponde à ruína da estrutura por ruptura, por deformação plástica excessiva ou por instabilidade:

9 Questão 527911 | Engenharia Civil, Fundações, Engenheiro Civil, FUNAI, ESAF, 2016

Considerando que você é responsável pelo controle de materiais, indique qual o tipo de cimento iria aceitar para executar um bloco de fundação de grande volume, apoiada sobre uma camada de rocha.

10 Questão 538394 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2015

Com base na Resolução n.º 237/1997 do CONAMA e suas alterações, julgue os itens a seguir. Os prazos de análise das modalidades de licença poderão ser diferenciados, desde que observado o prazo máximo de seis meses a contar do ato do protocolo do requerimento até seu deferimento ou indeferimento, ressalvados os casos em que houver estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (RIMA) e(ou) audiência pública, quando o prazo será de até doze meses.