← Início

Questões de Concurso - Engenheiro Júnior Elétrica - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - Engenheiro Júnior Elétrica com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!


A reatância de uma máquina síncrona de 50 MVA e 15 kV é de 10%. O valor dessa reatância, em p.u., sabendo-se que as bases no setor em que se encontra esse equipamento são de 100 MVA e 30 kV, é

Em um sistema de bombeamento de água, utiliza-se uma bomba centrífuga cuja vazão e altura de carga total são, respectivamente, 0,5 m ³/s e 3 m quando operando a 1.800 rpm. A bomba é acionada por um motor elétrico síncrono de 4 polos, conectado a uma rede elétrica de frequência igual a 60 Hz. Considere que o escoamento é permanente, não viscoso, uniforme e sem perdas. Se o motor elétrico for substituído por um motor síncrono de 2 polos, então, nessa nova condição, a altura de carga total da bomba, em metros, é

Para a partida de um motor trifásico foi utilizada uma chave estrela-delta. Se a corrente de partida desse motor na configuração estrela é igual a I , na configuração delta a corrente será igual a:

Uma máquina térmica reversível a vapor opera em condições ideais. A máquina absorve calor de um reservatório quente a 546 °C a uma pressão de 20 atm, realiza trabalho e expele calor a uma temperatura de 273 °C a uma pressão de 1 atm. Considere que a temperatura do zero absoluto seja igual a -273 °C. De acordo com essas informações, o valor do máximo rendimento possível para essa máquina térmica é

Uma fonte de tensão senoidal (de tensão eficaz em aberto igual a 127 V, de reatância interna igual a 10 ? e resistência interna desprezível) alimenta uma carga composta por uma impedância de valor igual a (60 + j40) conectada em paralelo com outra impedância de valor igual a (40 + j60) ?. Levando em consideração os dados apresentados, o fator de potência e a potência aparente da carga são, respectivamente, iguais a:

Um transformador é constituído, essencialmente, por dois ou mais enrolamentos concatenados por um campo magnético mútuo. Com respeito às características construtivas de um típico transformador de dois enrolamentos, assinale a alternativa INCORRETA.

As máquinas síncronas podem funcionar como geradores ou como motores. Sobre o funcionamento dessas máquinas como motores, considere as seguintes afirmativas:

1. Um motor síncrono tem uma velocidade variável, conforme a natureza da carga.
2. O motor síncrono é utilizado como conversor de frequência.
3. O motor síncrono, quando superexcitado, drena da rede uma corrente menos indutiva, podendo chegar a ser capacitiva.
4. O motor síncrono, quando atinge seu conjugado máximo, automaticamente desliga o circuito de excitação, evitando o curto-circuito.
5. O motor síncrono possui dois campos magnéticos, um no estator e o outro no rotor, sendo o do rotor gerado por polos físicos e o do estator por polos virtuais.

Assinale a alternativa correta.

Considere as afirmativas abaixo, relativas à operação de um sistema elétrico constituído por uma carga indutiva de 100 MVA e fator de potência igual a 0,9, alimentada exclusivamente por um gerador síncrono através de uma linha de transmissão de 138 kV.

1. A diferença angular entre a tensão da barra de geração e a da barra de carga é positiva.
2. A potência ativa injetada na barra de geração é 50 MW.
3. A potência reativa consumida na barra de carga é 90 MVAr.

Assinale a alternativa correta.

O disjuntor termomagnético e o dispositivo à corrente Diferencial Residual (DR) são equipamentos de proteção muito utilizados em instalações elétricas de baixa tensão. As suas atuações ocorrem

Um determinado sistema elétrico é composto por duas subestações geradoras e quatro subestações de carga interconectadas por linhas de transmissão e transformadores convencionais. Para a solução do problema de fluxo de potência desse sistema pelo método de Newton-Raphson, o número de variáveis de estado a serem determinadas é: